quinta-feira, 7 de abril de 2011

CORREDORES DE ARBORIZAÇÃO

Estudo aponta a necessidade de corredores verdes na cidade de São Paulo

Pesquisa observou as regiões pertencentes às subprefeituras da Mooca, Sé e Pinheiros
Crédito: Divulgação 


As subprefeituras da Mooca e da Sé possuem baixa quantidade de indivíduos arbóreos, já os bairros de Pinheiros são conhecidos por serem altamente arborizados
Crédito: Divulgação


O crescimento das cidades brasileiras não foi acompanhado por um planejamento urbano que conduzisse essa expansão de maneira a privilegiar a criação e manutenção de áreas verdes.


 "A presença de elementos vegetativos urbanos melhora a qualidade de vida do cidadão, uma vez que contribui para diminuir a incidência de ilhas de calor, amenizar inundações e problemas respiratórios", afirma Juliana Amorim da Costa, autora da dissertação "Uso de imagens de alta resolução para definição de corredores verdes na cidade de São Paulo". A pesquisa, conduzida no programa de pós-graduação em Recursos Florestais, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), teve orientação do professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais (LCF).

Com objetivo de indicar áreas prioritárias para o desenvolvimento de corredores verdes, a pesquisadora selecionou as regiões pertencentes às subprefeituras da Mooca, Sé e Pinheiros como foco do estudo. "Estas regiões foram escolhidas devido suas diferenças no quesito arborização. As subprefeituras da Mooca e da Sé possuem baixa quantidade de indivíduos arbóreos, já os bairros de Pinheiros são conhecidos por serem altamente arborizados", comenta. Para verificar a transformação das áreas verdes nas três regiões, o estudo recorreu, como instrumento de pesquisa, à análise de imagens de satélite de alta resolução dos anos de 2002, 2004, 2006 e 2008. De acordo com a autora do trabalho, as ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto são utilizadas atualmente com sucesso para avaliar o tecido urbano, em especial os índices de arborização. Entre outubro de 2009 e outubro de 2010, a autora do estudo fez visitas à campo e, paralelamente, no laboratório de Silvicultura Urbana e no Centro de Métodos Quantitativos, do LCF, Juliana observou imagens de alta resolução para indicar áreas a serem arborizadas.
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa avaliou diferentes métodos de obtenção de dados físicos do tecido urbano, por meio de técnicas de geoprocessamento, além de levantar e relacionar variáveis que influenciam a presença do verde. "Com intenção de indicar áreas a serem arborizadas, observamos declividade, pontos de alagamento e quantidade de cobertura arbórea e aplicamos um índice de vegetação para diferenciar áreas vegetadas de não vegetadas", aponta Juliana.
Para o cálculo de área de copa arbórea, foi realizado um procedimento que permite classificar a imagem de satélite em diferentes classes. "As classes utilizadas foram copa arbórea, relvado, asfalto, piso cimento, telha cerâmica, telha cinza, telha escura, telha metálica, sombra, solo exposto e outros. Com a classificação da imagem, foi possível obter a porcentagem de cada elemento presente na imagem e, assim calcular o Índice de Floresta Urbana (IFU). Esse índice varia de 0 a 2, sendo que quanto mais próximo de 2, maior a quantidade de áreas verdes", explica.
No geral, os valores encontrados indicam a necessidade do aumento de arborização urbana nas três regiões de estudo, mesmo a subprefeitura de Pinheiros apresentando melhores resultados quanto ao IFU, confirmando o que foi constatado em campo como a região mais arborizada. A partir da junção das informações desse índice com a declividade, foram definidos os locais para a disposição de corredores verdes interligando as subprefeituras. "A proposta teve como objetivo conectar parques, praças e outras áreas arborizadas, e com o uso das informações coletadas esse objetivo foi atingido". Em paralelo, a pesquisa considerou ainda a presença/ausência de pontos de alagamento. "A arborização é importante no aumento da permeabilidade do solo e assim contribui para amenizar os pontos de alagamento", explica. "O uso desses pontos de alagamento juntamente com dados quantitativos sobre arborização também apontou áreas prioritárias a serem arborizadas seguindo o conceito de corredores verdes", conclui a pesquisadora.

Texto: Caio Albuquerque