Parque Marinho Grande Barreira de Corais
© Island Effects / iStockphoto Mergulhadores encontram vida marinha abundante nas franjas dos recifes |
O governo federal e o governo do Estado de Queensland trabalham juntos para gerenciar os assombrosos 344,4 mil km2 do parque. A administração do Parque Marinho Grande Barreira de Corais é responsável por proteger os recifes.
Apesar de o parque não incluir a seção mais ao norte dos recifes, ele é a maior área marinha protegida do mundo. Além dos recifes em si, o parque engloba várias outras comunidades marinhas, incluindo mangues, estuários, áreas de plantas marinhas e canais do mar profundo.
Quando o parque marinho foi criado, os administradores o dividiram por zonas específicas e descreveram que atividades poderiam ou não ser realizadas nelas. As zonas variavam de zonas de uso geral, onde pescar, nadar, navegar e a maioria das outras atividades eram permitidas, a zonas de pesquisa científica, proibidas a qualquer pessoa que não fossem os pesquisadores envolvidos. Com o aquecimento global e os relatos de que as populações animais estavam declinando, o governo australiano decidiu rever a configuração do parque.
O parque marinho é agora classificado em 70 tipos de habitat distintos, com pelo menos 20% de cada habitat designados como área "no-take". Isso significa que nada pode ser removido da área, por isso, atividades como pesca e coleta de conchas são proibidas. Antes da revisão, menos de 5% do parque estavam protegidos pela condição no-take. Agora, 33% do parque estão protegidos dessa maneira [fonte: Great Barrier Reef: Zoning].
© liveostockimages / iStockphoto O camarão Harlequin, um dos 250 tipos de camarões encontrados nos recifes australianos |
Turistas não são os únicos que se aglomeram no parque marinho. Cientistas consideram ideais para pesquisa os recifes relativamente imaculados e a vida marinha abundante. Por exemplo, cientistas do Instituto Australiano da Ciência Marinha identificaram e detalharam a camada protetora secretada pelos corais expostos ao ar e estão trabalhando com uma companhia farmacêutica para usá-la no desenvolvimento de um protetor solar [fonte: Sammon].
Levaria uma vida toda para explorar a miríade de recifes e cays da Grande Barreira de Corais, mas isso não impede as pessoas de tentar.