quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SUCATA TRANSFORMADA EM RECURSO DIDÁTICO


Aluno da Escola de Aplicação confeccionando
a Cobra Maluca com cuba de ovos.



por Ericka Pinto 
foto Jéssica Maia
UFPA-

Imagine uma simples garrafa PET dando origem a bonecos, a jogos e a outros brinquedos que a criatividade permitir. Se o destino desse material era o lixo, isso começa a mudar nas escolas de ensino básico e fundamental dos municípios de Abaetetuba e Barcarena e na Escola de Aplicação, em Belém. A iniciativa é do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF) do Campus da Universidade Federal do Pará, em Abaetetuba.

Tudo começa a partir de atividades lúdicas que envolvem professores e alunos. Eles utilizam papelão, palito de churrasco, cuba de ovos, latas, vidros, rolhas de cortiça, entre outros materiais que seriam descartados nas lixeiras ou no meio ambiente. Para auxiliar na confecção dos brinquedos, tesoura, cola e tintas guache e para tecido não podem faltar. Com o material em mãos, basta a garotada soltar a imaginação.

Alguns brinquedos transformam-se em personagens, entre eles, estão: Cavalo Marinho (feito com garrafa PET), Garota Vareta (palito de churrasco e rolha de cortiça), Senhor PET (palhaço feito de garrafa PET), Palhaço Maluco (garrafa de iogurte e tampinhas de PET), Cobra Maluca (cuba de ovos), Jogo de Pega (feito com PET e bola de papel), Jogo de Vai e Vem (PET e barbante).

Mostrar que a reciclagem pode contribuir para a preservação do meio ambiente é a proposta desenvolvida pelo GEPEIF, por meio do Projeto de Extensão "Reciclando para preservar e educar: transformando sucatas em brinquedos para educação das crianças das escolas de educação infantil e ensino fundamental". "O objetivo é continuar implementando práticas metodológicas inovadoras, utilizando o brinquedo para educação e inclusão social. Ao mesmo tempo, contribuir para a construção de uma consciência ecológica sustentável e ambientalmente responsável entre os alunos da Escola de Educação Básica", ressaltou o coordenador do Projeto, professor Waldir Ferreira de Abreu.

Alunos dos cursos de Licenciatura são multiplicadores


O Projeto, atualmente na terceira etapa, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) e da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) da Escola de Aplicação. A primeira etapa foi a preparação de doze estudantes do curso de Graduação em Pedagogia para atuarem como multiplicadores. As atividades tiveram início em junho de 2011.



A segunda etapa envolveu professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de licenciatura do Campus de Abaetetuba. Eles são capacitados por meio de oficinas ministradas pelo Grupo de Pesquisa para uso do brinquedo reciclado como recurso didático em sala de aula. A terceira e última fase do Projeto corresponde à capacitação das crianças, sendo, desta vez, os professores os responsáveis pelas oficinas, sob a orientação do Grupo de Pesquisa. Em Belém, as três etapas já ocorreram na Escola de Aplicação.

Em Barcarena, 80 professores e 30 alunos participaram das oficinas no mês de dezembro, na Casa do Professor. A próxima atividade no município deve ocorrer em fevereiro deste ano, com a participação de crianças de 30 escolas. "Nossa meta era atingir 100 professores, 150 alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática e 300 crianças. No momento, já atingimos boa parte do público-alvo. Acredito que, até o final do Projeto, em junho do ano que vem, vamos ultrapassar a meta", comemora o professor Waldir Ferreira de Abreu.

Atividades – As atividades do Projeto envolvem: oficinas de novas metodologias de ensino com o uso do brinquedo na sala de aula; curso de reciclagem de sucatas e construção de brinquedos e brincadeiras para os alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras nos campi de Abaetetuba e Barcarena; palestras sobre reciclagem e preservação do meio ambiente e minicursos, oficinas e vivências pedagógicas para professores.

O Projeto também prevê a realização de cursos de formação continuada para os professores da rede de ensino de Abaetetuba e Barcarena; seminário sobre criança e preservação do meio ambiente e elaboração de cartilha-livro ensinando a confeccionar brinquedos a partir da sucata.

De acordo com o professor Waldir Ferreira de Abreu, a experiência de transformar sucata em brinquedo e utilizá-lo como recurso pedagógico já existe em escolas do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Um dos projetos foi desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio (UERJ). "O retorno desse trabalho é uma maior consciência ecológica e ambiental por parte daqueles que estão envolvidos no Projeto. Eles desenvolvem uma relação diferente com aquele material que se tornaria lixo. Além disso, o professor percebe o potencial do brinquedo como recurso metodológico para as crianças", avalia.

A estudante Jéssica Maia de Souza, do curso de Pedagogia, participou das oficinas como multiplicadora. "Mostramos, de forma lúdica, como é possível transformar esses objetos que seriam descartados. Participar dessa iniciativa foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora", afirmou a aluna.