sexta-feira, 1 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente no Campus Luiz de Queiroz




Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho, haverá uma série de atividades no Campus "Luiz de Queiroz", no período de 03 a 06 de junho, quando acontecerá a Semana do Meio Ambiente do Campus “Luiz de Queiroz”, com o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas na instituição e envolver a comunidade em práticas socioambientais.

Nesta edição, as ações serão realizadas em pontos diversos do Campus e da cidade de Piracicaba. A abertura da semana acontecerá no domingo (03), das 10h às 17h, no entorno do Casarão da Rua do Porto, com a realização da “VIII Feira da Barganha”. A promoção é do Programa USP Recicla e instituições do município.

Na segunda-feira (04), no Centro de Vivência (C.V.) do Campus, ocorrererá, das 15h00 às 16h30, a “Mostra de documentário e visita ao Rio Piracicamirim”. A realização é do Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água (Gepura) e Programa Ponte.


No mesmo dia 4, desta vez às 22h00, acontecerá o Cine CALQ para o Meio Ambiente, oportunidade em que será exibido, no C.V., o documentário “Nas águas do Piracicaba”. A direção geral é de Laura Alves Martirani, docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES). A realização é da Secretaria Executiva do Plano Diretor, Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ) e Educorumbataí.

Para a terça-feira (5), das 10h00 às 11h30, está programada, no Pavilhão de Economia e Sociologia – sala BM&F, a palestra “A importância das plantas medicinais para a qualidade de vida”, que será ministrada por Lindolpho Capellari Jr., professor do Departamento de Ciências Biológicas (LCB). Logo em seguida, ocorrerá “Plantio de árvores” nas proximidades do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”. A realização é do Grupo de estudos Walter Acorssi (GeWA) e Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”.

Na quarta-feira (06), acontecerão palestras sobre “Arboricultura e floresta urbana: importância, preservação e manejo”, das 07h30 às 18h00, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. O evento é coordenado pelos professores Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais (LCF), e Ana Maria Liner Pereira Lima, do Departamento de Produção Vegetal (LPV). A realização é do LPV. A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), http://www.fealq.org.br .

Ainda na quarta-feira (06), das 10h00 às 12h00, será a vez da “Oficina de construção e manejo de compostagem”, que acontecerá no Galpão do Cepara (atrás do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”). A realização é do Centro de estudos e práticas para o aproveitamento de resíduos agroindustriais (Cepara) e Programa USP Recicla. Os interessados devem se inscrever, até 1º de junho, pelo e-mail recicla.esalq@usp.br .

Além das atividades direcionadas aos públicos interno e externo, outras acontecerão paralelamente somente à comunidade interna do Campus “Luiz de Queiroz”.

com informações do portal fator brasil