terça-feira, 19 de abril de 2011

DESASTRE AMBIENTAL EM NITERÓI

Concessionária garante indenização a atingidos por rompimento de estação de esgoto em Niterói

esgoto
Uma onda de água poluída atingiu o Centro de Niterói
O diretor da empresa Águas de Niterói, Dante Luvisoto, disse no domingo que  a concessionária vai indenizar todos os atingidos pelo rompimento da Estacão de Tratamento deEsgoto Toque-Toque, na Praça Azevedo Cruz, no centro da cidade.

 Pelo menos oito pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.


– Infelizmente foi um acidente. Estamos levantando as causas, e todo  e qualquer dano e prejuízo a quem quer que seja, a empresa vai arcar com o ônus – afirmou Luvisoto, ao vistoriar o local.
Por volta das 13h, uma parede de 7 metros de concreto de um dos tanques da estação se rompeu, liberando 5 milhões de litros de esgoto em tratamento. Os dejetos invadiram ruas próximas, entram em casas e lojas e arrastaram dezenas de veículos.
A dona de casa  Mônica de Souza Carvalho, de 42 anos, foi surpreendida pelo barulho do rompimento do tanque e pela correnteza de dejetos. Ao tentar ajudar os vizinhos,que foram arrastados pela água, também acabou ferida com um corte no pé. “Ouvi um estrondo, uma barulheira. Quando eu fui ver, vi o seu Bira [um morador] caído, engolindo aquela água, todo machucado e saí imediatamente para ajudar”, contou.
O professor Marcos Vinícius Macedo, de 45 anos, também estava no local e teve que correr para não ser atingido.
– Eu vi aquela água podre para todos os lados, por dentro das lojas, da papelaria, do cabeleireiro – afirmou.
Para ele, a obra da estação foi feita às pressas e por isso ficou malfeita. A concessionária Águas de Niterói  informa que  está apurando as causas do acidente, mas ressalta que não havia nenhum indiciativo de que o tanque poderia estourar. Dante Luvisoto também assegura que o tratamento deesgoto no município não será interrompido e que, em 90 dias, a estação será recuperada.