domingo, 12 de dezembro de 2010

Projetos apontam alternativas para resíduos sólidos


Coordenadora do projeto apresentando alternativas sustentáveis (Foto: Alessandra Leite)
FAPEAM
Aquele suporte de computador, desktops, entre outros produtos da chamada ‘Era da Informática’ que seriam descartados de forma inadequada, causando sérios danos à saúde e ao meio ambiente, estão se transformando em artigos como lindos porta-retratos. O mouse, que deixou de ser utilizado foi perfurado e transformou-se em um porta-canetas. Esses são alguns exemplos de alternativas de reciclagem apresentadas pelos alunos da Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, localizada no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), a partir do projeto ‘A Era da Tecnologia e o reaproveitamento do lixo eletrônico’.
O projeto, destaque da 2ª Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE), realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), voltou-se para o aproveitamento de resíduos sólidos e revelou que atitudes simples podem mudar a forma de lidar com o planeta.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Jannes Mary Muniz Rabêlo, foi por causa dos computadores escolares antigos, descartados em depósitos, que surgiu a ideia. Além da transformação dos objetos em produtos de decoração, os alunos confeccionam brincos, acessórios para cabelo e outros itens com toques de criatividade. “O projeto surgiu quando chegaram os computadores novos. Após os questionamentos sobre a destinação dos antigos, surgiu a ideia da pesquisa. Descobrimos que materiais como PVC, se inalados, são maléficos ao sistema respiratório”.
Outra dica, apresentada por Rabêlo, é para quem tem aparelhos eletrônicos e não utiliza mais, o ideal é procurar fazer doações desses equipamentos.  “Os que estiverem com a placa-mãe queimada, por exemplo, são descartados e aproveitados em partes, transformando-se em artesanato”, explicou.
Conforme a professora, alguns fabricantes já se preocupam com o destino do ‘lixo eletrônico’ e fazem acordo com os compradores, que assumem o compromisso de devolver o equipamento, quando não usarem mais. “Com o aumento do consumo de eletrônicos o acúmulo de ‘lixo’, descartado de forma irregular, torna-se cada vez mais prejudicial”.
Horta escolar e Educação para o trânsito
Outros destaques no Seminário de Apresentação do PCE em Itacoatiara tiveram temas como ‘A aplicabilidade de atitudes sustentáveis da horta escolar’, ‘Educação para o trânsito na escola: um ato de cidadania’ e ‘Biblioteca Itinerante’.
O cultivo da horta escolar vem transformando o conceito de sustentabilidade de alunos da cidade de Urucurituba, município vizinho de Itacoatiara. Sob a coordenação da professora Elza Moreira da Silva, os estudantes da Escola Estadual Maria Arruda demonstraram que a pesquisa vem trazendo resultados e estruturando um espaço verde produtivo dentro da escola, desenvolvendo ainda novos parâmetros sobre a questão ambiental.
Após o levantamento bibliográfico, a equipe realizou monitoramento das hortaliças, aplicou questionários e envolveu a comunidade conscientizando sobre a importância de otimizar os espaços, tornando-os produtivos.
Já o projeto ‘Educação para o Trânsito na Escola: um ato de cidadania’, dos alunos da Escola Estadual Professora Luíza de Vasconcelos Dias, chamou a atenção de todo o corpo docente e discente para as causas principais de acidentes no município. Segundo resultados da pesquisa dos adolescentes, as motocicletas conduzidas por jovens ainda sem idade para obter carteira de habilitação são as vilãs do trânsito na cidade, somados à escassa sinalização viária.
Edital do PCE 2011 encontra-se aberto a inscrições
O edital do PCE está aberto, recebendo projetos até fevereiro de 2011. Estimulando a participação de mais trabalhos, a diretora técnico-científica da FAPEAM, Maria Olívia de Albuquerque Simão, esteve em todas as salas ressaltando a importância de dar continuidade às pesquisas, além de ir em buscas de novas vertentes.
Foto1: (Divulgação)


Alessandra Leite – Agência FAPEAM