quarta-feira, 13 de junho de 2012

INEA REALIZA ATIVIDADES PARA DISSEMINAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA RIO+20


Ascom/Inea
Um túnel, feito com sete toneladas de resíduos, será a porta de entrada que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através de sua Gerência de Educação Ambiental, prepara para quem for ao Palácio do Catete/Museu da República, Zona Sul do Rio na quinta-feira, 14/06. Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, o intuito é impactar a população sobre a quantidade de lixo produzido por cada um. O espaço interativo, que terá a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, será uma das diversas atividades que o Inea realiza durante a realização da Rio+20.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vem se empenhando no desafio da gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos em seu território, através de um conjunto de ações que buscam a redução, o reaproveitamento e a reciclagem de diversos fluxos dos resíduos. Em contribuição, o Inea lança na quarta-feira, 20/06 às 17h30 ,o livro e manual sobre a implantação da Coleta seletiva solidária nas escolas estaduais . A publicação tem o objetivo o aprofundamento da discussão sobre a relevância da educação ambiental nas escolas como um instrumento de transformação social e auxilio aos gestores escolares na implantação da coleta seletiva solidária no Estado. Na ocasião a presidente do Inea, Marilene Ramos, estará presente.

Em uma grande tenda geodésia de bambu o Inea vai realizar oficinas de reutilização com matérias recicláveis (arte em pet e embalagens longa vida), oficinas de grafite e de compostagem. O público que passar pelo local irá aprender a transformar simples caixas de leite em carteiras e bolsas aprendendo passo a passo da produção de cada material. Além dessas oficinas duas exposições estarão à disposição dos visitantes: uma delas vai narrar a linha do tempo dos 20 anos até a Conferência das Nações Unidas e a outra, será sobre o lixo retido nas Ecobarreiras, projeto da SEA/ Inea. 

O projeto Educação Ambiental nos Jardins do Palácio do Catete se estende durante toda a Rio+20 e terá o apoio de diversos parceiros. Dos dias 17 a 22/06 o Instituto Moleque Mateiro trabalhará com hortas caseiras e coordenará encontros para o ensino médio na metodologia word café, uma reflexão sobre os problemas e compromissos que envolvem o conceito de sustentabilidade. 

Outra parceira feita com o Inea acontece com a Associação de Movimento e Música Orgânica que realiza uma apresentação com o seu coral no sábado, 16/06 às 14h, e vai comemorar os 40 anos da dança contato/improvisação num evento que acontecerá simultaneamente em diversas cidades do mundo no mesmo propósito no dia 23/06.