quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pesquisadores da Unesp palestram durante a Rio+20




Começa hoje (13/06) o que promete ser o maior evento sobre questões ambientais dos últimos anos: a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável). A iniciativa marca 20 anos desde a ECO-92, que, assim como esta, também foi sediada no Rio de Janeiro. Entre as diversas participações de alunos e professores da Unesp no encontro, está o evento Hotspots sócio-climáticos no Brasil / Socio-climatic hotspots in Brazil, credenciado pelo Itamaraty (Ministérios das Relações Exteriores) e promovido pelo ecologista David Lapola, professor do Instituto de Biociências, Câmpus de Rio Claro.
Segundo Lapola, a palestra abordará a problemática das mudanças climáticas globais, identificará locais com alta vulnerabilidade social às mudanças climáticas no Brasil e proporá uma comunicação eficiente dessas questões aos tomadores de decisão e à sociedade. A apresentação aberta ao público geral será em linguagem não-científica, embora baseada nos estudos mais atuais sobre o tema. O local do evento é o Auditório 1 do Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.


Já professora da Unesp de Araraquara Vanderlan Bolzani tem duas participações: uma em 12 e 13 de junho, como membro da coordenação do programa Biota-Fapesp, que trata do levantamento da biodiversidade do Estado de São Paulo; e a segunda durante evento promovido pela multinacional francesa L’oreal no Pavilhão Francês da Rio+20. Nesta ocasião, a farmacêutica resumirá o estágio atual de seus estudos sobre a busca por princípios ativos em plantas brasileiras.
A convite do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o biólogo Wagner Valenti, professor da Unesp de São Vicente, ministrará uma palestra intitulada Aquicultura Sustentável no Brasil (Sustainable Aquaculture in Brasil), durante o Agricultural and Rural Development Day, em 18/06. Valenti coordena um grupo de trabalho para desenvolver métodos de medição da sustentabilidade dos sistemas de aquicultura no MPA.
O pesquisador participará também das discussões dos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa da Rio+20 que permite à população comum propor, discutir e votar medidas para o desenvolvimento sustentável. As propostas são separadas por tema, e Valenti toma parte do debate como especialista internacional convidado nas áreas de “Água” e “Oceanos”. As conclusões e recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas diretamente aos Chefes de Estado presentes às mesas-redondas do Segmento de Alto Nível – a parte mais oficial da Conferência –, nos dias 20, 21 e 22 de junho.
Uma comissão formada por seis alunos do curso de Engenharia Ambiental da Unesp de Sorocaba se distribuiu para acompanhar o maior número possível de eventos durante a Rio+20. “Como há muitas atividades, tivemos que decidir o que iríamos priorizar”, diz o graduando Jonas Caçador Barros. De fato são muitos eventos: mais de mil, segundo a ONU e o governo brasileiro, o que reunirá cerca de 60 mil pessoas no Rio de Janeiro durante esses nove dias.
Os estudantes de Sorocaba optaram por participar dos seguintes debates: Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação, realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; o encontro Idéias Justas, promovido pela PUC-RJ; a Conferência Internacional Meio Ambiente e Erradicação da Pobreza, no Jardim Botânico; o Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia, no Forte de Copacabana; o evento Biodiversidade no Contexto da Sustentabilidade, também no Forte de Copacabana; e o encontro Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, no Museu do Índio.
Conheça mais sobre o que será discutido na Rio+20 nos sites oficiais da Conferência em www.rio20.gov.br ewww.rio20.info/2012 .
Leia também reportagem sobre perspectivas da Rio+20 nas edições de maio da revista Unesp Ciência e no Caderno Fórum do Jornal Unesp, com destaque para a entrevista com a geógrafa Magda Lombardo, do Instituto de Geociências e Exatas , Câmpus de Rio Claro, que vem coordenando ações da unidade tendo em vista o evento.





Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP