do JBRJ
Mais de um século depois da publicação da Flora Brasiliensis (1840-1906) por Martius e colaboradores, o Brasil finalmente ganhou, em 2010, uma lista completa de todas as suas espécies de plantas e fungos conhecidos, com a publicação, pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Lista de Espécies da Flora do Brasil, que agora tem sua primeira atualização, com muitas novidades.
Em sua edição 2011, a Lista disponibiliza imagens, inclusive de tipos nomenclaturais, graças à colaboração com o INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Foram acrescentadas também informações como formas de vida e substrato, diferenciadas em relação às Algas, Briófitas, Angiospermas + Gimnospermas + Pteridófitas e, em relação aos Fungos, além de dados sobre a ocorrência das espécies em diferentes tipos de vegetação e a distribuição das Algas por Regiões Hidrográficas. Outra novidade são as estatísticas que sintetizam a riqueza de espécies por estados, regiões e domínios fitogeográficos.
Além disso, a lista agora é dinâmica. Toda informação validada pelos especialistas é imediatamente acessível online de maneira livre e aberta a todos os interessados, sem distinção. A Lista de Espécies da Flora do Brasil está disponível no endereço http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011 .O desenvolvimento e a manutenção do sistema estão a cargo do Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA.
O projeto tem apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).