Neste mês de setembro, o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, continua com a exposição “Arqueologia vai à escola”, realizada em parceria com o GEA (Grupo de Estudos Arqueológicos) da Fundação Araporã. A exposição tem entrada gratuita.
Prefeitura Municipal de Araraquara
O projeto tem como objetivo despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental pela Arqueologia e pela experiência do fazer científico. Um de seus objetivos é mostrar que a Arqueologia é uma ciência com teoria, métodos e técnicas próprias e que permite relacionar diversos conhecimentos, proporcionando realizar um trabalho multidisciplinar dentro e fora da sala de aula - e não apenas entender a Arqueologia como um apêndice da História e da Antropologia.
A arqueologia é apresentada como uma ciência que ajuda a compreender a história, baseada na análise da cultura material produzida pelos seres humanos. A ideia é que as ações educacionais do projeto auxiliem na compreensão dos conteúdos escolares, já que colocam em prática o conhecimento aprendido em sala de aula.
"Arqueologia vai a Escola" é o resultado de um trabalho realizado em três escolas de Araraquara: EMEF Hermínio Pagoto (Assentamento Bela Vista), EE Antônio Joaquim de Carvalho, e Pueri Domus.
No Pueri Domus foi desenvolvido o projeto piloto. O trabalho se deu em cinco etapas: conversa com alunos sobre os conceitos do tema, métodos e técnicas adotados; depois uma oficina de cerâmica indígena. A terceira etapa foi uma atividade de campo que constou na simulação de uma escavação arqueológica de um sítio previamente montado pelas pessoas envolvidas. A quarta etapa foi a análise do material encontrado e, por último, uma exposição montada na escola mostrando o resultado do trabalho.
Na EMEF Hermínio Pagoto, também foram realizadas a conversa com os alunos e a oficina cerâmica. Um trabalho de campo, que implicou a visita ao antigo casarão e ao terreiro de café do Assentamento Bela Vista, uma oficina de técnicas de pintura de cerâmica indígena e uma exposição com o resultado final do trabalho.
Já os alunos da EE Antônio Joaquim de Carvalho – como o prédio da escola está sendo reformado e foi encontrado um esqueleto nele – além das etapas inicias do projeto, foi implementada a questão da morte e suas representações dentro das diferentes culturas, por meio de um jogo de "caça ao tesouro".
SERVIÇO:
Exposição “Arqueologia vai à Escola”
Local: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Rua Voluntários da Pátria, esquina da Av. Portugal – Centro)
Até 29 de setembro
Grátis