sábado, 30 de junho de 2012

Ecobags gigantes da Campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco"


por ECOZINHO
As ecobags gigantes da Campanha " Vamos tirar o planeta do sufoco" ficaram expostas durante o mês de janeiro e fevereiro em locais de grande concentração na cidade de São Paulo e na cidade de Itu. A arte foi assinada pela ATTACK  Intervenções Urbanas, do renomado artista plástico Eduardo Srur, criador da  obra. Feitas com material reciclado, as sacolas gigantes pesavam cerca de 600 kg e mediam mais de 4 metros de altura. 
A campanha da APAS (Associação Paulista de Supermercados) pretendeu conscientizar a população e estimular o debate sobre a preservação ambiental. 

Itu lança sacola reutilizável de "Itu"
Praça da cidade de Itú

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uranio Film Festival exibe 54 filmes no MAM até 14 de julho

ur-is-it
O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear foi criado, em 2010, no Rio de Janeiro


Ele é o primeiro festival mundial de filmes independentes sobre toda cadeia da energia nuclear e dos riscos da radioatividade: da mineração de urânio às centrais nucleares, bombas atômicas e lixo radioativo.
Césio 137 - Roberto Pires
O festival quer especialmente dar visibilidade aos vários diretores "nucleares" que muitas vezes arriscam suas próprias vidas para realizarem este trabalho, como por exemplo Roberto Pires, autor de "O Pesadelo de Goiânia" (1989). Roberto Pires morreu de câncer, em 2001, provavelmente por causa da contaminação com o césio 137, durante a produção deste importante filme sobre o acidente com césio em Goiânia – o Chernobyl do Brasil. Com os seus prêmios "Yellow Oscar" para curtas e longas metragens, o festival quer estimular novas produções sobre o assunto nuclear, um assunto de interesse público e fundamental para a sobrevivência da Humanidade.
Depois do Rio de Janeiro, o festival viaja para outras cidades do Brasil e do Mundo.

Cidades Sustentáveis é apresentado em Diadema, Ribeirão Pires e Guaratinguetá


O programa, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, recebeu a adesão de candidatos a prefeito e dirigentes partidários


da rede nossa São Paulo
Programa Cidades Sustentáveis (PCS), elaborado pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, foi apresentado em mais três cidades paulistas. Na última segunda-feira (25/6), o debate sobre a plataforma, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, ocorreu na Câmara Municipal de Diadema.
A apresentação, feita por George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, foi para uma plateia formada por dirigentes partidários, pré-candidatos ao Executivo e Legislativo, além de militantes. Entre os participantes estavam a deputada estadual Regina Gonçalves e o candidato à prefeitura de Diadema, Lauro Michels, ambos do PV.

Conexões Vale do Ribeira promove imersão em três quilombos da região


créditos da imagem: itariri.sp.gov.br


O ISA, o Núcleo Oikos, o Instituto EcoSocial e a Tory- Viaje na Sustentabilidade promovem em julho uma viagem de imersão como parte do projeto Conexões Vale do Ribeira para que pessoas interessadas possam conhecer o patrimônio socioambiental daquela região do sul do Estado de São Paulo
A proposta do Projeto Conexões Vale do Ribeira é estabelecer pontes entre o Vale e pessoas interessadas em conhecer o seu patrimônio socioambiental, pensando em soluções para os desafios locais. Daí a ideia das viagens de imersão, que permitem intensa vivência da realidade local, com a utilização de metodologias que propiciam o aprofundamento da experiência e a troca entre os participantes e os lugares visitados. Além do apoio ao turismo de base comunitária local, as viagens devem gerar momentos de grande aprendizagem aos participantes, a partir da sensibilização, da prática e das provocações que elas proporcionam.

Zoo Americana promove Oficinas de Férias em julho

Foto
O Zoo Americana 
Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco” realizará neste mês de julho, 17 a 27, diversas oficinas artesanais no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). As oficinas serão focadas em curiosidades e características de animais do próprio parque.

Nas terças-feiras, as oficinas serão de E.V.A com temas abordando os mitos das corujas e morcegos, com a confecção de lápis de morcego e bloco de anotações de coruja; nas quartas-feiras, as oficinas serão de papel com temas abordando a conscientização sobre o tráfico ilegal de animais com o foco nas aves, com a confecção de móbile em formato de pássaros.

UNESCO premiará estudantes e professores por trabalhos e desenhos sobre Energia


 © UNESCO, URL

Neste ano, Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos lança a seguinte pergunta: Qual é a melhor fonte de energia para nosso futuro?


A UNESCO no Brasil anuncia o tema para o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos 2012 do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento: “Qual é a melhor fonte de energia para nosso futuro?”. Essa é uma atividade realizada em comemoração a duas datas estabelecidas pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) e o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos (2012).
Voltado para estudantes do Ensino Médio e seus professores-orientadores, o Concurso possui duas categorias: Desenhos e Trabalhos Escritos. Os alunos podem enviar os trabalhos ou desenhos até o dia 3 de setembro de 2012.
Esta iniciativa é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com instituições das áreas de educação e ciência. 
Na edição do ano passado, a UNESCO recebeu 120 trabalhos escritos e 440 desenhos que vieram de 22 estados brasileiros.

Reflorestamento do campus é tema de estudo em workshop binacional


Imagem-060
Campus de Ribeirão ganha reserva florestal de 98 hectares

Área destruída pelo fogo em 2011 é assunto em evento que reúne Brasil e Espanha

Um evento vai mobilizar estudantes e pesquisadores da USP que estudam temas relacionados ao meio ambiente, especialmente florestas e reservas ecológicas. Trata-se do “Workshop Binacional - Restauração em Ecossistemas Savânicos e Florestais: Princípios e Práticas” que contará com visitas monitoradas nos câmpus de São Paulo, Pirassununga e Ribeirão de 28 de junho a 5 de julho.

O destaque da programação científica fica por conta de convidados da Universidade de Barcelona para conferências internacionais. O workshop é uma promoção da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.


Florestas da USP são “reservas ecológicas legais”


Mais de 11 milhões de metros quadrados de áreas verdes, localizadas nos câmpus da USP em São Paulo, Pirassununga, São Carlos, Lorena, Ribeirão Preto e Piracicaba, foram declarados como reservas ecológicas. A portaria nº 5.648, de 5 de junho de 2012, assinada pelo reitor João Grandino Rodas, declara “em caráter de preservação permanente e destinadas apenas à conservação, restauração, pesquisa, extensão e ao ensino, as áreas situadas nos campi da Universidade de São Paulo, denominadas Reservas Ecológicas da USP”.

A maioria das recentemente declaradas reservas ecológicas é composta por fragmentos de florestas e cerrados, que ainda mantêm integridade estrutural e funcional. Há áreas que se encontram menos preservadas e que serão objeto de trabalhos de restauração, como, por exemplo, a floresta de Ribeirão Preto que, em 2011, teve grande parte de sua extensão afetada por um incêndio.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Famoso produtor de TV - CBS News - National Geographic faz matéria do Instituto Rã-bugio



John D. Liu, Germano & Elza, durante as filmagens às margens do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC). A mata ao lado oposto é a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí.


Germano Woehl  Jr / Defensor da Natureza

O famoso produtor norte-americano de TV John Dennis Liu (National Geographic e outros) veio com sua equipe ao Brasil para fazer um documentário sobre o projeto de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio em Santa Catarina

Foram 5 dias de filmagens com dezenas de entrevistas feitas em Jaraguá do Sul (SC), no Centro Interpretativo da Mata Atlântica


Gravações com os estudantes nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul (SC)

E nas RPPNs que estamos criando em Itaiópolis (SC) para salvar as nascentes do rio Itajai.

John Liu demonstrou ter gostado muito do projeto. Fez uma doação do próprio bolso de 500 dólares e disse que vai nos ajudar a conseguir doadores nos países do primeiro mundo para o projeto. Ele não conhecia a Mata Atlântica e nem o Brasil. Ficou encantado de andar conosco pelo meio da mata e das entrevistas com as crianças participantes do projeto.


Gravações com os estudantes nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul (SC)

John D. Liu trabalhou durante 10 anos na mais importante TV dos Estados Unidos, a CBS News. Já fez trabalhos para a National Geographic e BBC. Foi professor assistente de pesquisa da famosa universidade norte-americana George Mason University

Expedição percorrerá o Rio Sorocaba a partir desta sexta-feira


A saída do grupo será da Usina Cultural "Ettore Marangoni".
Da Redação
Agência Sorocaba
Uma expedição percorrerá 250 quilômetros do Rio Sorocaba a partir das 9h desta sexta-feira (29). Serão aproximadamente 20 dias de pesquisa, num trajeto que percorrerá o manancial de Sorocaba até Laranjal Paulista, onde está localizada a sua foz. Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) acompanhará o estudo arqueológico neste primeiro dia de atividade, das 9h às 16h, num trecho que vai da Usina Cultural "Ettore Marangoni" até as proximidades da nova fábrica da Toyota. O objetivo será monitorar a qualidade da água na cidade.
Organizada pelo fotógrafo e técnico em Arqueologia Pré-Histórica, Alexandre Amaral Cinacchi, o projeto tem caráter de pesquisa e visa registrar as condições ambientais do manancial. De acordo com ele, a ideia é despertar a atenção e conscientizar a sociedade para a importância de preservar esse patrimônio cultural e ambiental, através do conhecimento e da valorização.

Municípios assinam convênio do Patem


técnicos do IPT
Prefeitos das cidades de Bom Jesus dos Perdões, Iperó, Novo Horizonte e Tatuí estiveram na sede da Pasta; recursos destinados somam mais de R$ 480 mil
fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
O secretário adjunto responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Luiz Carlos Quadrelli, assinou nesta terça-feira (26), convênios com quatro prefeituras para a liberação de recursos do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). Participaram do encontro, os prefeitos de Bom Jesus dos Perdões, Eduardo Henrique Massei, de Iperó, Marco Antonio Vieira de Campo, de Novo Horizonte, Antonio Vila Real Torres, e de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.
Segundo o secretário, os convênios garantirão estudos fundamentais para o desenvolvimento econômico e sustentável de cada região. "O trabalho realizado por profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), além de mapear áreas de riscos, capacitará equipe para a reciclagem de resíduos de construção e demolição e avaliará o potencial geológico para a atividade de mineração”, completa.

Suba a Bordo do Rainbow Warrior em Santos

Formato Retângulo Grande (336 x 280)


Postado por Guilherme Munhoz/do Greenpeace

Nos dias 30 de junho e 01 de julho, o público de Santos terá a oportunidade de subir a bordo do novo Rainbow Warrior, conhecer a tripulação e participar das campanhas de proteção ambiental do Greenpeace Brasil. 

Terceiro navio do Greenpeace a ostentar o nome Guerreiro do Arco-Íris, o navio foi lançado em outubro do ano passado, mas já se tornou um ícone em sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para reduzir ao máximo seu impacto sobre o meio ambiente, desde o uso da força dos ventos como principal motor, até um sistema de tratamento de água e resíduos.

Unesco comemora 40 anos da Convenção do Patrimônio Mundial

Comitê está reunido em São Petersburgo, na Rússia, para eleger novos sítios; paisagens naturais do Rio de Janeiro concorrem ao título.
Rio concorre com conjunto de paisagens naturais

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está comemorando os 40 anos da Convenção do Patrimônio Mundial.
A diretora-geral da agência, Irina Bokova, disse que há quatro décadas, "a Convenção tem feito um esboço de um novo mapa mundi – um mapa de paz e de intercâmbios culturais que envolve quase mil sítios".
Brasil e Portugal
A sessão do comitê que decide os próximos patrimônios da humanidade está ocorrendo em São Petersburgo, na Rússia e neste ano, o foco do encontro é o desenvolvimento sustentável.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

AGRADECEMOS AOS LEITORES QUE NOS VISITAM DIARIAMENTE, PRINCIPALMENTE AOS DE MAISONS- ALFORT/ÎLE-DE-FRANCE!

Ibama realiza campanha "Não tire as penas da vida" durante o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas



O Ibama vai realizar a décima edição da campanha “Não tire as penas da vida”, em Parintins/AM. A campanha visa prevenir e combater ilícitos ambientais no período que antecede o Festival Folclórico dos Bois Bumbás de Parintins, e também durante o mesmo. Tem como alvo principal o comércio ilegal de produtos e subprodutos da fauna silvestre, principalmente artefatos (brincos, cocares, colares tiaras etc.) confeccionados com penas, plumas, dentes e ossos e também o combate ao comércio de carne de animais silvestres de origem ilegal.

As ações irão coibir os ilícitos por meio de diligências a estabelecimentos comerciais e embarcações. Serão também realizadas ações educativa, por meio da disseminação de informação e sensibilização da sociedade, principalmente turistas, que inadvertidamente compram esses artesanatos, por vezes ignorando o que está por trás desse comércio: a caça ilegal, o tráfico e o abate de milhares de animais.

Recursos para a Terra do Meio


Recursos para a Terra do Meio
imagem- divulgação

MMA reúne, em Altamira (PA), os gestores unidades de conservação que integram o Projeto Terra do Meio. Eles planejam aplicação de 10 milhões de euros em gestão eficiente

Cristina Ávila/MMA

Começou nesta segunda-feira (25/06), em Altamira (PA), uma oficina com os gestores das unidades de conservação (UCs) que compõem o Projeto Terra do Meio, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Eles vão planejar, até quinta-feira, a aplicação de 10,8 milhões de euros, para a consolidação de 11 UCs e prevêem a gestão integrada das áreas protegidas. Desses recursos, 6,9 milhões de euros são doações da Comunidade Europeia e o restante é contrapartida do governo brasileiro.

As unidades de conservação que serão beneficiadas se encontram em Terra do Meio, região dos rios Xingu e Iriri, no interior de Altamira, e nos municípios de São Felix do Xingu, Itaituba e Novo Progresso, no Pará. Nove são gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e duas UCs são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente do Pará.

"Desenvolvimento sustentável fará parte do currículo nas faculdades brasileiras"


A partir do ano que vem, a sustentabilidade deve ser incluída no currículo acadêmico de todas as universidades brasileiras. Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.
De acordo com o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e pró-reitor da Fundação Getulio Vargas, Antônio Freitas Jr., a ideia é que, no futuro, a disciplina seja incorporada também da pré-escola ao ensino médio.
“Não faz sentido ensinar finanças sem ensinar ética ou meio ambiente. Educação superior é o começo, mas tem que ser em todas [as séries]. Incentivo a todos que façam ações. Não é só compromisso financeiro, precisamos de comprometimento dos governos”.

Curso inédito de especialização no Sistema Terra dura dois anos

Programa foca profissionais e professores de todas as áreas
Portal UNESP
Estão abertas as inscrições, até 29 de junho, para curso lato sensu voltado para o ensino de ciências denominado “Sistema Terra – Ensino contextualizado e polidisciplinar”. Com duração de dois anos, o curso terá início em 4 de agosto e término em julho de 2014. O público-alvo preferencial são professores da Educação Básica das redes pública e privada de ensino, de todas as áreas de conhecimento, que atuam na região noroeste do estado de São Paulo.
Iniciativa do Crecist (Centro de Referência em Ciência do Sistema Terra), o curso visa à formação continuada de educadores, segundo a coordenadora, Joseli Maria Piranha, do Departamento de Química e Ciências Ambientais. Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Petrobrás são duas das agências financiadoras da iniciativa, de forma que há a possibilidade de bolsa para os alunos selecionados.

terça-feira, 26 de junho de 2012

SÃO CARLOS: PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO PARQUE ECOLÓGICO QUER ESTIMULAR A BIODIVERSIDADE


Prefeitura Municipal de São Carlos

Durante as férias de julho, o Parque Ecológico Municipal de São Carlos colocará à disposição dos visitantes e interessados várias atividades divertidas e que educam para a conservação da biodiversidade.

Este ano o foco principal será a importância dos morcegos, animais pouco estudados, muito mistificados e que despertam pouca atenção das pessoas, apesar de sua grande importância ecológica.

Em 2012 comemora-se o Ano Internacional do Morcego, iniciativa da união do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP) e aThe Agreement on the Conservation of Populations of European Bats (EUROBATS).

Idec lança clip inspirado no manifesto 'Pelo consumo sustentável, Eu Consumo Diferente'


“O futuro que queremos já” reflete propostas relacionadas ao consumo sustentável que foram encaminhadas aos governos pelas organizações de consumidores de vários países

do Idec
Como parte das ações da Rio+20, o Idec lança o clip "O futuro que queremos já”. O vídeo de rap tem como objetivo difundir a mensagem do manifesto “Pelo consumo sustentável, Eu Consumo Diferente” de forma lírica. 
“O clip possibilita mobilizar o público jovem para a necessidade de mudança dos padrões de produção e consumo mais sustentáveis e pode ser divulgado mais amplamente na internet e redes sociais”, explica a pesquisadora do Idec, Adriana Charoux. 

Cientistas fazem mapeamento microbiológico de solos com cana-de-açúcar


Após ser concluída, pesquisa feita na Esalq-USP possibilitará indicar áreas que apresentam maior incidência de microrganismos que ajudam a cultura agrícola a se desenvolver melhor ou resistir a pragas (divulgação)

Por Elton Alisson/Agência FAPESP

O Estado de São Paulo já possui mapeamentos físicos e climáticos que apontam as regiões com melhores aptidões ambientais para o cultivo da cana-de-açúcar. No entanto, ainda não dispõe de um mapa microbiológico que indique, por exemplo, áreas com composição microbiana do solo mais propícia para o desenvolvimento da cultura de maior importância agrícola do Estado.
Um projeto de pesquisa, realizado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP no âmbito do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), pretende mapear a diversidade microbiana existente nos solos onde já é cultivada cana-de-açúcar em São Paulo.

Pesticidas e resíduos industriais ameaçam animais marinhos na costa do país


por Marcela Ulhoa do Correio Brasiliense

Ao mesmo tempo em que o Brasil está no centro das discussões ambientais por ter sido a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), sua fauna oceânica sofre com o alto índice de contaminação por poluentes no litoral das regiões Sul e Sudeste. Albatrozes, petréis, golfinhos, orcas, atobás-marrons, atuns, lulas e uma variedade de peixes estão entre os animais prejudicados, atingidos principalmente pelo pesticida DDT e por bifenilos policlorados (PCBs). A constatação é feita por pelo menos três estudos conduzidos por oceanógrafos brasileiros com espécies e em regiões distintas. Nas análises, realizadas por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 100% dos animais avaliados apresentaram algum nível de intoxicação.

ITAÚ CULTURAL EXIBE FILMES QUE DIALOGAM COM QUESTÕES DA ANTROPOLOGIA

© V. Carelli 
Pirinop, meu primeiro contato - imagem instituto catitu

com informações do ITAÚ CULTURAL

Mostra Múltiplos Brasis leva temas da antropologia para o grande público através do cinema


De 2 a 8 de julho, o Itaú Cultural, o Cine Olido, o Cinusp e a Matilha Cultural recebem a mostra Múltiplos Brasis, na qual serão exibidos filmes que tratam de questões atuais da antropologia. A ideia central do evento é colocar o grande público em contato com temas que preocupam tanto cineastas quanto antropólogos, sendo que estes últimos produziram alguns dos filmes selecionados para exibição.



Dividida em cinco eixos temáticos – Cidades, Personagens, Fronteiras, Performance e Outros Brasis –, a curadora Paula Morgado explica que “nesta mostra estão em foco o cotidiano e as experiências que se revelam nas cidades, nos personagens, nas manifestações culturais, no ato performático de si e dos outros, cruzando fronteiras e produzindo um Brasil que vibra e é múltiplo”.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

AGRADECEMOS AOS LEITORES QUE NOS VISITAM DIARIAMENTE, PRINCIPALMENTE AOS DE MOUNTAIN VIEW/CALIFORNIA!

Exposição Biomas do Brasil agora pode ser visitada na web


A exposição Biomas do Brasil foi uma das atrações mais populares do Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Por isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Era Virtual, digitalizou toda a exposição em um site interativo, onde os visitantes virtuais podem acessar todas as imagens e vídeos dos biomas brasileiros. No lançamento, que aconteceu na Arena de Palestras do Armazém 4, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, destacou a qualidade da mostra e a importância da Rio+20. 

“A mostra Biomas do Brasil foi um grande sucesso de público e atraiu dirigentes e empresários, pela qualidade de conteúdo e pelos valores transmitidos”, disse o secretário. “Seria muito pouco simplesmente empacotar tudo e levar embora ao fim do evento, então começamos a discutir um plano de virtualização da exposição”. 

Cagaiteiras: para um aproveitamento sustentável



 Fernando Tatagiba / Cerrado Nativo
      
         Rica em vitamina C e antioxidantes, a cagaita poderá
        ser aproveitada em sucos, geleias e bebidas isotônicas
da FAPERJ
Vilma Homero

O nome é bastante estranho, mas tem lá sua razão de ser. Doces e azedinhos, os frutos da cagaiteira, quando comidos em grande quantidade, especialmente se estiverem quentes do sol, têm efeito laxativo. Suas folhas, no entanto, preparadas em infusão, têm efeito exatamente oposto. Popular no Centro-Oeste brasileiro e praticamente desconhecida no restante do país, a cagaita (Eugenia dysrenterica) começa a ser descoberta pelos pesquisadores. Devido às suas boas concentrações de vitamina C – superiores aos encontrados em muitas frutas convencionalmente cultivadas – e antioxidantes de sua composição, eles andam avaliando a possibilidade de empregá-las em bebidas funcionais e isotônicas, além de aproveitá-las em geleias. Com isso, também estarão contribuindo para a fixação no campo dos pequenos agricultores da região e para a ampliação do cultivo dessas árvores, em geral nativas, que vêm perdendo espaço para a formação de pastos.

UFSCar realiza exposição com fósseis e vestígios pré-históricos no Museu da Ciência Mário Tolentino até 30 de setembro

da UFSCAR - créditos da imagem: saocarlosagora.com.br

Até o dia 30 de setembro, acontece no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, a exposição "PaleoBrasil: na trilha dos dinossauros", realizada pela Prefeitura de São Carlos e o pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar. A exposição conta com a curadoria do docente do DEBE, Marcelo Adorna Fernandes.Na exposição estão reunidos fósseis de organismos vegetais e animais que viveram há milhões de anos em solo brasileiro e, em especial, na região de São Carlos, além de meteoritos coletados no Brasil. Alguns objetos, como pegadas de dinossauros impressas na rocha, foram encontradas na região de São Carlos e a coleção também conta com fósseis de répteis aquáticos da região de Rio Claro. 

Rituais de cura através de chás e rezas ainda fazem parte do cotidiano amazônida




A Amazônia carrega em sua essência muitas características deixadas pelos povos indígenas, entre elas rituais de cura por meio de chás e também de orações aos deuses primitivos. Essa tradição rompeu as barreiras do tempo e ainda nos dias atuais é conservada por muitas pessoas que tiveram contato com esses ensinamentos.

O projeto ‘Análise sobre a arte de curar por meio de curandeiros e benzedeiros’, sob a coordenação da professora Cybele Morais da Costa, chamou a atenção de quem visitou a 5ª Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE), que ocorreu nos últimos dias 20 e 21 de junho, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Conhecimento (Antiga Aldeia do Conhecimento), situada à Rua Maceió, nº 2000, Parque Dez.
O PCE é uma iniciativa do Governo do Estado que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O programa mantém parcerias com as secretarias de Educação do Estado (Seduc) Municipal de Educação (Semed Manaus e Itacoatiara) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
O projeto contou com a colaboração de uma equipe de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, localizada na fronteira entre os bairros Amazonino Mendes e Mutirão, na zona norte de Manaus.

Rio+20:Governo do Amazonas fecha parceria em educação ambiental com Jean-Michel Cousteau


nadia-costeau
O Governo do Amazonas deu mais um passo importante nesta quinta-feira, dia 21, para o desenvolvimento do Estado no sentido de incluir as pessoas no processo das políticas ambientais aplicadas. Ao final da cerimônia de entrega do Pacto da Amazônia à ONU e à Presidência da República, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Ferreira, assinou um documento formalizando parceria com o presidente da Ocean Futures Society, Jean-Michel Cousteau, em que se comprometem a trabalhar a questão da educação ambiental na Amazônia de forma integrada.
O coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima/SDS), João Talocchi, que apresentou o evento, avaliou que a parceria é estratégica para o Estado, no sentido de ampliar o interesse das pessoas pela região.

Agrotoxicos: Anvisa e Consea fortalecem controle de resíduos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta, nesta segunda-feira (25/6),  um panorama sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) da Agência. A apresentação será durante reunião da Comissão de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília (DF).
O objetivo da apresentação é estimular a parceria entre os Conselhos e os órgãos de Vigilância Sanitária Estadual para fortalecer as ações locais do Programa.  “O Conselho Nacional de Segurança Alimentar tem apoiado os trabalhos da Agência e utiliza os resultados do PARA como um dos indicadores do Direito Humano à Alimentação Adequada”, afirma o gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Eficiência Energética: Pesquisa determinou o impacto da eficiência energética na demanda de energia da indústria brasileira




Crédito: Roberto Amaral (Acom/ESALQ)

Nos últimos anos, com o crescimento econômico do Brasil, a demanda por energia tem aumentado. O problema é que todas as alternativas para supri-la apresentam algum tipo de malefício à sociedade ou ao meio ambiente. A construção de hidroelétricas requer, por exemplo, reservatórios para armazenagem. Já as termoelétricas produzem energia por meio da queima de algum combustível fóssil.

Umas das soluções para minimizar os impactos ambientais decorrentes do consumo de energia seria aumentar a eficiência energética e assim reduzir a necessidade de novos investimentos nesse setor. Para isso, o economista Marlon Bruno Salazar, doutor do Programa de Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", (USP/ESALQ), buscou determinar o impacto da eficiência energética na demanda de energia da indústria brasileira no período de 1970 a 2008.

Oceanos podem sofrer mais com aquecimento


Luis Valdés, da Unesco, destaca que a dimensão dos efeitos das mudanças climáticas sobre os oceanos é frequentemente negligenciada e precisa ser melhor compreendida (Nasa)

Agência FAPESP 
Por Washington Castilhos, do Rio de Janeiro
Embora a comunidade científica internacional tenha chegado ao consenso de que o aumento de até 2º C na temperatura média do planeta é aceitável para os ecossistemas terrestres, esse aquecimento pode ser mais nocivo do que se imagina para os oceanos e para a vida marinha.
“Nesse cenário, o número de dias com picos de temperatura acima dos 28ºC a 30ºC aumentaria significativamente nas águas costeiras e em mares fechados, como o Mediterrâneo. Deveríamos avaliar melhor os efeitos da temperatura mais alta sobre a vida marinha, especialmente sobre a estabilidade de algumas proteínas”, disse Luis Valdés, chefe do setor de Ciência Oceânica da Comissão Intergovernamental de Oceanografia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), à Agência FAPESP.

Pesquisa desenvolve alternativa de merenda escolar com peixe pouco consumido


Uma experiência de pesquisa científica e inovação produtiva da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, que viabiliza a pesca não predatória de anchoíta e sua produção industrial em enlatados para consumo humano, está em exposição no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O peixe tem propriedades nutritivas semelhantes às da sardinha, sendo recomendado por causa do baixo teor de sódio e de gordura, além de altos níveis de ômega 3 e ômega 6.
O projeto da Furg, iniciado em 2005, com apoio do Coselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), envolve desde a pesquisa oceanográfica sobre a migração dos cardumes até a produção do pescado para o fornecimento de merenda escolar a 34 mil crianças de 98 escolas públicas de Porto Alegre e de Rio Grande, no interior do estado.

Rio +20: Pesque e Salve


Jogue você também e faça sua parte!! 

Fonte: INCTMN/CMDMC
   Por: Daniela
Foto: Enio Longo
A conferência Rio +20 será um novo marco para humanidade, com a tecnologia de ponta auxiliando o desenvolvimento sustentável. No entanto, antes de falar em energia limpa, torna-se necessário mudar a mente da população, no sentido de viabilizar e utilizar melhor os recursos naturais.

No Brasil, já existe um forte movimento objetivando a reciclagem dos materiais, dando um retorno de 4 bilhões de reais por ano. O plano do CMDMC/INCTMN ao estruturar os jogos educativos foi de induzir de modo prazeroso as crianças, jovens e adultos na campanha de um melhor meio ambiente, conservando o verde e protegendo os animais principalmente os já em extinção.
Entretanto, não foi esquecido que a Dengue consome a vida um número significativo de brasileiros. Daí, uma coleção de jogos visando educar a população sobre os riscos da doença e como evitá-la, utilizando uma série de pequenas precauções.

Pequenos são responsáveis pela produção de alimentos em todo o planeta


As perspectivas e o futuro da agricultura familiar no mundo foram o tema do segundo painel da manhã desta quinta-feira (21), na Arena Socioambiental da Rio+20. Os impactos das políticas econômicas e as experiências dos pequenos agricultores em diversos países foram apresentados.
Para Carlos Leon, da Coordenadoria de Integração de Organizações Econômicas Campesinas (Cioec), os pequenos agricultores precisam unir esforços e formar um bloco para proteger sua produção. “Temos que continuar lutando pela produção de alimentos não transgênicos, fortalecendo a agricultura familiar e gerando renda para os trabalhadores.”

A onda verde da Turma da Mônica

A mais nova aventura dos personagens de Maurício de Sousa mostra como crianças e adolescentes podem contribuir na preservação do meio ambiente


Paulo de Araújo/MMA
A onda verde da Turma da Mônica

Sophia Gebrim
A mais nova aventura dos personagens de Maurício de Sousa mostra como crianças e adolescentes podem contribuir na preservação do meio ambiente. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens do cartunista Maurício de Sousa ensinam crianças e adolescentes a entender temas como reciclagem de lixo, aquecimento global e consumo consciente na revista em quadrinhos Turma da Mônica – Cuidando do Mundo. A edição, feita especialmente para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), será lançada com sessão de autógrafos nesta sexta-feira (22/06), às 12h, no Terraço do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, como parte das atividades da Exposição Humanidade 2012. Na aventura, os personagens falam sobre erosão nos rios, lixo descartado de forma incorreta, queimadas, além de poluição, enchentes, aquecimento global e consumo consciente.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estudo aponta condição boa em 75% das águas no Brasil


Rio das Velhas apresenta pontos com tendência de melhora do Índice de Qualidade de Água

O “Panorama da Qualidade das Águas Superficiais - 2012”, estudo conduzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, revela que dos 1.988 pontos monitorados em 2010, em áreas urbanas e rurais, 75% têm condição boa de IQA (Índice de Qualidade de Água); 6%, excelente; 11%, regular e 7%, ruim ou péssima. A análise dos corpos de água localizados em áreas urbanas indica que 47% dos 135 pontos monitorados apresentam condição péssima ou ruim, reflexo da alta taxa de urbanização nessas regiões e dos baixos níveis de coleta e tratamento de esgotos domésticos.(45,7% e 30,5%, respectivamente)*.