DA ONUBR
Lançada durante a sétima edição do Fórum Juventude UNESCO, a campanha Tour Voz da Juventude irá ouvir, durante dois anos, os desejos por mudanças dos jovens no mundo e em suas comunidades. A campanha foi criada pelo Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, o brasileiro Nizan Guanaes, e promete levar as ideias dos jovens para o próximo Fórum da Juventude da UNESCO, em 2013.
A proposta é realizar a ação nos mesmos moldes do revezamento da tocha olímpica, onde várias pessoas e atletas carregam a tocha por várias cidades até chegar a cidade anfitriã das Olimpíadas. Só que no lugar de esportistas, diferentes personalidades transportarão o microfone e irão fazer isso de uma maneira que se aproxime do universo jovem, como paraquedismo e skate.
A edição 2011 do Fórum ocorreu em Paris, entre os dias 17 e 20 de outubro, e contou com cerca de 245 jovens delegados de 193 países, além de mais de 250 observadores da sociedade civil. Entre eles estavam dois jovens de comunidades carentes do Brasil, que após se envolverem nas ações do “Criança Esperança” e no Programa “Escola Aberta”, optaram por abandonar o tráfico de drogas.
A representação brasileira também contou com os delegados do Conselho Nacional de Juventude, a Coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto e a Embaixadora Maria Laura, Delegada permanente do Brasil junto à UNESCO.
Entre os dias 23 e 27 de outubro, os alunos da Orquestra de Cordas do AfroReggae e da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense também estarão em Paris. Lá, eles irão inaugurar a exposição “Open UNESCO” – uma amostra das ações desenvolvidas pelos países membros em todo o mundo. As apresentações acontecem durante a Conferência Geral da UNESCO.