CURSOS, ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADOS



USP lança Programa de Pós-Graduação em
Sustentabilidade


da Agência FAPESP
A Universidade de São Paulo (USP) lançará na semana que vem, durante a RIO+20, o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.
É o primeiro programa stricto sensu do gênero no Brasil e o primeiro doutorado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), campus Leste da USP. O curso foi aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terá processo seletivo no segundo semestre.
“O programa se propõe a formar profissionais capazes de inserir as ações necessárias à implementação de princípios e práticas de sustentabilidade nas atividades que se referem ao uso e à preservação de recursos naturais pelas sociedades atuais”, disse o professor Marcelo Nolasco, coordenador do programa.
Segundo Nolasco, o programa terá duas abordagens. A abordagem conceitual e teórica tratará de uma nova forma de pensar a utilização de recursos a partir da qual todos os problemas devem buscar soluções que passem por ações e resultados sustentáveis.
“E a abordagem instrumental buscará formar o egresso nas áreas de conhecimento relacionadas às práticas baseadas em sustentabilidade e capacitá-lo a conhecer, desenvolver e aplicar políticas, instrumentos e técnicas consolidados ou novos”, disse.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade é apoiada em duas linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia Ambiental e Gestão Ambiental.
O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH prevê a formação de pesquisadores, mestres e doutores com perfil interdisciplinar e está voltado à construção de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos necessários para uma agenda da sustentabilidade no Brasil.
Entre os docentes do novo programa estão pesquisadores renomados como Adolpho José Melfi (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e reitor da USP de 2001 a 2005), Jean Paul Metzger (Instituto de Biociências) e Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina).
Mais informações sobre o programa: http://each.uspnet.usp.br/sustentabilidade (site será lançado esta semana), sustentabilidade-each@usp.br e (11) 3091-8197 


La Universidad Autónoma de San Luis Potosí,
a través de su Agenda Ambiental, en colaboración con
la Organización de las Naciones Unidas para la Educación,
la Ciencia y la Cultura (UNESCO)
Convocan al


180 horas
Noviembre de 2011 a marzo de 2012
Dirigido a:
Docentes y formadores de docentes de educación básica y educación secundaria de América Latina y el Caribe interesados en desarrollar competencias para incorporar la perspectiva de desarrollo sostenible en su práctica pedagógica.

Cupo 1a. Edición: 60 participantes

Inscripción

15 octubre a 11 de noviembre 2011
Pagos:
Del 14 de noviembre al 2 de diciembre de 2011
Inicio del módulo 1:
14 de noviembre de 2011
Fin del diplomado: 
30 de marzo de 2012
Mayores informesdiplomadoEDS@uaslp.mx



BIODIVERSIDADE E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO É TEMA DE MESTRADO


Desde 2010, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidae (ICMBio) e a Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ) vêm dialogando e construindo parceria para a realização do Mestrado Profissional Biodiversidade e Unidades de Conservação. As inscrições estarão abertas no período de 15 de setembro a 21 de outubro, para o exame de seleção ao curso. As inscrições deverão ser efetuadas por meio da ficha de inscrição eletrônica disponível no site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na área Ensino / Pós-graduação / Mestrado Profissionalizante, e também em Seleção / Edital de Seleção.

Serão oferecidas até 25 vagas para a turma de 2012, sendo que sete servidores do ICMBio contarão com o apoio da autarquia para participar do mestrado, após aprovação no processo seletivo. O curso tem como objetivo promover a participação de profissionais já atuantes no mercado de trabalho, manuter o vínculo empregatício e a continuidade de suas atividades profissionais, oferecendo grade de disciplinas condensadas e disponibilizando docentes para orientação à distância. Com isso, valoriza-se a inserção da experiência profissional relacionada ao conhecimento em gestão da biodiversidade de unidades de conservação.

O processo de seleção será composto de quatro fases: avaliação do Plano de Trabalho; análise do Curriculum vitae e histórico escolar; entrevista; e prova escrita de inglês. Cada uma dessas etapas terá nota variando de zero a 10 e peso 1, exceto a prova de inglês que terá peso 2. A seleção terá como base os méritos individuais do candidato e de seu Plano de Trabalho. Caso seja necessário, o ICMBio tem a prerrogativa de fazer seleção própria, que consider outras prioridades. 

A lista das inscrições homologadas, com os nomes dos candidatos que atenderam aos requisitos estabelecidos neste Edital, será divulgada no endereço http://www.jbrj.gov.br/, a partir do dia 26 de outubro.

Mais informações acesse o site do JBRJ, clicando aqui

Orientações e esclarecimentos para a participação dos servidores do ICMBio serão realizadas pela Educação Corporativa do ICMBiocapacitacao@icmbio.gov.br, ou pelos telefones (61) 3341.9162 e (61) 3341.9172.




Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280

Projeto sobre mudanças climáticas seleciona bolsista na área de computação 




O projeto temático “Impactos de Mudanças Climáticas sobre a Cobertura e Uso da Terra em Pernambuco: Geração e Disponibilização de Informações para o Subsídio a Políticas Públicas”, realizado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), seleciona bolsista de nível superior na área de computação.

É necessário ter conhecimento e experiência em Linux (instalação, configuração), servidor Apache, PHP, bancos de dados relacional e alguma linguagem de programação. É desejável conhecimento de modelo de entidades e relacionamentos  (MER) e noções de UML. Os candidatos devem ter nível superior na área de computação.

Junto a outras atividades do projeto, o bolsista atuará na criação e implementação de sistemas de armazenamento, tratamento e recuperação de dados ecofisiológicos e da interação biosfera-atmosfera.

A duração da bolsa é de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, e a remuneração é de acordo com a tabela TT-3 (Treinamento Técnico - 3) da Fapesp.

Os currículos devem ser enviados aos cuidados de Jean Ometto (jean.ometto@inpe.br) e Luiz Felipe Rezende (luiz.rezende@inpe.br).

Mestrado em Aquicultura ligado ao Inpa abre 

processo seletivo
Programa recebeu conceito 4 da Capes (Foto: 
Eduardo Ono)
O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-Aqui), parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins),  informa a abertura de processo seletivo de mestrado para 15 vagas, para ingresso no semestre letivo que iniciará em março de 2012. As inscrições acontecem até o dia 28 de outubro.
Poderão candidatar-se graduados ou graduandos do último período de cursos superiores em Ciências Biológicas e Agrárias ou áreas afins realizados em instituições nacionais ou internacionais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário o preenchimento da ficha de inscrição disponível aqui. Mais informações confira no edital disponível aqui.
O curso tem o apoio da infraestrutura do Departamento de Zooologia Aplicada da UniNilton Lins, dos Laboratórios de Aquicultura, Biologia Aquática, Ecofisologia  e Evolução Molecular (Leem)  e Tecnologia de Alimentos do Inpa e dos Departamentos de Ciências Pesqueiras e Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A sala de aula, onde são ministradas as disciplinas, encontra-se no prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, bloco Unicenter da Universidade Nilton Lins.
Essa ampla associação se expressa, entre outros aspectos, pela total isenção de mensalidades, sendo o curso, totalmente gratuito. “Sua criação foi motivada pelo crescimento dessa atividade produtiva na Região Amazônica e pela inexistência de um curso de pós-graduação capaz de formar profissionais, em nível de mestrado e doutorado, nesta área de conhecimento”, comenta Elizabeth Gusmão, vice-coordenadora do PPG-Aqui.
“Esse programa está sendo oferecido sem ônus para os alunos e certamente contribuirá para o crescimento qualitativo do setor, com o objetivo de qualificar profissionais na área de aquicultura no trópico úmido capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade e a melhoria da qualidade de vida do homem amazônico”, ressalta Gusmão.
As aulas práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa dos alunos têm o apoio das Estações de Piscicultura de Balbina (Sepa/Sepror), município de Presidente Figueiredo (AM), do Inpa e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além das parcerias com fazendas de piscicultura nas proximidades de Manaus.
Fonte: MCT



FONTES PÚBLICAS, PRIVADAS E CIVIS DE


 FINANCIAMENTO DE PROJETOS -


ONDE- SESC RIO

OBJETIVOS DO CURSO:

Detalhar a agentes culturais e demais interessados as principais formas e fontes de recurso financeiro para projetos culturais, bem como distinguir as principais instituições financiadoras do mercado cultural brasileiro. 

Datas: 

19,21, 26 e 28 de setembro

Segundas e quartas

Horário: 13h às 18h

Local: Escola de Qualificação Profissional

(Anexo Secretaria Municipal de Educação)

Rua Vereador Manoel de Macedo, 1040, Centro - Tanguá

Inscrições pelo tel: 2747- 4113

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PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - TURMA 2012

            O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGCom/UFJF, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado em Comunicação - turma 2012.O Mestrado em Comunicação tem como área de concentração “Comunicação e Sociedade”, articulada em duas linhas de pesquisa: “Estética, Redes e Tecnocultura” e “Comunicação e Identidades”.

1 - DA ESTRUTURA CURRICULAR:
            A integralização do Programa exige a obtenção de, no mínimo, 27 (vinte e sete) créditos, distribuídos da seguinte forma: a) 06 créditos de disciplinas obrigatórias; b) 09 créditos de disciplinas optativas; c) 12 créditos da dissertação de Mestrado.            O Programa deverá ser integralizado em vinte e quatro (24) meses, no máximo, e doze (12) meses, no mínimo, incluída a aprovação da dissertação de Mestrado.

2 – DAS INSCRIÇÕES:
            2.1. Período: As inscrições serão realizadas de 15 de agosto a 17 de outubro de 2011, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria do PPGCom/UFJF, Faculdade de Comunicação – Campus Universitário;            2.2. Público: Portadores de diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC.            2.3. Documentos necessários:a) requerimento de inscrição em formulário próprio acessado no sítio do PPGCom/UFJF www.ppgcom.ufjf.brb) 3 (quatro) cópias do Curriculum vitae, modelo Lattes - CNPq, acompanhadas de uma cópia dos comprovantes (é recomendável a inclusão de cópia da monografia de bacharelado, se houver);c) 1 (uma) foto 3x4 recente;d) 1 (uma)  fotocópia simples do documento de identidade e do CPF;e) 1 (uma)  fotocópia simples da comprovação de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de brasileiro e, em caso de estrangeiro, comprovação de regularidade de estadia no país;f) 2 (duas) fotocópias autenticadas da certidão de nascimento ou casamento;g) 2 (duas) fotocópias autenticadas do diploma de graduação ou documento que comprove a conclusão da graduação antes do início do curso de Mestrado, em março de 2010;h) 1 (uma) fotocópia simples do histórico escolar do curso de graduação;i) Cópia do comprovante de depósito no valor de R$ 100,00 (cem reais), no Banco do Brasil, agência 0024-8, conta corrente 205.229-6, FADEPE/PPG em Comunicação.
Obs.: Serão aceitas inscrições realizadas pelo candidato ou seu procurador na secretaria doPPGCOM/UFJF com a documentação completa ou por correspondência, sendo nestecaso obrigatório ao candidato apresentar os originais dos documentos comprobatóriosno dia da prova escrita. No caso das inscrições por correspondência será considerada adata de postagem da documentação.

3 – DO NÚMERO DE VAGAS:
3.1. O número de vagas é 20 (vinte), das quais 10 (dez) para a linha de pesquisa Estética, Redes e Tecnocultura e 10 (dez) para a linha de pesquisa Comunicação e Identidades. O Programa não se compromete a preencher todas as vagas.

4 – DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
4.1. Avaliação, de caráter eliminatório, pelo orientador indicado pelo candidato no formulário de inscrição entre os professores permanentes e colaboradores, de projeto de dissertação com vinculação direta à ementa de uma das duas linhas de pesquisa do Programa, elaborado conforme as normas previstas neste edital. Quatro cópias do projeto deverão ser entregues no ato de inscrição, até o dia 17 de outubro de 2011, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria do PPGCom/UFJF, Faculdade de Comunicação – Campus Universitário;4.2. Arguição oral do projeto de dissertação incluindo entrevista do candidato pela Comissão de Seleção, de caráter eliminatório, a ser realizada nos dias 22, 24 e 25 de novembro de 2011, na Faculdade de Comunicação, de acordo com calendário específico a ser divulgado, baseada no projeto de dissertação; na apreciação do curriculum vitae e nos documentos referentes à história acadêmica do candidato;4.3. Prova escrita de caráter eliminatório, tendo por base a bibliografia mínima definida neste Edital, a ser realizada no dia 30 de novembro de 2011 na Faculdade de Comunicação, com início às 14h e término às 17h;4.4. Prova escrita de suficiência em língua estrangeira, de caráter classificatório, consistindo na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do programa, redigido em inglês ou francês, a ser realizada no dia 13 de dezembro de 2011, na Faculdade de Comunicação, com início às 14h e término às 17h. A opção do candidato pela prova em inglês ou francês deverá ser assinalada na ficha de inscrição.

5 – DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO:
6.1. O projeto de dissertação elaborado pelo candidato deverá conter: identificação do candidato; título provisório; linha de pesquisa; indicação de orientador entre os professores permanentes e colaboradores; delimitação do tema; justificativa; objetivos; referencial teórico; metodologia e bibliografia. O projeto não deverá exceder 8 (oito) páginas, de acordo com as seguintes normas: fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas 1,5 cm; margem superior 3 cm, margem inferior 3 cm, margem direita 3 cm, margem esquerda 3 cm.6.2. O projeto deverá explicitar, de forma clara, sua relevância para o PPGCom/UFJF, para a Linha de Pesquisa para a qual o candidato está se inscrevendo e sua articulação com o perfil do orientador indicado.6.3. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70,0 (setenta).

6 – DA ARGUIÇÃO ORAL COM ENTREVISTA:
7.1. A arguição oral, de caráter eliminatório, consiste na apresentação pelo candidato do projeto de dissertação e de suas possibilidades de realização à Comissão de Seleção; e inclui entrevista com análise do curriculum vitae, dos documentos referentes à história acadêmica do candidato e sua disponibilidade para dedicação ao Programa.7.2. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70,0 (setenta);

7 – DA PROVA ESCRITA:
5.1. A prova escrita terá a duração de três horas e deve se basear na bibliografia indicada neste Edital;5.2. Não será permitida consulta bibliográfica;5.3. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70,0 (setenta);5.4. Bibliografia de referência:a) McLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1969.b) MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1987.c) SANTAELLA, Lucia. A Ecologia Pluralista da Comunicação: conectividade, mobilidade, ubiqüidade. São Paulo: Paulus, 2010.c) JENKINS, Henry; Alexandria, Susana. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.d) CAIAFA, Janice.  Aventura das cidades - ensaios e etnografias.  Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

8 – DA PROVA DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
8.1. A prova escrita de suficiência em língua estrangeira terá a duração de três horas;8.2. Será permitida a utilização de dicionários durante a prova;8.3. O candidato que obtiver nota inferior a setenta (70,0) deverá prestar novo exame até 90 dias após o início das aulas. Caso seja novamente reprovado, o candidato será desligado do PPGCom/UFJF.

9 – DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:
9.1 Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente da soma total dos pontos obtidos em cada uma das etapas, de acordo com os seguintes pesos:a) análise do projeto de dissertação pelo orientador indicado: peso 3(três);b) argüição oral do projeto e entrevista pela Comissão de Seleção: peso2 (dois);c) análise do currículo pela Comissão de Seleção: peso 2 (dois);  c) prova escrita: peso 3 (três);9.2. Critérios de desempate: 1) soma das etapas a e b, acima; 2) nota da prova escrita.

10 – DOS RESULTADOS:
10.1. A divulgação dos resultados será feita sempre a partir das 15h, no quadro de avisos da Coordenação do PPGCom/UFJF, na Faculdade de Comunicação, e no endereço eletrônico: www.ppgcom.ufjf.br, obedecendo ao seguinte calendário:
a) resultado da análise do projeto pelo orientador indicado: 21 de novembro de 2011;b) resultado da argüição oral do projeto, entrevista e análise do currículo: 28 de novembro de 2011;c) resultado da prova escrita: 12 de dezembro de 2011;d) classificação final: 16 de dezembro de 2011.
10.2. Não serão fornecidos resultados por telefone.

11 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
11.1. À Comissão de Seleção caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.11.2. A documentação dos candidatos não classificados deverá ser retirada na Secretaria do PPGCom/UFJF até 30 de março de 2012.11.3. Os candidatos aprovados deverão comparecer a uma reunião obrigatória, no dia 16 de dezembro de 2011, às 14h, na Faculdade de Comunicação.11.4. Outras informações somente pelo e-mailsecretariappg.facom@ufjf.edu.br .

                        


NOVO PROGRAMA DE DOUTORADO EM ESPANHOL E EM PORTUGUES

A "Northwestern University", na região de Chicago, convida interessados para que se candidatem ao novo programa de doutorado de literaturas e culturas em espanhol e português para começar no ano letivo 2012-2013. Os alunos admitidos recebem cinco anos de financiamento, 2 de bolsa completa, 3 de Teaching Assistanship, além do verão, em que poderão fazer pesquisa em qualquer cidade ou país.
Apesar de todos os alunos do programa terem de cumprir cadeiras em literaturas de línguas espanhola e portuguesa, o projeto de pesquisa pode ser em literatura brasileira, africana, comparada ou interdisciplinar.A Northwestern U. tem a maior biblioteca de assuntos africanos do mundo.
Além das especialidades do corpo docente do departamento, a Northwestern tem interesse particular em incluir alunos nas seguintes áreas:
- Critical Studies in Theater and Performance
-Critical Theory
-Gender Studies
-Rhetoric and Public Culture
-African Studies (Moçambique, Angola e outras literaturas africanas comparadas)
-Jewish Studies

As inscrições estão abertas até dezembro de 2011
Para maiores informações, favor escrever para:
Cesar Braga-Pinto
Associate Professor of Brazilian and Comparative Literature
c-braga-pinto@northwestern.edu
Cesar Braga-Pinto
Associate Professor of Brazilian Studies
Director of Undergraduate Studies
Department of Spanish and Portuguese
Northwestern University
Crowe 2-163
Phone: 847-467-8129
1860 Campus Drive
Evanston, IL 60208