quarta-feira, 25 de maio de 2011

SBPC terá Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC)
Arte/Divulgação
 Entre 6 e 20 de julho será realizada, durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (RA/SBPC), a Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC). Destinada a estudantes de jornalismo de todo o País, a escola terá a coordenação pedagógica de Graça Caldas (Labjor/Unicamp) e contará com aulas práticas. Todos os participantes selecionados receberão bolsas de estudo (transporte/alimentação/hospedagem).
A escola de inverno é um curso de imersão em Jornalismo Científico, intensivo com aulas práticas e teóricas. Durante a EBJC, os alunos terão contato direto com a comunidade científica brasileira e também participarão de dois seminários introdutórios sobre o Cerrado, para conhecerem mais sobre as riquezas naturais do bioma, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Na RA da SBPC, os estudantes produzirão um blog temático e, para tanto, terão acesso às palestras e coletivas de imprensa.

A coordenação pedagógica é da jornalista e pesquisadora Graça Caldas (Labjor/Unicamp). Integram o corpo docente os jornalistas e pesquisadores Wilson Bueno (Umesp) e Mariluce Moura, editora da Revista Pesquisa Fapesp e nova presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Audre Alberguini, coordenadora do curso de Jornalismo do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca) e Heloisa Dias, assessora especial da Embrapa, Brasília.

Nesta primeira edição da EBJC serão oferecidas cinco bolsas nacionais (um estudante por região) e cinco bolsas para os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição onde se realiza a 63ª RA. "A EBJC objetiva atrair para a divulgação científica os melhores estudantes de Jornalismo e fomentar o debate sobre Ciência e Educação em todo o Brasil", explicou Adriana Lima, diretora de Projetos da Cohen Comunicação, empresa especializada na organização de eventos científicos e idealizadora da EBJC.

Para sua realização, a Escola tem o apoio institucional da SBPC, da ABJC, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), do Instituto Sangari e da empresa Qualis A Sites e Editoração. Novas edições da Escola serão realizadas, anualmente, sempre paralelamente às reuniões da SBPC.

Segundo Ana Ferreira, diretora de Eventos da Cohen, para se inscrever é necessário que o estudante envie currículo, histórico escolar, carta de recomendação, um breve texto sobre 'Cerrado' (15 a 20 linhas), e pague uma taxa de R$ 30, até o dia 18 de junho.  A inscrição e informações complementares estão no site www.ebjc.com.br.

Agência FAPEAM
(Com informações da EBJC)