Ana Echevenguá*
No próximo dia 06 de março, Domingo de Carnaval, o Movimento SOS Canasvieiras vai às ruas fazer um “Arrastão do Bem”. Num clima de alegria e descontração, o grupo fará um trabalho de limpeza e conscientização, com coleta de lixo e distribuição de panfletos.
A concentração será às 10hs, no Capitão do Mar, o barzinho do Jorge e da Neuzinha, que fica na areia da praia, próximo ao Riacho Beatriz.
Canasvieiras vive um momento crítico. E carece de cuidados urgentes. A falta de tratamento de esgoto – somada ao descaso dos governantes e da CASAN - está afetando diretamente a saúde dos usuários da praia. Em janeiro, após a chuva que alagou o balneário, foram mais de 15 mil casos de “virose”, provocada por coliformes fecais.
Ou seja, está mais do que comprovado que tem cocô e xixi na água e na areia! E não dá mais esconder isso debaixo do tapete!
Um dos objetivos do SOS Canasvieiras é chamar a atenção da mídia para este problema de saúde pública. E, desde março de 2010, várias reportagens foram feitas, mostrando um pouco da realidade local.
Também levou o caso às autoridades competentes. O Ministério Público Estadual foi um dos primeiros a cumprir seu papel: instaurou um inquérito civil para apurar as ilegalidades noticiadas.
Quem não entende, acha que o Movimento, ao discutir os problemas que o balneário experimenta, poderá falir a indústria do turismo.
Ao contrário, queremos defender e preservar as riquezas naturais de Canasvieiras, para atrair cada vez mais turista. Afinal, é este que gera emprego e renda na Ilha.
Por isso, queremos que nossos governantes cumpram suas obrigações e entendam que preservar é preciso! Queremos saneamento básico! Queremos praia limpa!
Portanto, junte-se a nós! Abrace essa causa! Adquira sua camiseta no Mercado Jardim, do Seu Chico. Visite nosso blog - http://soscanas.blogspot.com - e página do Facebook.
Enfim, faça parte desse grupo de voluntários apaixonados por Canasvieiras e que está lutando para garantir a sadia qualidade de vida, um direito que está nas linhas e entrelinhas da nossa Constituição Federal e Estadual.
* - integrante do Movimento SOS Canasvieiras, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br