sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Movimentos sociais criticam privilégios ruralistas no avanço do Código


Vivian Fernandes,
De São Paulo, da Radioagencia NP/BRASILDEFATO

Reunião das comissões de Agricultura (CRA) e de Ciência e Tecnologia (CCT)
para apreciar e votar o novo Código Florestal - Foto: Antonio Cruz/Abr
O texto-base do projeto de alteração do Código Florestal foi aprovado na última terça-feira (8) pelas Comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. A votação das emendas ao projeto foi transferida para a quarta-feira (9). Os movimentos sociais que atuam na Via Campesina acreditam que o texto que tramita no Senado permanece privilegiando os ruralistas.

O parecer de reforma do Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Diversas organizações ambientalistas e sociais se posicionam contrárias à mudança.
Entre as críticas dos movimentos sociais, está a anistia aos produtores rurais que cometeram crimes ambientais até julho de 2008, além do aumento do desmatamento e da redução das Áreas de Preservação Permanente.
Depois de aprovado por estas comissões, o parecer do relator Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) segue para a Comissão de Meio Ambiente antes de ir para votação em plenário. Para entrar em vigor, o Projeto de Lei de reforma do Código Florestal passa por análise da Presidência da República. 
*Com informações da Agência Brasil e da página do MST