quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NOVIDADES NO AR - EXPOSIÇÃO VIRTUAL RIO 1908: A CIDADE DE PORTOS ABERTOS


Rio 1908: a cidade de portos abertos é uma exposição do Arquivo Nacional, composta a partir de seu acervo de fotografias, obras raras, desenhos e plantas originais. É também mais um produto integrado às comemorações dos 200 anos da chegada da Corte ao Brasil.
Em cento e catorze imagens do Rio de Janeiro, desenrola-se a celebração do centenário da abertura dos portos. Estávamos no auge de uma onda de modernização que movia a elite nacional desejosa de integração ao progresso e afinada com os grandes centros mundiais. A República incorporava também um passado grandioso para os brasileiros, associando-se aos eventos que cem anos antes teriam prenunciado o processo de Independência.
O Rio de Janeiro da Corte de d. João, com cortesãos que pareciam desfilar por ruas de casas térreas, transformações no espaço público e nos hábitos sociais, escravos em seus ofícios e em seu indisfarçável sofrimento foi visto, entre outros, pelos franceses da Missão artística de 1816. No início do século XX um outro Rio, de ares franceses se edificava pela mão de arquitetos como Adolfo Morales de Los Rios e Heitor de Melo. Fachadas art-nouveau, estilo eclético, ruas largas, grupos elegantes que transitam em frente aos hotéis e cafés: um tráfego de multidões assemelhado ao das capitais industrializadas, embora com a memória recente do ruído colonial.
A cidade passa por reformas decisivas, o porto é ligado ao centro, combatem-se doenças, migra a população trabalhadora do centro para a periferia. Para comemorar o centenário da abertura dos portos organizou-se uma exposição comemorativa na Praia Vermelha, com pavilhões, restaurantes de luxo, parque infantil, grupos posando para fotografias, mulheres de anquinhas, homens de traje completo. Ao fundo as belas cenas da paisagem natural que em todos os tempos emoldurou o percurso da população pelas ruas antigas, pelos jardins ou pelos bairros que surgiam girando o eixo da cidade sobre si mesma.
 VEJA EM:
http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm