com informações do INPE
“O Futuro que Queremos – economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza” é o tema da quinta cartilha educativa temática produzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o objetivo de divulgar para o público jovem as atividades e os estudos realizados no Instituto. Produzida em colaboração com aRede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), a publicação apresenta aos jovens leitores os conceitos de economia verde e sustentabilidade e a importância da erradicação da pobreza – temas da Conferência Internacional Rio +20, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
As pesquisas do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE e da Rede CLIMA são apresentadas de forma simples e objetiva, mostrando a importância da ciência e da tecnologia no fornecimento de informações e conhecimento de alta qualidade, a fim de orientar políticas públicas e ações que contribuam com a redução dos impactos e a adaptação às mudanças ambientais globais. Assim, o leitor tem acesso aos cenários de mudanças climáticas projetadas para o Brasil para o século 21, às atividades do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e outros projetos e programas nessas áreas, apoiados pelo INPE.
No final da cartilha, algumas recomendações mostram como podemos contribuir para que as sociedades caminhem em direção ao uso mais racional de seus recursos naturais.
Assim como as cartilhas educativas anteriores da série, “O Futuro que Queremos” tem ilustrações de Jean Galvão, cartunista da Folha de S. Paulo e ilustrador da revista Recreio, da Editora Abril. Jean também é autor das ilustrações que compõem o ambiente do Centro de Visitantes do INPE, em São José dos Campos.