sexta-feira, 6 de maio de 2011

SUA CIDADE, SEU MUNDO

Faça alguma coisa por sua cidade 

Da Agenda 2020



Porto Alegre, RS, Brasil - Eurivan Barbosa
Seja sincero. Em 2010, quanto do seu tempo você doou para a sua rua, seu bairro ou sua cidade? Você participou de alguma atividade voluntária? De alguma forma você ajudou a melhorar o ambiente em que sua família vive? Você deu algum exemplo para o seu filho da importância de participar de atividades da sua comunidade? Foram quantos dias ou horas?

Eu fiz muito pouco. Escassas horas. 



Talvez o mais importante desse meu balanço de contas com Porto Alegre tenha sido que fiz poucas coisas erradas que prejudicassem a nossa cidade. Dia desses estava pensando junto com meus familiares que se todos nós não cometêssemos essas infrações diárias, a vida já seria muito melhor. 

Não jogar lixo nas ruas, por exemplo. Tóquio não tem lixeiras porque os seus moradores não jogam lixo nas ruas. Simples. Se você está interessado em colaborar com seu bairro e sua cidade ou até mesmo o Rio Grande do Sul, sugiro quatro formas de você ajudar.

A primeira é através da entidade Parceiros Voluntários, que possui uma rede presente em 82 cidades gaúchas. Sempre há uma maneira de contribuir. A segunda é a Galera 2020, que nasce da Agenda 2020, mas é para os jovens que desejam sonhar com um Rio Grande do Sul melhor para se viver e trabalhar. 

A terceira é a própria Agenda 2020, que precisa de ajuda de voluntários, especialistas ou não. A quarta é o V Congresso da Cidade, que tem como um dos temas o cuidar da cidade. Seja um cuidador de Porto Alegre. Na verdade, existem centenas de caminhos para auxiliar nossa comunidade. Escolha um e dedique uma hora por semana à causa escolhida. Faça alguma coisa.
Autor: Inácio Knapp
e-mail: inacio@polors.com.br