sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ANO NOVO, VIDA NOVA



O ANO 2011 é já uma realidade.

Que neste novo ano que se inicia, você possa viver intensamente cada momento, com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma bênção.


Enviado por Iracema Dantas de Araujo

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mapa-múndi atualizado

Mapa-múndi atualizado
Agência Espacial Europeia divulga a nova versão do GlobCover, mapa de alta resolução da cobertura territorial do planeta (ESA)

Agência FAPESP 
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou no dia 21 a nova versão de seu mapa da superfície terrestre. O GlobCover 2009 atualiza o mapa anterior, de 2005, por meio da análise de dados obtidos pelo espectrômetro com resolução de 300 metros a bordo do satélite Envisat.

Decreto torna Pedra do Baú monumento natural

Governador Alberto Goldman assinou decreto durante evento em São Bento do Sapucaí
foto- Bauzinho, Baú e Ana Chata

da SMA
Após três longos anos de processo, discussão pública, estudos e análises, nessa segunda-feira, 27.12, o governador Alberto Goldman assinou o decreto de criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Também participaram da solenidade o secretário estadual do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo e o prefeito Ildefonso Mendes Neto. A área de 3.154 hectares será administrada pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – FF, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente – SMA.
Pedra do Baú

Acqua Mundo faz programação de férias para janeiro


Alimentação Pinguins


















 Acqua Mundo faz programação de férias para janeiro

O Acqua Mundo, maior aquário da América do Sul, traz novidades para programação de janeiro. Durante todo o mês vai ser possível participar de diversas atrações como a recreação infantil, com o Acqua Pirata, Carrinho Educativo e o Cine 3D.
Já os mais corajosos que estão em busca de uma boa aventura podem fazer o Mergulho Interativo com Tubarões ou saltar com uma nova espécie de bungy jumping, o GMAX. Conhecido como o Estilingue Humano, o brinquedo neozelandês é inédito no Brasil, e a ideia de trazê-lo surgiu entre uma parceria do Acqua Mundo e Reverse Bungy Brasil.

MUSEU DE PESCA EM SANTOS ABRE AO PÚBLICO A PARTIR DO DIA 9

Durante o período de 9 de janeiro a 10 de fevereiro, o Museu de Pesca abrirá ao público de quarta a domingo, das 11 às 19 horas.
 Principais Atrações do Museu de Pescahttp://www.pesca.sp.gov.br/imagens_museu/5
 
 
Sala dos Tubarões

Abriga diversas espécies de tubarões e arraias da costa brasileira. Os exemplares aqui expostos foram obtidos através da pesca comercial, ou são animais que “encalharam” em praias do nosso Litoral. Dois exemplares de tubarão Anequim (Isurus oxyrinchus), foram encontrados, em épocas distintas em praias da região e vieram compor o acervo do Museu.
Aqui também podemos conhecer a menor espécie de tubarão do mundo (o tubarão anão, com 25 cm de comprimento quando adulto), além de conhecer aspectos da reprodução dos tubarões e suas diferentes utilizações em nosso cotidiano. http://www.pesca.sp.gov.br/imagens_museu/4 

Sala das Tartarugas

Abriga as diferentes espécies de tartarugas que ocorrem no Litoral Brasileiro. São expostas quatro, das cinco espécies que utilizam as praias brasileiras para desovar. A tartaruga Verde, a Cabeçuda, a Pente e a Oliva. As tartarugas que se encontram aqui no museu  são resultado de interações antrôpicas negativas, tais como a pesca com redes de emalhe e/ou ingestão de lixo jogado pelo homem no mar.

EXPOSIÇÃO NO MASP- WIM WENDERS



WIM WENDERS
LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS


Exposição de fotos inéditas do cineasta alemão Wim Wenders é um dos destaques da programação da 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Intitulada Lugares, Estranhos e Quietos, a exposição de Wenders poderá ser vista  no MASP até 30 de janeiro de 2011.
São 23 fotografias inéditas do cineasta, trazendo imagens de diferentes cidades ao redor do mundo: São Paulo e Salvador, no Brasil; Tóquio, no Japão; Berlim, na Alemanha. Fotografias de cidades de Israel, Armênia e Estados Unidos também fazem parte da exposição. As imagens serão exibidas em tamanhos que vão de 125 x 124 cm até 447 x  178 cm, no 1º andar do Masp.

Serviço Educativo


Como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a exposição Lugares, Estranhos e Quietos terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, ramal 2112. 


Informações ao Público:
  • 55 11 3251-5644
  • Endereço:
    Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP
    Telefone (55 - 11) 3251-5644 / Fax (55 - 11) 3284-0574
    Próximo à estação do metrô Trianon-MASP
    Veja o mapa de como chegar
Programação MASP fim de ano:
Dias 24 e 25/12/2010 (Natal): fechado para visitação
Dias 31/12/2010 e 01/01/2011 (Ano Novo): fechado para visitação
Nos demais dias, programação normal do museu.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Palestra projetos urbanos

Imagem
 
“A geografia europeia dos grandes projetos urbanos: mega-eventos esportivos e seus álibis”, palestra de Petros Petsimeris na FAU-USP.
 
 do centrodametrópole.org
 
Uma iniciativa da FAU-USP, LAB-HAB, Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Cebrap, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP e Mira Central (Grupo livre de estudos sobre áreas centrais)
O expositor é professor da Université de Paris I – Panthéon Sorbonne e professor visitante da Universidade de Barcelona. Arquiteto e geógrafo grego, Petsimeris, é especialista em reabilitação de áreas centrais, segregação sócio-espacial e processos migratórios europeus. Pesquisa os impactos dos grandes projetos urbanos em países como Espanha, Reino Unido, Grécia, Polônia, República Checa, Itália e França.
A palestra foi realizada em 1/12 na FAU-USP. 
 
Atenas e os Jogos Olímpicos
 
Em sua exposição o arquiteto Petros Petsimeris abordou aspectos de suas pesquisas sobre os Jogos Olímpicos como forma de compreender a geografia e a planificação em determinados centros urbanos. Deteve-se especificamente no caso de Atenas, fazendo uma análise comparativa entre a situação da cidade em 1896 e de 2004, quando a cidade sediou o evento. Tomou como base elementos como tamanho, densidade populacional, base econômica, estrutura urbana, geografia social, contexto político, acessibilidade, infraestrutura, entre outros.

EXPOFOTO NO OI FUTURO FLAMENGO

24 HORAS DE COPACABANA /AI DE TI, COPACABANA/SÓ A TI, COPACABANA

Curadoria: Pedro Agilson 

CENTRO DE CULTURA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO 

OI FUTURO FLAMENGO

Nascido em Manaus e morando no Rio, Wilton Montenegro passou 24 horas em Copacabana, registrando as pessoas que passavam pelo calçadão. O resultado, apresentado nessa mostra virtual, é uma rica diversidade de personagens que transitam por um dos bairros mais famosos do mundo. Na sua visão, os frequentadores do local sintetizam um mundo de contrastes que, noite após dia, se revela e se esconde em suas praças e ruas transversais. Daí o presente trabalho ter três títulos. Além de se destacar nas áreas de música e arte, o fotógrafo é presença constante em coletivas no Brasil e no exterior.

Até 23 de janeiro
De terça a domingo, das 11h às 20h | Nível 8
OI FUTURO fica na Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
Informações: 031 (21) 3131.3060
Entrada franca | Classificação etária: livre

EXPOSIÇÂO: A ALDEIA E OS CURUMINS

http://kreatori.files.wordpress.com/2009/04/a-aldeia-e-os-curumins-alice-kohler-17-de-novembro-instituto-kreatori1.jpg 
A EXPOSIÇÃO NO INSTITUTO KREATORI " A ALDEIA E OS CURUMINS" TEM ENTRADA FRANCA E PODE SER VISITADA DE 3ª A 5ª, DAS 13h ÀS 18H 30 MIN, SEXTA-FEIRA E SÁBADO, DAS 15HS ÀS 21HS, DOMINGOS DAS 14HS ÀS 18HS. O INSTITUTO CULTURAL KREATORI FICA NA RUA ALICE, 209 LARANJEIRAS.
TELEFONE 21-3734-4326

PEDE-SE PARA CONFIRMAR A PROGRAMAÇÃO POR TELEFONE

EXPOSIÇÃO: A TRAJETÓRIA SANITÁRIA DA CIDADE

Visite o Museu da Limpeza Urbana e conheça a história da limpeza na cidade do Rio de Janeiro


Vamos resgatar a memória do Caju e conhecer a história da Limpeza Urbana na Cidade do Rio de Janeiro. O Museu mantém as portas para o público, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00 horas. E nos sábados e domingos, o funcionamento é das 13:00 às 17:00 horas. Entrada franca.

Trata-se de um local ideal para o lazer de toda família, pois dispõe de uma área verde, play-ground, tanque de areia, teatro ao ar livre, fraldário, bebedouro e sanitários.
Localização

O Museu está localizado na Praia do Caju, 385 
Telefone 3890-6021 / 3890-6027 (Telefax)
                  

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Ano Internacional da Biodiversidade é encerrado com a adoção de um “IPCC para a Natureza”

 2011 ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS


DA UNEP.ORG
Um novo organismo internacional foi criado durante a 65a Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA), com o objetivo de acelerar a resposta global para as perdas sofridas pelos ecossistemas e pela biodiversidade.

Isso destaca o sucesso do Ano Internacional da Biodiversidade da ONU e dá impulso ao Ano Internacional das Florestas e à Década da Biodiversidade, que começam em Janeiro de 2011.

A assinatura da resolução pelo plenário da UNGA era a última aprovação necessária para a constituição da Plataforma Intergovernamental sobre Serviços da Biodiversidade e dos Ecossistemas (IPBES, na sigla em inglês).

2011 será o Ano Internacional da Química

ONU pretende promover uma maior conscientização sobre como esta ciência pode responder às necessidades do mundo atual.
Celebração dessa ciência
Celebração dessa ciência
Alessandra Ribeiro, da Rádio ONU em Nova York.*

O dia 1º de janeiro dá largada ao Ano Internacional da Química. Proclamado pela Assembleia Geral da ONU, 2011 irá celebrar as conquistas e contribuições dessa ciência para o bem-estar da humanidade.
A ideia de comemorar os avanços da Química foi da delegação da Etiópia, que apresentou a resolução para análise.
Nobel
Segundo comunicado da Organização das Nações Unidas para a
Educação, Ciência e Cultura, Unesco, outro objetivo é incentivar o interesse dos jovens pela ciência.
O ano que vem também vai destacar a Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela ONU em 2005.
O ano de 2011 marca ainda o centenário da premiação da polonesa Marie Curie para o Nobel em Química, celebrando a contribuição das mulheres para a ciência.
Também serão comemorados os cem anos da criação da Associação de Sociedades Químicas, que atualmente é representada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, Iupac.
Essas organizações foram estabelecidas para atender às necessidades de comunicação internacional e cooperação entre químicos, além da padronização de nomenclatura e terminologias.
*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Desmatamento na Amazônia leva à descoberta e extinção de espécies

Na Amazônia peruana, uma espécie de ave é descoberta por ano, e uma de mamífero a cada quatro, mas, paradoxalmente, cada nova descoberta faz parte de uma tragédia, pois ocorre devido ao desmatamento realizado por empresas de petróleo, mineradoras e madeireiras.  Foto:Marie Hippenmeyer/AFP

Na Amazônia peruana, uma espécie de ave é descoberta por ano, e uma de mamífero a cada quatro, mas, paradoxalmente, cada nova descoberta faz parte de uma tragédia, pois ocorre devido ao desmatamento realizado por empresas de petróleo, mineradoras e madeireiras.
da AFP
Por isso, em muitos casos, a descoberta de uma nova espécie caminha lado a lado com o começo de sua extinção.
"As descobertas de aves, mamíferos e outras espécies na maioria ocorrem devido não a uma pesquisa científica, que custa muito dinheiro, mas pela presença de empresas petroleiras, mineradoras e de corte de árvores", disse à AFP Michael Valqui, da ONG conservacionista Fundo Mundial para a Natureza (WWF-Peru).

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Consciência Ambiental ganha adeptos na Reserva Juma


Foto: Divulgação
FAPEAM
A educação ambiental pode ser considerada mais do que uma disciplina nas escolas, pois seus efeitos refletem em conscientização tanto de alunos quanto da comunidade envolvida. Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Juma, localizada em Novo Aripuanã, a 225 quilômetros de Manaus, o projeto de 'Compostagem do lixo', desenvolvido na Escola Estadual Guilherme Buzaglo é um bom exemplo disso.
A 'compostagem' consiste em transformar matéria orgânica encontrada no lixo em adubo orgânico, útil na agricultura e jardinagem. O projeto é um dos cinco aprovados na edição 2010 do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A pesquisa foi desenvolvida por cinco alunos de iniciação científica e dividida em duas etapas. A primeira, teórica com base em levantamento bibliográfico e elaboração de projeto científico. A segunda, prática com a montagem, recolhimento do material orgânico e a realização da 'compostagem'.

Segundo o coordenador do projeto, professor Domingos Sávio Saldanha Colares, o objetivo do foi conscientizar funcionários, alunos e professores sobre a importância da seleção do lixo, construir o 'composto'
na escola e realizar o acompanhamento dos resíduos orgânicos depositados. “A ideia é sensibilizar o corpo docente e discente para melhor aproveitar o lixo produzido, mesmo sabendo que não vamos resolver o problema, mas com as pequenas ações podemos minimizá-lo”, afirmou.
Colares ressaltou os resultados positivos adquiridos com o desenvolvimento do projeto como mudanças de hábitos, a consciência ambiental, o aproveitamento do lixo orgânico e a melhoria visual da escola. “Precisamos incentivar mais a política de aproveitamento de lixo”, observou.

Pesquisadores identificam gene do café que torna plantas mais resistentes à seca

Débora Motta/FAPERJ

 Divulgação
      
         À esquerda: plantas não transgênicas, vulneráveis à escassez de
        água; 
e, à direita, as plantas modificadas, mais resistentes à seca

As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global vão representar um desafio à produção agrícola nas próximas décadas. O aumento da temperatura, somado à escassez de água, pode reduzir consideravelmente as colheitas. Pensando em criar uma alternativa para manter o ritmo da produção agrícola nacional nesse cenário e considerando a importância econômica da agricultura para o País – o Brasil é considerado o celeiro do mundo –, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram um gene com grande potencial de tornar plantas altamente resistentes à seca. A ideia é utilizar esse conhecimento para desenvolver mudas geneticamente modificadas, que suportam com mais facilidade as intempéries climáticas.

Combinação desastrosa

Combinação desastrosa
Mudanças climáticas, somadas ao aumento populacional, podem aumentar as vulnerabilidades socioambientais das cidades do litoral paulista aos eventos climáticos extremos, indica pesquisa

Por Elton Alisson/Agência FAPESP
As mudanças climáticas, somadas ao crescimento populacional causado, em grande parte, pela construção de empreendimentos voltados à exploração de petróleo e gás, podem aumentar as vulnerabilidades socioambientais das cidades do litoral do Estado de São Paulo aos eventos climáticos extremos, segundo pesquisa feita no Núcleo de Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com Lúcia da Costa Ferreira, coordenadora da pesquisa, por suas próprias características ecológicas a zona costeira do litoral paulista já é muito sensível a qualquer alteração climática, como chuvas intensas. Com o aumento do número de moradores nos últimos anos, atraídos pela oferta de emprego principalmente no setor petrolífero, a infraestrutura das cidades litorâneas do Estado de São Paulo tende a piorar. Em função disso, elas podem se tornar mais frágeis para enfrentar os riscos de acidentes e desastres naturais, como deslizamentos de encostas e inundações.
“Há locais na faixa litorânea onde a área disponível para ocupação humana, que vai do sopé do morro ao mar, é muito pequena. Qualquer alteração no nível no mar nessas áreas pode provocar impactos violentos”, disse Lúcia à Agência FAPESP.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!

EXPOSIÇÃO MUSEU DO INDIO

A Presença do Invisível
do MUSEU DO INDIO
Um ritual do Turé, praticado pelos índios do Oiapoque, na fronteira do Brasil com a Guiana, representado por postes, varas, bancos, cuias, potes, adornos e instrumentos. É assim o cenário de abertura da exposição “A presença do invisível na vida cotidiana e ritual entre os povos indígenas do Oiapoque” no Museu do Índio.
A mostra tem como objetivo apresentar facetas da vida cotidiana e ritual dos povos indígenas que habitam diferentes terras indígenas na região fronteiriça do Brasil conhecida como Oiapoque. São eles os Karipuna, os Palikur, os Galibi Marworno e os Galibi Kaliña. Juntos totalizam cerca de 5.000 pessoas, habitantes da bacia do rio Uaçá e do baixo curso do rio Oiapoque.
“A presença do invisível na vida cotidiana e ritual entre os povos indígenas do Oiapoque” que tem a curadoria da antropóloga Lux Vidal, da USP, é realizada em parceria com a Apio – Associação dos Povos Indígenas do Oiapoque e com o Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena. Contando com o patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a exposição é mais uma contribuição do Museu do Índio para a valorização e difusão do patrimônio cultural indígena.

Exposição: "A Presença do Invisível: Vida cotidiana e ritual entre os povos indígenas do Oiapoque"
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h.
Entrada: R$ 3,00.

Museu do Índio

Rua das Palmeiras, 55 - botafogo,
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 22270-070
Tel/fax: (21) 2286-8899 - r. 230
Clique aqui para acessar o site da exposição.

FNMA seleciona projetos para o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçú

  [2808309567_ef47a824e3_m.jpg]
 
Melissa Silva/MMA

Dois meses após fechar acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal, o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) seleciona instituições para implementar o Plano de Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçú, que ocupa, em quase sua totalidade, o Cerrado Brasileiro. As organizações interessadas deverão enviar suas propostas até 18 de fevereiro e apresentá-las conforme o Programa de Elaboração de Projetos do FNMA - Façaprojeto, disponível na página www.mma.gov.br/fnma

Museu encontra espécies ameaçadas em Reserva no sudeste do Pará

Bem conservada e de alta importância biológica, em sua proximidade à área de exploração mineral, a Reserva do Tapirapé, no sudeste do Pará, ganha plano de manejo

Agência Museu Goeldi 

Um Plano de Manejo para a Reserva Biológica do Tapirapé (Rebiota) traz um pouco mais de informações sobre a biodiversidade da região do sudeste do Pará. Com respeitável diversidade biológica, a área é de alta importância biológica. Realizado pela empresa Ambiental Consulting em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através de contrato com o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o Plano revela aspectos da fauna e da flora da microrregião.

Inventário vai identificar diversidade linguística brasileira



da UFMG
O Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) foi instituído no último dia 10 de dezembro. O inventário é um meio de identificação e documentação das línguas portadoras de referência à identidade, ação e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. O objetivo é mapear e dar visibilidade às diferentes situações relacionadas à pluralidade linguística brasileira, para permitir que as línguas sejam objeto de políticas patrimoniais que colaborem com a continuidade e valorização. As línguas inventariadas receberão o título de Referência Cultural Brasileira, que será expedido pelo Ministério da Cultura (MinC).

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O PNUMA apresenta o primeiro ATLAS regional sobre as condições do meio ambiente da América Latina e Caribe

O Atlas de um Ambiente em Transformação reúne mais de 200 imagens de satélite que mostram os principais problemas ambientais da região Latinoamericana e Caribenha



Muito mais que um livro de mapas, o Atlas de um Ambiente em Transformação - América Latina e Caribe é o primeiro relatório de análise das mudanças que ocorrem no meio ambiente da região, combinando dados rigorosos e imagens precisas de satélite. O Atlas é uma ferramenta indispensável para refletir sobre ações futuras e sobre as políticas públicas necessárias para alcançar um desenvolvimento mais sustentável para a América Latina e Caribe.

Portal reunirá projetos sobre reduções de emissões de gases de efeito estufa

Divulgação
Foto Portal reunirá projetos sobre reduções de emissões de gases de efeito estufa
Informações disponibilizadas contribuirão para debate sobre a regulação de projetos de REDD+ e as políticas públicas relacionadas ao mecanismo
 
do MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Serviço Florestal Brasileiro lançaram nesta terça-feira (21/12), o "Portal REDD+ Brasil", que reunirá projetos, ações e informações a respeito das reduções de emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento e degradação florestal (REDD+). 

O Portal visa à difusão pela internet dos conhecimentos, aprendizados e oportunidades que o mecanismo de REDD+ tem gerado no Brasil. Esta ação se insere na política brasileira de fomentar, monitorar, avaliar e planejar políticas e iniciativas que, juntamente com os esforços internacionais, viabilizem a redução de emissões de gases de efeito estufa, notadamente aquelas relacionadas ao uso da terra.

Empresa fabrica telhas com o reaproveitamento de garrafas PETs

Empresa fabrica telhas com o reaproveitamento de garrafas PETs
Empresa reaproveita PETs para a fabricação de telhas 
Foto: Fabíola Menezes - Agência FAPEAM

PALMEIRAS, GARDÊNIAS, LIRIOPES E QUARESMEIRAS NA UNICAMP

Plantio de árvores marca início de arborização da FCA

TALITA MATIAS DO JORNALDA UNICAMP
FOTOS:Divulgação FCA
Edição das imagens:EVERALDO SILVA


Otimismo na construção de um campus mais verdeAlunos, professores e funcionários da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)
da Unicamp, em Limeira, ‘sujaram’ as mãos por uma boa causa na última terça-feira (14). Um plantio de árvores simbolizou a inauguração do projeto de paisagismo do campus.

A ideia de agilizar a arborização da unidade partiu do diretor da FCA, Sergio Luiz Monteiro Salles Filho. “Demos início ao processo de arborização porque o campus não tinha uma única árvore até esta semana”, contou. Com as ações pretende-se criar um ambiente mais agradável para o convívio das pessoas, além de melhorar o conforto térmico da área.

Diferença paquidérmica

Diferença paquidérmica África tem duas espécies de elefantes e não só uma, como se pensava, revela estudo. Geneticamente, animais africanos da savana e da floresta são tão diferentes como mamutes e elefantes modernos da Ásia (divulgação)

Agência FAPESP 

Um novo estudo realizado por pesquisadores norte-americanos e britânicos revelou que existem duas espécies de elefantes na África e não apenas uma, como se acreditava até agora.
Os pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard (Estados Unidos), da Universidade de Illinois (Estados Unidos) e da Universidade de York (Reino Unido) utilizaram análise genética para provar que, na África, o elefante das savanas e o elefante das florestas mantiveram-se separados por vários milhões de anos.

NOVIDADES NO AR - EXPOSIÇÃO VIRTUAL RIO 1908: A CIDADE DE PORTOS ABERTOS


Rio 1908: a cidade de portos abertos é uma exposição do Arquivo Nacional, composta a partir de seu acervo de fotografias, obras raras, desenhos e plantas originais. É também mais um produto integrado às comemorações dos 200 anos da chegada da Corte ao Brasil.
Em cento e catorze imagens do Rio de Janeiro, desenrola-se a celebração do centenário da abertura dos portos. Estávamos no auge de uma onda de modernização que movia a elite nacional desejosa de integração ao progresso e afinada com os grandes centros mundiais. A República incorporava também um passado grandioso para os brasileiros, associando-se aos eventos que cem anos antes teriam prenunciado o processo de Independência.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um Tiranossauro no Museu- EXPOSIÇÃO NO MUSEU NACIONAL/UFRJ

  
Um Tiranossauro no Museu
Museu Nacional/UFRJ exibe, a partir do dia 17, um T-REX de 65 milhões de anos





Famoso por suas aparições em filmes de Spielberg, o temido T-Rex desembarcou na Quinta da Boa Vista. A partir de 17 de dezembro, o Museu Nacional/UFRJ apresenta a exposição “Um Tiranossauro no Museu”, que exibirá o crânio de quase três metros deste carnívoro que viveu há 65 milhões de anos e que povoa a imaginação popular como o mais temido dos dinossauros. O crânio que será exibido é considerado o mais completo já encontrado no mundo.

Boneca primata

Boneca primata
Pesquisa mostra que filhotes de chimpanzés escolhem brincadeiras diferentes de acordo com o sexo e que fêmeas tratam gravetos como bebês (Wikimedia)
Agência FAPESP
Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos indica que, em condições naturais, os filhotes de chimpanzés tendem a escolher brincadeiras diferentes de acordo com seu sexo, como ocorre em geral com as crianças humanas.

Embora tanto os jovens chimpanzés machos como fêmeas brinquem com galhos, as fêmeas o fazem com mais frequência e, eventualmente, tratam os gravetos como se fossem mães chimpanzés cuidando de seus bebês. O estudo foi publicado na edição de dezembro da revista Current Biology, uma publicação da Cell Press .

CATAVENTO RECEBE A EXPOSIÇÃO EVOLUÇÃO E NATUREZA TROPICAL

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-Iqa8fom3c0DWcXt8ULbDAXMvVp3MI01pYsuYnxJxF5p62_HGYPacPR-yiklDXX4UWKYn7wd6Ia5ExBflVUhpQM2CIKs1TuKQezKL91iWgJfqaPl4QSoMuhSaTdUHWwyv8bACXHaEIq0d/s1600/Cartaz_blog_expo_evolucao.jpg créditos da imagem- MUSEU DA VIDA
Mostra exibe objetos relacionados às viagens e ao trabalho dos naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace. 

Entre os dias 11 de dezembro e 25 de janeiro, o Catavento recebe a exposição Evolução e Natureza Tropical. Organizada pelo Museu da Vida, do Rio de Janeiro, para celebrar o Ano Internacional da Biodiversidade, lançado no início de 2010 pela ONU, a mostra tem como objetivo destacar como os trópicos, e especialmente a biodiversidade brasileira, inspiraram os naturalistas na formulação da teoria da evolução por seleção natural. 


Últimos dias para visitar o Jardim das Borboletas



Um lugar ornamentado por plantas, protegido por rede e habitado por dezenas dos mais lindos e fascinantes insetos do reino animal. Desde sua inauguração, em agosto, o Jardim das Borboletas já recebeu cerca de 14 mil visitantes. Quem ainda não veio conhecê-lo pode aproveitar o início das férias para fazer seu passeio. O espaço encerrará suas atividades em 30 de dezembro.

Resíduos da agroindústria como fonte de fibras para elaboração de pães integrais


Pesquisa desenvolvida nos laboratórios da Universidade com resíduos da agroindústria foi aplicada em ambiente comercial


Pão feito com farinha da casca de cupuaçu
Crédito: Bruno Sanches Rodrigues


Casca de cupuaçu
Crédito: Bruno Sanches Rodrigues


Massa crua modelada
Crédito: Bruno Sanches Rodrigues 

da ESALQ
 A expectativa pelo desenvolvimento da agroindústria e a preocupação com o descarte dos resíduos são fatores que contribuíram para a conclusão de recente pesquisa realizada no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Escola Superior da Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) que, além de caracterizar o objeto de investigação, conquistou sua aplicabilidade.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Alunos da rede pública investigam efeitos das mudanças climáticas

Foto: Divulgação

FAPEAM
 As mudanças climáticas vêm ganhando cada vez mais destaque na pauta mundial. Em Manaus, o assunto sobre as causas dos fenômenos, as negociações internacionais que o tema envolve e seus efeitos sobre a população, tem sido discutido frequentemente.
Com a finalidade de mostrar alguns efeitos das mudanças climáticas no ambiente escolar, caracterizar o tipo de chuva, analisar a temperatura do ambiente e medir a umidade relativa do ar, o professor Euler Erlanger Aparicio dos Santos, da Escola Estadual Desembargador André Araújo, zona Leste de Manaus, elaborou o projeto “Estudo de alguns efeitos das Mudanças Climáticas em Manaus”, realizado no âmbito do Programa Ciência na Escola, (PCE) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC).

ZSEE DE MATO GROSSO BENEFICIA O AGRONEGÓCIO

ZSEE de Mato Grosso – Proposta prevê exclusão de áreas indígenas não homologadas para dar lugar à expansão do agronegócio


Miguel Aparício Suárez

O controvertido processo de desconfiguração do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso, transformado num Zoneamento ruralista que desconheceu 20 anos de estudos técnicos e um amplo processo de debate da sociedade mato-grossense, atingiu nas últimas semanas uma gravidade maior. Formatado de maneira unilateral para dar suporte aos interesses do agronegócio, eliminou pontos básicos como a manutenção de áreas de elevado potencial florestal, a proteção dos recursos hídricos (especialmente, na região das nascentes do Xingu e do Alto Paraguai), a possibilidade de criação de unidades de conservação, o planejamento de áreas de promoção da agricultura familiar e, de modo geral, os direitos das populações indígenas, extrativistas e quilombolas.

Brasileiro bebe mais refrigerante e come menos arroz e feijão


Da Agência Brasil Brasileiro aumenta consumo de comida industrializada, alerta IBGE

O brasileiro está comprando menos arroz e feijão. A aquisição média anual per capita dos produtos, tradicionais na alimentação nacional, teve queda entre os anos de 2003 e 2009. O indicador, lançado nesta quinta (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mede a quantidade de um produto adquirido em um ano por uma família, dividido pelo número de pessoas que a compõem.

O arroz caiu 40,5%, tendo passado da média de 24,5 para 14,6 quilos por pessoa ao longo de um ano. Já o feijão, teve redução de 26,4%, passando de 12,4 para 9,1 quilos. A aquisição de açúcar refinado também diminuiu 48,3% (de 6,1 para 3,2 quilos) no período.

Informação nutricional estará disponível em 60 redes de lanchonetes e restaurantes


  
ANVISA

Mais de 60 redes de lanchonetes e restaurantes de todo Brasil vão disponibilizar informações nutricionais sobre produtos alimentícios que comercializam. A ação é resultado de termo de ajustamento de conduta firmado, no começo de dezembro,  entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público Federal de Minas Gerais e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Eclipse total da Lua marca o início do verão no hemisfério Sul

Na madrugada do dia 21, de segunda para terça-feira, teremos mais um eclipse total da Lua, quando a sombra da Terra será projetada totalmente sobre o corpo do nosso satélite natural. Além do eclipse, o dia será marcado pela chegada do verão no hemisfério sul.
Apesar de ser um belo espetáculo, apenas parte do fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil. Mesmo assim, vale a pena ficar acordado! 

Eclipse dezembro de 2010

O eclipse terá início às 03h29 pelo horário de Brasília e finalizará às 09h04. No entanto, em grande parte do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a Lua cheia se põe por volta das 05h30, interrompendo a observação do fenômeno. Nessas localidades o fenômeno será parcial e a totalidade do eclipse só poderá ser vista durante alguns minutos.

sábado, 18 de dezembro de 2010

COLONIA DE FÉRIAS 2011 SESC RJ NA AGENDA

COLÔNIA DE FÉRIAS 2011 - ESPORTES DE AVENTURA


Sesc Barra Mansa

Inscrições a partir de 1/12. De 2a a 6a, 9h às 18h no setor de matrículas. para crianças de 6 a 10 anos. Programação: Animação, oficinas de artes, passeios (patinação no gelo, brinquedos radicais e esportes de aventura) , aula de dança, gincana, piques, teatro de fantoches, festa e hospedagem no último dia da colônia (mediante autorização dos pais). 25 a 29/1 R$ 120 (comerciários), R$ 170.

Sesc Copacabana

Animação cultural, Oficina de reciclagem, Oficina de Culinária, Higiene bucal, Contação de Histórias, Cinema com pipoca, Oficinas de Capoeira, Taekwondo, Karatê, ginásticas artística e ritmica, Oficinas de esportes de aventura (skate, caiaque, rapel e surf na piscina), Oficina de Meio ambiente, jogos ecológicos e Oficina de Origami. 11 a 28/11, 13h às17h. R$ 40 (comerciários), R$ 60. [livre]

Sesc Niterói

MUITA DIVERSÃO EM JANEIRO NO JBRJ

Colônia de férias no Jardim Botânico em janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
 
No próximo dia 3 começam as atividades da colônia de férias do Projeto Dedo Verde, no JBRJ. Estão programadas caminhadas orientadas, voltadas para o reconhecimento de plantas, cores e texturas, além de palestras sobre plantas medicinais. Após o passeio no Arboreto, as crianças poderão registrar sua vivência em oficinas de modelagem, pintura, dobradura, teatro, jardinagem, além de uma oficina de reciclagem de materiais. A colônia de férias também fará um resgate das brincadeiras antigas no Parque Infantil, com jogos como amarelinha, bola de gude e pé-de-lata.
 
As inscrições, que podem ser feitas por semana ou por diária, já estão abertas na Associação de Amigos do Jardim Botânico, pelo telefone 2239-9742. O projeto vai de 3 de janeiro até 4 de fevereiro. 
 
fonte- JBRJ

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NATAL DA ELETRORECICLAGEM ANTECIPA PRÁTICAS DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO

DO INEA
Fotografia de Luiza Reis Os circuitos dos aparelhos eletroeletrônicos contêm, em média, 17 tipos de metais pesados e produtos tóxicos entre os componentes. Multiplicando-se pelos milhões de computadores, celulares e outros produtos da indústria de bens de consumo que hoje, somente no Brasil, superam em número o de brasileiros, reciclar é questão de sobrevivência.

O argumento deu tom ao início da campanha Natal da EletroReciclagem, nesta quarta-feira (15/12), na estação Carioca do Metrô, no Centro do Rio, aberta pela Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira e pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Carlos Minc.

Museu promove concurso de vídeo de difusão científica



Está aberta a inscrição para o Minuto Científico, concurso de vídeos de difusão científica latinoamericana e caribenha, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A premiação será dia 30 de maio de 2011, na 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPop), realizada em Campinas (SP), de 29 de maio a 2 de junho.

INPE inaugurará supercomputador para previsão de tempo e estudos de mudanças climáticas

Na terça-feira (21/12), às 11 horas, será inaugurado em Cachoeira Paulista o Tupã, como foi batizado o novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o Tupã está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos em mudanças climáticas.

Da cerimônia, que será conduzida pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, participam o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, representando o ministro Sergio Rezende; e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique de Brito Cruz.

MMA e Serviço Florestal iniciam atividades para o Inventário Florestal Nacional


Jefferson Rudy/MMA
Foto MMA e Serviço Florestal iniciam atividades para o Inventário Florestal Nacional
Informações poderão ser utilizadas para elaborar políticas públicas e subsidiar o Brasil em fóruns internacionais

Carine Correa/MMA
As florestas brasileiras terão uma atenção a mais a partir de agora. O Governo Federal vai começar a inventariar a qualidade, quantidade e as regiões florestais em todo o País, e os dados atualizados servirão como informações precisas para a elaboração de políticas públicas de uso e conservação destes recursos naturais.