segunda-feira, 4 de junho de 2012

Revista Unesp Ciência discute os desafios da economia verde



Especialistas analisam ações de sustentabilidade no país sede da Rio+20
Muitas dúvidas e expectativas cercam a realização da Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que será realizada este mês na capital fluminense. No entanto, uma coisa é certa: o mundo espera do Brasil uma postura de liderança nas discussões sobre a transição para uma economia verde. Mas será que o anfitrião do evento tem feito por merecer tamanha responsabilidade?
Para responder essa questão, a revista Unesp Ciência (confira a edição completa) investigou as iniciativas brasileiras em relação a temas que estão na base da economia verde e do desenvolvimento sustentável, tais como a proteção e aproveitamento econômico da biodiversidade, a redução das emissões de gases estufa, a adoção de alternativas renováveis de energia e de um modelo sustentável de agricultura e pecuária.
A reportagem faz um balanço da situação e mostra o quanto o país ainda precisa amadurecer para que sua economia consiga receber o selo verde. Especialistas de diversas áreas discutem dados e chamam a atenção para os avanços, as contradições, os impasses e as escolhas difíceis que já estão ou devem aparecer no caminho.
Não existe uma receita para a economia verde. Por isso, enquanto tenta encontrar seu rumo, “o Brasil precisa escolher o que quer ser: protagonista, coadjuvante ou atropelado pelos outros”, afirma a pesquisadora da UFRJ Suzana Kahn, que está à frente da Subsecretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro.
Veja também nesta edição:
Brilho estranho em Saturno
Fotos tiradas por uma sonda da Nasa revelam que o anel F ficou mais largo e brilhante nas últimas décadas. Pesquisadores de Guaratinguetá tentam entender o fenômeno.
Vale-tudo no aquário
Biólogos de Botucatu promovem lutas aquáticas entre peixe de origem africana e um nativo do Brasil para entender como a agressividade do primeiro está fazendo o segundo perder território.
Perfil: José Arana Varela
Especialista em ciência dos materiais, pesquisador de Araraquara leva à Fapesp, da qual é diretor-presidente desde fevereiro, sua experiência de fazer ciência e tecnologia em sintonia com a indústria.
Estudo de campo: Lições do Pontal
No oeste paulista, geógrafos tentam combater a erosão que ameaça a oferta de água em um assentamento rural e descobrem que o maior desafio é mobilizar os pequenos agricultores.
Quem diria: Os vampiros que se cuidem
Desenvolvido em Botucatu, um alho de melhor qualidade e mais lucrativo para os agricultores pode ajudar o setor a enfrentar a dura competição com o produto importado, que vem sobretudo da China.

Assessoria de Comunicação e Imprensa