quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CONTAMINANTES PRESENTES NA ÁGUA

Contaminantes emergentes na água

Contaminantes emergentes na água
Antibióticos, pesticidas, hormônios e componentes de plásticos são alguns dos itens encontrados na água de abastecimento cujos efeitos começaram a ser percebidos nas duas últimas décadas e estão sendo investigados (foto: Wikimedia)



Por Fabio Reynol/Agência FAPESP

 Durante a década de 1990, houve uma redução na população de jacarés que habitava os pântanos da Flórida, nos Estados Unidos. Ao investigar o problema, cientistas perceberam que os machos da espécie tinham pênis menores do que o normal, além de apresentar baixos índices do hormônio masculino testosterona. 

SELECIONADOS ONZE PROJETOS PARA A CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Escolhidos 11 projetos para conservação da Mata Atlântica

mata_atlantica

 Ana Flora Caminha

Onze projetos de conservação da Mata Atlântica foram selecionados pelo Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) do Ministério do Meio Ambiente. Distribuídos pela área do bioma Mata Atlântica em todo Brasil, os projetos vão receber um total de R$ 4,23 milhões e têm 18 meses para apresentar resultados.

PESQUISA DESENVOLVE MARACUJÁ MAIS PRODUTIVO

Pesquisador da UnB desenvolve “supermaracujá” mais produtivo

Marcelo Reis Jatobá/UnB Agência


Em parceria com a Embrapa, o engenheiro agrônomo Marcelo Sousa ajudou a desenvolver uma variedade da fruta mais resistente a doenças e até quatro vezes mais produtiva que o maracujá “comum”

RECICLAGEM DE COMPUTADORES

PROGRAMA CIENTÍFICO APOIADO PELA FAPESB RECICLA COMPUTADORES USADOS

Aqueles computadores velhos que ficam ocupando espaço em casas e em empresas podem ser doados para o processo de metareciclagem, desenvolvido por pesquisadores em 12 comunidades de Salvador, com o apoio da Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o lixo eletrônico, o programa científico Metarede simultaneamente promove a inclusão sociodigital.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS EM BELEM PA

A Belém Continental tem menos de 15% da sua cobertura florestal original
Estudo desenvolvido no Museu Goeldi analisou a qualidade e a quantidade dos fragmentos encontrados nos municípios de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e Belém. A pesquisa também avaliou os níveis de desflorestamento em cada localidade.

Agência Museu Goeldi
Região com mais de 1,8 milhões de habitantes, a Área Metropolitana de Belém (AMB) foi tema de estudo desenvolvido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) sobre fragmentos florestais urbanos que são áreas com vegetação isoladas por atividades humanas, tais como desmatamento, estradas e cidades provocando a redução da riqueza de animais e plantas.  A pesquisa analisou os fragmentos contidos no município de Belém.
Intitulado “A importância dos fragmentos urbanos para a conservação da flora e fauna da grande Belém no Estado do Pará”, o estudo foi desenvolvido pela bolsista de iniciação científica Surama Hanna Muñoz, sob a orientação do pesquisador da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do MPEG, Leandro Valle Ferreira.

PLANTAS EM EXTINÇÃO - BIODIVERSIDADE EM RISCO

Ameaça global

Ameaça global
Uma em cada cinco espécies de plantas no mundo está sob o risco de extinção, de acordo com nova Lista Vermelha elaborada por instituições internacionais (foto: RBG Kew)


Agência FAPESP


As plantas são tão ameaçadas pelo risco de extinção como os mamíferos, de acordo com uma análise global realizada por instituições europeias. O estudo revelou que uma em cada cinco espécies de plantas no mundo corre risco de extinção.

RÉPLICA DE FÓSSIL EM EXPOSIÇÃO NO IG

Réplica de crocodilo que viveu há 90 milhões de anos está exposta no IG

UNICAMPDetalhe do esqueleto do Baurusuchus salgadoensis: animal era carnívoro e tinha hábitos terrestres

Há cerca de 90 milhões de anos, um crocodilo que media perto de 2,5 metros e pesava cerca de 150 quilos convivia com diversas espécies de dinossauros no Interior de São Paulo.

O animal, que tinha hábitos terrestres e se alimentava de carne, era provavelmente ágil, dado o posicionamento ereto de suas patas. 
Uma réplica em tamanho natural do esqueleto desse réptil (Baurusuchus salgadoensis), cujo fóssil foi encontrado no município de General Salgado, no Oeste do Estado, pode ser visitada no saguão de entrada do novo prédio do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.
A peça, que ajuda a contar um pouco da história do período Cretáceo, foi produzida em silicone especial pelo biólogo e artista em história natural Ariel Milani Martine, graças ao esforço da professora Fresia Ricardi Branco, do IG.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MICROPOLUENTES TEM SEU MAPA

Cientistas criam primeiro mapa global

de micropoluentes

Abra os braços e respire fundo. Mas atenção: mesmo que o ar pareça limpo, com certeza você inalou milhões de partículas de PM2.5. Invisíveis aos olhos humanos, podem ser responsáveis por milhões de mortes prematuras todos os anos, mas só agora começaram a ser mapeadas com a ajuda de satélites.


Mapa de micropoluentes PM2.5
Clique para ampliar


Com menos de 2.5 micrômetros de diâmetro, cerca de 1 décimo da espessura de um fio de cabelo, as PM2.5 passam praticamente despercebidas pelas defesas naturais do corpo e penetram profundamente no interior dos pulmões. De origem natural ou fontes humanas, essas micropartículas estão em toda parte, mas devido ao seu tamanho são muito difíceis de serem detectadas.

COMBATE AO DESMATAMENTO

MMA prepara municípios da Amazônia para combate ao desmatamento


Crédito: Luciana De Francesco
Pescador na RDS do Juma (Crédito: Luciana De Francesco)
do MMA

 
Os 43 municípios que mais devastam a Amazônia vão receber capacitação e apoio técnico para substituírem práticas que degradam o meio ambiente por atividades econômicas sustentáveis

NAS ONDAS DO RADIO

NAS ONDAS DO AMBIENTE CAPACITA MAIS DE MIL PESSOAS


do INEA

Mais de mil pessoas capacitadas e 183 escolas da rede pública espalhadas pelo território fluminense atendidas. Este é o saldo do projeto Rádio@Escola.com, de educomunicação socioambiental desenvolvido pela Secretaria Estadual do Ambiente, cujo balanço será apresentado nesta 4ª-feira (29/09), às 11h, pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos,em cerimônia de encerramento, no Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CONDIÇÕES AMBIENTAIS E QUALIDADE DE VIDA

Mobilidade e acessibilidade no espaço urbano de Manaus são focos de pesquisa
Pesquisa analisa mobilidade e acessibilidade (Foto: Ricardo Oliveira/ Ag. Fapeam)


A redução da densidade demográfica nos últimos quarenta anos, trouxe  fortes impactos sobre as condições ambientais da cidade, qualidade de vida e o aumento de tempo no deslocamento das pessoas na área urbana.

TÉCNICA REDUZ POLUIÇÃO

Aperfeiçoamento de técnica reduz
emissão de poluentes em motores
Índice de óxido de carbono cai 22% e de material particulado pesado, 42%


JEVERSON BARBIERI/JORNAL DA UNICAMP
 
Ao longo das últimas décadas, as normas que regulamentam as emissões de poluentes, inclusive as produzidas por motores movidos a diesel, estão ficando cada vez mais exigentes. Em decorrência disso, nota-se uma busca constante, por parte dos fabricantes de motores envolvidos no processo, pelo desenvolvimento de novas tecnologias capazes de reduzir essas emissões e, consequentemente, melhorar a qualidade do meio ambiente. 

No âmbito desse processo, o engenheiro mecânico André Sperl, que trabalha na área de desenvolvimento de produtos em performance e emissões da empresa MWM International Motores, aperfeiçoou uma técnica existente desde o final da década de 1970, que consiste em misturar água ao óleo diesel combustível, formando o que é conhecido como emulsão. 

Dessa maneira, conseguiu reduzir em 22% as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) – considerado o poluente mais abundante produzido por esse tipo de motor – e em 42%, as de material particulado pesado (MP) sem quaisquer alterações mecânicas no motor. 

Sperl explicou que os resultados foram obtidos a partir de uma única estratégia inalterada de calibração de um motor diesel eletrônico de alta rotação 3.0L, que atende os requisitos Euro III Heavy Duty. “Os testes foram realizados em motores abastecidos com as emulsões combustíveis em bancada dinamômétrica por 30 dias aproximadamente.

GUIA DE FINANCIAMENTO FLORESTAL

Linhas de crédito para o setor florestal são reunidas em Guia
Publicação do Serviço Florestal mostra 14 fontes de crédito disponíveis. Informações vão ajudar produtores de municípios que mais desmataram a saber onde obter recursos para ações sustentáveis

sábado, 25 de setembro de 2010

OBJETIVOS GERAIS DO MILÊNIO

Assembleia Geral da ONU verifica os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

DIÁLOGO
Aproximadamente 140 líderes de Estado e governo reuniram-se para a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entre 20 e 22 de setembro, nas Nações Unidas, em Nova York. AFP PHOTO/DON EMMERTAproximadamente 140 líderes de Estado e governo reuniram-se para a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entre 20 e 22 de setembro, nas Nações Unidas, em Nova York. AFP PHOTO/DON EMMERT
Aproximadamente 140 líderes de Estado e governo reuniram-se para a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entre 20 e 22 de setembro, nas Nações Unidas, em Nova York.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TECNOLOGIA NA ARBORIZAÇÃO URBANA

Experiência em árvores urbanas

Laboratórios do IPT mostram importância da tecnologia para avaliação e prevenção de riscos em espécies urbanas



O Laboratório de preservação de Madeiras e Biodeterioração de Materiais (LPB) do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) do IPT atende há 40 anos o problema de cupins e brocas de madeira em edificações. No passado, não havia critérios bem definidos para identificação e avaliação dos danos causados nas árvores, porque estes organismos eram analisados apenas externamente. Com o uso de novas tecnologias, o IPT tornou-se pioneiro em realizar avaliações não-destrutivas do estado de sanidade biológica das árvores e o risco de queda associado.

ESPONJA NO CAMINHO DA PRESERVAÇÃO

Sustentabilidade no mar

Sustentabilidade no mar
Pesquisador defende o planejamento da bioprospecção marinha no Brasil a fim de preservar a sustentabilidade (foto: Wikimedia)


Por Fabio Reynol/Agência FAPESP 


A halicondrina B é um composto anticâncer de origem marinha. Para se obter 350 miligramas da substância no ambiente natural é preciso coletar 1 tonelada de esponjas da espécie Lissodendoryx, na qual a halicondrina é encontrada.

QUITOSANA ALIADA NA DESPOLUIÇÃO

Quitosana é usada para despoluir água
 
Fibra retirada de crustáceos mostra-se capaz
de extrair metais pesados de cursos poluídos
ISABEL GARDENAL/JORNAL DA UNICAMP

A quitosana – uma fibra retirada do exoesqueleto de crustáceos – pode ser uma nova aliada da ciência na despoluição dos rios e efluentes despejados pela indústria. Ela se mostrou capaz de extrair metais da água, como o cobre, o zinco, o chumbo, o cobalto e o cádmio, em um estudo de doutorado conduzido no Instituto de Química (IQ) pela pesquisadora Elaine Cristina Nogueira Lopes de Lima, orientada pelo docente do IQ professor Claudio Airoldi. Esta estratégia poderá contribuir para eliminar um dos maiores gargalos enfrentados pelas fábricas hoje que é o da destinação do lixo industrial, já que os metais pesados, em altas concentrações, se apresentam danosos ao meio ambiente e à saúde, não se degradando nem pela ação do tempo. Os experimentos foram obtidos por meio da técnica de adsorção. 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS

Novas diretrizes para estudos da fauna em licenciamentos ambientais


Amostragens de fauna são realizadas antes e depois da realização de obras potencialmente poluidoras, como a instalação de hidrelétricas. Foto: Greenpeace

do MUSA
 
Na palestra do Musa do dia 23/9, Gonçalo Ferraz, biólogo do Instituto de Pesquisas Tropicais Smithsonian, propõe formas de melhorar a qualidade das amostragens de fauna que apoiam o processo de obtenção de licenças ambientais.

INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS DESCOBREM A AMAZÔNIA



Produtos do Polo Biocosmético do AM são referência no mercado internacional

Produtos amazônicos têm potencial para biocosméticos (Foto: Divulgação)

Em razão das grandes distâncias que a região ostenta, da falta de infraestrutura adequada e dos problemas de estocagem das matérias-primas provenientes da biodiversidade amazônica, as indústrias do Polo Biocosmético do Amazonas encontram dificuldades para que os produtos se firmem no mercado de cosméticos, mesmo com a boa aceitação desses produtos. 

PESQUISA AVALIA TRIBO YANOMANI

Pesquisa avalia a influência Yanomami em ecossistemas
Vista aérea da aldeia Demini do povo Yanomami (Foto:Marcos Wesley/CCPY)
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou uma pesquisa que avaliou o efeito da ocupação dos índios Yanomami sobre a floresta e, se uma possível maior sedentarização alterou os processos de regeneração das áreas por eles ocupadas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PLANTIO DIRETO

Tecnologia de plantio direto pode controlar emissão de gases, diz Embrapa



O plantio direto, associado ao sistema integrado lavoura-pecuária, com rotação a cada quatro anos, é a alternativa mais eficaz para o controle da emissão de gases poluentes pela agricultura, segundo pesquisa da Embrapa

PROJETO DE MORADIAS PARA VITIMAS DE DESALOJAMENTO


Arquiteta formada pela UFMG projeta habitação em PVC para alojar temporariamente vítimas de catástrofes naturais ou guerras

Giselle Ferreira*/UFMG
Dados da ONU indicam que existem cerca de 24,5 milhões de deslocados internos espalhados em 52 países. Essas pessoas, que deixam os seus lares em função de conflitos armados ou desastres naturais, raramente são encaminhadas a alojamentos adequados. No Brasil, de 100 a 200 mil pessoas por ano perdem suas casas em função das chuvas, mas a Defesa Civil não po ssui um sistema que possa abrigá-las temporariamente. Na grande maioria dos casos, os alojamentos são improvisados em locais inadequados, como escolas e igrejas.

ESTUDO REVELA AS ESPÉCIES DE MADEIRA TROPICAL MAIS RESISTENTES DO PAÍS

Estudo do Serviço Florestal revela madeiras mais resistentes



Timblindim
Foto Estudo do Serviço Florestal revela madeiras mais resistentes
Pesquisa começou com 120 espécies, entre elas pau-santo (foto), e após 25 anos em exposição ao sol, chuva e cupins, 11 delas continuam intactas.
do MMA
O forte calor e a umidade da Amazônia, além de cupins e fungos são os aliados do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro para descobrir as espécies de madeira tropical mais resistentes do país. O estudo é desenvolvido há 25 anos com 120 espécies e só terminará quando todas elas tiverem apodrecido.

Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba. A pesquisa ocorre em uma área localizada na Floresta Nacional do Tapajós (PA).

PROJETO QUATRO ESTAÇÕES DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL INICIA 26 DE SETEMBRO


PRIMAVERA NO MUSEU - 2010

http://www.mhnjb.ufmg.br/imagens/_primavera2010_01


PROGRAMAÇÃO
Primavera no museu- 2010

As cores e aromas da primavera chegam ao Museu em sua 13ª edição do Projeto Quatro Estações, a Primavera no Museu. Completando três anos de existência, o projeto procura renovar o espaço do MHNJB por meio de atividades artísticas, culturais e científicas a cada nova estação do ano. Dessa vez, oficinas, caminhadas, apresentações culturais e lançamentos enchem todo o dia 26, além de atrações que se estendem para os meses de setembro, outubro e novembro.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

DANOS AO AMBIENTE EM RIBEIRÃO PRETO/SP

Voando por Ribeirão, professora da FFCLRP constatou danos ao ambiente

No final de agosto, a professora Maria Lucia Moura Campos, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, sobrevoou de helicóptero, convidada por uma equipe local de televisão, a cidade de Ribeirão Preto. Na ocasião, dias antes havia ocorrido uma queimada em áreas verdes do município.


Parte da área atingida estava próxima do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. Tal situação fez com que a professora imaginasse, na ocasião, o seguinte cenário: uma ala de hospital cheia de pessoas fumando charuto no meio de centenas de outras com a saúde já fragilizada, e alertasse, mais uma vez, a sociedade sobre o perigo das queimadas.

PRODUÇÃO FLORESTAL NÃO-MADEREIRA NA CAATINGA

Bioma Caatinga

  •                                                            Produção Florestal Não-madeireira

Trabalho sobre produção florestal não-madeireira é apresentado por pesquisadora do IPT em evento no Nordeste


A pesquisadora Caroline Souza, da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do IPT, participou da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas, em Fortaleza, e palestrou no dia 18 de agosto sobre "Produção Florestal Não-madeireira na Caatinga". O objetivo do evento foi identificar e focalizar ações para o desenvolvimento sustentável das regiões áridas e semiáridas do planeta. Participaram representantes de governos, agências das Nações Unidas, organizações intergovernamentais e não-governamentais, universidades, mídias, institutos de pesquisa e outros grupos da sociedade civil de mais de 100 países.

CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES EM EXTINÇÃO



Cientistas melhoram compostos da "canela-preta" in vitro



Antonio Carlos Quinto / Agência USP 
 
O Laboratório de Biologia Celular (Biocel), do Departamento de Botânica, do Instituto de Biociências (IB) da USP, vem realizando estudos para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de baixo custo para estabelecer programas eficientes visando a conservação e a produção de compostos vegetais biologicamente ativos. Entre as espécies vegetais trabalhadas no Biocel, destaca-se a (canela-preta), que se encontra atualmente na categoria de vulnerável segundo a International Union for the Conservation of Nature (IUCN).

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MERCADO PUBLICITARIO


Fonte: valoronline

Desde que as redes sociais caíram nas graças dos internautas, empresas criam perfis e tentam estabelecer uma comunicação mais próxima com os consumidores. Uma pesquisa realizada pela agência de comunicação MWeb revela, no entanto, um quadro decepcionante sobre a atuação das companhias brasileiras. A maioria não faz uso do Orkut, Twitter, Facebook e YouTube - as quatro redes mais acessadas no país. E quem mantém perfil, raramente faz uso adequado desses meios.

PEQUENOS CIENTISTAS: AQUECIMENTO GLOBAL

Programa Pequenos Cientistas aborda causas do aquecimento global



Rex investiga as causas do aquecimento global em mais uma edição do programa Pequenos cientistas, uma produção da TV Rá Tim Bum em parceria com a revista Ciência Hoje das Crianças..  
O vídeo está disponível no site da revista Ciência Hoje, http://chc.cienciahoje.uol.com.br/vid

PESQUISA- AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA GLOBAL

Laboratório atmosférico

Laboratório atmosférico
Trabalho publicado na revista Science, coordenado por pesquisador brasileiro, elucida mecanismos naturais de controle do clima na Amazônia por meio da emissão de partículas de aerossóis (foto: divulgação)

Agência FAPESP
Um estudo publicado na edição desta sexta-feira (17/9) da revista Science, realizado na Amazônia, acaba de elucidar uma série de mecanismos de interação entre a floresta e o clima da região Amazônica, por meio da emissão de partículas de aerossóis – partículas sólidas ou líquidas suspensas na atmosfera.

Coordenado por Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, o trabalho teve a participação de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, do Instituto Max Planck da Alemanha, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e de outras instituições.

A Amazônia é uma das poucas regiões continentais em que as partículas de aerossóis e seus efeitos climáticos não são dominados por fontes antropogênicas – derivadas da ação humana. Durante a estação chuvosa, as condições atmosféricas da Amazônia lembram as condições limpas pré-industriais do ponto de vista das partículas de aerossóis.

DIA MUNDIAL SEM CARRO NA UNIVERSIDADE

DIA MUNDIAL SEM CARRO NA ESALQ-EVENTOS

O setor de transportes é responsável por 15% dos gases que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, o uso desordenado de carros leva a poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas, entre outros. A partir dos últimos anos do século 20, algumas cidades na Europa passaram a celebrar, em 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro. Esse movimento vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.

20º ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM CROCODILOS

Encontro internacional reúne especialistas em crocodilianos
População de Jacarés (Foto: Divulgação)

O 20º Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilianos, evento inédito no Brasil, reuniu, durante cinco dias, cerca de 200 especialistas em crocodilianos de 26 países. Eles vieram apresentar os resultados de suas pesquisas de campo com as mais diversas espécies de jacarés e crocodilos do mundo. O evento aconteceu no Studio 5, localizado na Av. Rodrigo Otávio nº 3655 - Distrito Industrial.

Durante o Encontro, que foi encerrado na tarde de quinta-feira (16), foram destacados temas como o manejo sustentável, genética, população, mercado, reprodução e fisiologia das espécies.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO É MANTIDA


Justiça mantém decreto que criou unidade de conservação no Amazonas


foto: Elias Pereira



A Justiça Federal no Amazonas extinguiu uma ação movida contra a criação da Floresta Nacional (Flona) de Humaitá e manteve o decreto que determinou a conversão da área de 468.790 hectares em unidade de conservação.

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), que defendeu a manutenção do decreto federal, um político da região argumentou, em ação popular, que a área abriga famílias que sobrevivem da agricultura e do extrativismo e, por isso, não poderia ser transformada em uma Flona. Florestas nacionais são unidades de conservação com restrições ao uso e à exploração dos recursos naturais.

No entanto, a contestação do decreto que criou a unidade de conservação só poderia ter sido feita no prazo de cinco anos após a publicação. Segundo a AGU, o decreto data de 1998 e obedeceu a critérios legais, "estando os órgãos ambientais autorizados a fiscalizar e garantir a preservação da floresta".

Estudo do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado em agosto, aponta que a Amazônia perdeu pelo menos 49 mil quilômetros quadrados (km2) de áreas protegidas por causa da extinção e redução de unidades de conservação e terras indígenas, entre 2008 e 2009.

Na maior parte dos casos, a perda de área se deu por meio de projetos legislativos, ações judiciais, decretos, portarias e propostas de zoneamento econômico-ecológico.
 
Luana Lourenço/ Agência Brasil


DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS

Data: 18 de setembro de 2010.
Hora: a partir das 10 horas.
Local: Praia de Copacabana, esquina com a rua Santa Clara, em frente ao Hotel Marriot.
Informações: (21) 2524-7931 e 2524-5809/E-mail: defterra@veloxmail.com.br

Clean Up Day 2010

A Associação Ambientalista Defensores da Terra, em parceria com o Instituto Ecológico Aqualung e com a ONG Teia de Gaia, e apoio do Sindicato das Seguradoras/RJ, convoca os associados, amigos e voluntários a participarem do Dia Mundial de Limpeza do Litoral - Clean Up The World.

DIA MUNDIAL SEM CARRO


Dia Mundial Sem Carro traz mudança permanente para a cidade do Rio

Centro do Rio de Janeiro
A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (16) que vai proibir o estacionamento de mais de 2 mil carros e motos em diversas ruas do centro da cidade na próxima quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. O volume de veículos é praticamente o dobro em relação ao ano passado, quando o Rio aderiu ao movimento.

RIO XINGU PEDE SOCORRO - VIDEO



Lançado vídeo que mostra os impactos da construção de Belo Monte no Rio Xingu.


Rio Xingu: um cenário de rara beleza /PEDRO MARTINELLI-ISA

Com a presença de representantes de movimento sociais, indígenas, academia, Ministério Público Federal e imprensa, aconteceu no dia 15 de setembro de 2010 durante entrevista coletiva, no auditório do Ministério Público Federal (MPF), em Belém, o lançamento do vídeo "Defendendo os Rios da Amazônia", produzido pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DERRUBADAS CONTINUAM


Pesquisa e política pública para diminuir o
desflorestamento no Sudeste do Pará

Estudo do Museu Goeldi faz levantamento de áreas desflorestadas no período de
onze anos nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira
Ibama e ICMBio apreendem duas balsas com madeira ilegal no Pará 1
Com mais de três décadas de atividades na região amazônica, a pecuária é uma atividade que interfere diretamente no processo de ocupação da região. A conversão da floresta primária em pastagens pode causar uma série de impactos, como alterações nos ciclos bioquímicos e a perda de biodiversidade.

PROJETO CRIA AGENTE COMUNITÁRIO DE REFLORESTAMENTO

Proposta cria profissão de agente comunitário de reflorestamento


A Câmara analisa o Projeto de Lei 7566/10, que cria a profissão de agente comunitário de reflorestamento e meio ambiente. Pela proposta, esses profissionais serão vinculados a órgãos ou entidades dos municípios e do Distrito Federal.

PAREM COM AS SACOLAS PLÁSTICAS

Una publicidad para concientizar a la ciudadania sobre el uso exagerado de bolsas plasticas y su concecuencia de la misma sobre el medio ambiente en el cual vivimos y estamos dejando a nuestras futuras generaciones.
Para reflexionar y para comenzar a cuidar este, nuestro unico hogar, nuestro unico planeta.

BALEIAS-FRANCA

Mais de cem baleias-francas são vistas no litoral do Sul
Projeto Baleia Franca registrou 102 baleias-francas em águas brasileiras.


Paulo Flores, ICMBio/Projeto Baleia Franca
Foto: Paulo Flores, ICMBio/Projeto Baleia Franca
do R7


Pesquisadores avistaram 102 baleias-francas em águas brasileiras nesta quarta-feira (15), durante um voo de monitoramento que faz parte do censo da espécie. O projeto tem como objetivo catalogar e analisar a distribuição desse tipo de baleia no litoral entre Xangri-Lá (RS) e Florianópolis (SC), com destaque para a concentração de animais marinhos na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca, que se estende do Balneário Rincão (SC) ao sul da capital catarinense. 

ENCONTRO INTERNACIONAL


2º Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica tem início em Manaus
Estudos e projetos voltados para a arqueologia amazônica serão apresentados no evento (Foto: Divulgação)

 "A Amazônia tem um patrimônio arqueológico riquíssimo, alguns estudos e projetos serão mostrados neste encontro que deve fortalecer a arqueologia no Amazonas. Ao final das discussões esperamos ter um avanço na produção do conhecimento local". Essas, foram as palavras do presidente da Sociedade Brasileira de Arqueologia, Eduardo Neves, durante a abertura do II Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica, realizado domingo, 12/09, às 18h, no Auditório do Palacete Imperial, na Praça da Polícia, em Manaus.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BORBOLETAS EM LIVRO




Livro cataloga borboletas no Estado de São Paulo

Borboletas | Evoneo Berti Filho e João Angelo Cerignoni | Editora Fealq | 92 páginas
Crédito: Divulgação




Nymphalidae / Heliconius erato phyllis
Crédito: Divulgação




Pieridae / Phoebis philea
Crédito: Divulgação


O conhecimento na criação de borboletas tem contribuído para reduzir o risco de extinção de espécies desse grupo, não somente pela aplicação de técnicas de manejo, mas também pelo fato de sensibilizar os visitantes no contato com animais tão belos e, ao mesmo tempo, tão frágeis. 

MUSEU DA VIDA


Museu da Vida abre as portas para o microcosmo

 Ácaro no tecido / Foto: A. Bell, D. Esdras e M. Benchimol
Ácaro no tecido / Foto: A. Bell, D. Esdras e M. Benchimol
O que seria da ciência se ela contasse apenas com o alcance da visão humana? Como conheceríamos as células, o DNA, os átomos? Como saberíamos que a Terra é apenas um planeta do sistema solar, que é parte de uma dentre inúmeras galáxias do universo? 

MÉTODO RÁPIDO DE DETECTAR BACTÉRIAS



Empresa desenvolve método rápido para detectar bactérias prejudiciais ao homem
Bactéria Escherichia Coli encontrada nos alimentos (Foto: Divulgação) 

Que a ciência ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, isso já é de conhecimento de muita gente, mas que ela também pode ajudar a evitar problemas de saúde na população a partir do cuidado com os alimentos consumidos fora de casa é algo que vai ganhar maior atenção, a partir de uma pesquisa realizada em Manaus. As empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que utilizam os serviços terceirizados de cozinha e setores comerciais, como restaurantes e lanchonetes, serão os principais beneficiados no controle de qualidade em seus produtos.

CÓDIGO FLORESTAL

Revisão sem voltaRevisão sem volta


Science publica novo alerta de cientistas: revisão do Código Florestal poderá levar a perdas irreversíveis na biodiversidade tropical (Foto: Science)

Por Fábio de Castro/Agência FAPESP



Se for aprovada em sua forma atual, a revisão do Código Florestal brasileiro, em votação no Congresso Nacional, poderá levar a perdas irreversíveis na biodiversidade tropical, alertam cientistas em carta publicada na edição atual da revista Science.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

RECOMPONDO ÁREAS DEGRADADAS





Manoel Ferreira de Souza

fava_cerrado.JPG
Fruto da fava-d´anta (vagem) é muito visado pela indústria farmacêutica

Plantio de fava-d'anta pode recompor áreas degradadas do cerrado



Conhecida popularmente como fava-d'anta, a Dimorphandra mollis Benth. tem propriedades medicinais reconhecidas, e é amplamente explorada por laboratórios nacionais e estrangeiros. Seu principal princípio ativo, a rutina, age no fortalecimento de vasos capilares.

RIOS DA AMAZÔNIA TEM NÍVEIS RECORDES


Rios da Amazônia têm níveis próximos a vazantes recordes

chamada

Créditos: Cláudia Dianni/Banco de Imagens ANA

A região Amazônica enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, os rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira estão com níveis abaixo da média.