sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COMIDA TAMBÉM TRAZ FELICIDADE

refeições que nos deixam mais felizes


Uma refeição feliz real é aquela que, além de muito gostosa, nos faz sentir muito melhor
© Aldo Murillo / iStockphoto.com
Uma refeição feliz real é aquela que, além de muito gostosa, nos faz sentir muito melhor
Pessoas do mundo todo acham-se divididas em tudo, de crenças religiosas a políticas. No entanto, um denominador comum as une: comida. Precisamos dela para sobreviver e para vicejar. Na verdade, uma boa refeição tem impacto sobre nosso humor assim como em nossos corpos.

Muitos tipos diferentes de alimentos melhoram nossos níveis de felicidade.

Existem duas categorias principais de alimentos que afetam o humor. Os chamados "alimentos felizes" nos afetam fisicamente porque contêm níveis mais elevados de vitaminas e minerais que impactam a produção e a liberação de serotonina, o neurotransmissor que os cientistas acreditam ser amplamente responsável por estimular sentimentos de felicidade. Por outro lado, alimentos reconfortantes têm um benefício psicológico. 

Por exemplo, se os biscoitos de chocolate feitos por sua mãe o alegravam quando você era criança, replicar sua receita num dia triste provavelmente vai elevar seu estado de espírito, graças às memórias felizes associadas à guloseima.

Então por que não comemos esse tipo de alimento em todas as refeições? Certos alimentos felizes recebem a acusação injusta de "alimentos  saudáveis", e alguns torcem seus narizes para esses pratos insípidos e sem gordura. Quanto aos alimentos reconfortantes, grande parte de seu cardápio está cheio de calorias e gordura, o que, com o tempo, não vão nos fazer felizes. Felizmente, essas receitas podem ser ajustadas para oferecer o máximo de benefícios nutricionais e emocionais, bem como um sabor fantástico.

Macarrão com queijo



Esse prato é uma febre nos EUA e tem muitos adeptos aqui no Brasil, principalmente entre as crianças. Os laticínios-base desta receita (leite e queijo) contêm altos níveis de vitamina B, que impactam fortemente no cérebro. Na verdade, estudos indicam que a depressão pode ser diminuída com frequência quando a deficiência de ácido fólico (um tipo de vitamina B) é corrigida. De maneira similar, múltiplos estudos comprovaram que os níveis normais de riboflavina (B2), B6 e tiamina (B1) elevam nosso estado de humor. Unir os efeitos de melhoria de humor dos laticínios com o macarrão multigrão ajuda a refeição a ser um poderoso golpe de energia.
Se você é abstêmio de pasta, considere isso: carboidratos aumentam os níveis de serotonina e endorfina, fazendo girar vibrações de bom humor e níveis de energia simultaneamente. Especialistas recomendam trocar a massa comum por uma variedade multigrãos porque isso conta nas porções diárias de grãos recomendadas pelos nutricionistas.

Salmão e arroz integral

O ômega-3 contido no salmão ajuda o cérebro a regular o humor. O salmão é considerado uma supercomida, tamanha a quantidade de vitaminas e minerais que ele contém
© Kenneth Sponsler
O ômega-3 contido no salmão ajuda o cérebro a regular o humor. O salmão é considerado um superalimento, tamanha a quantidade de vitaminas e minerais que ele contém
Embora a maioria de nós não considere o salmão um alimento reconfortante, ele certamente é um dos alimentos mais nutricionalmente benéficos disponíveis. Especialistas concordam que as numerosas vitaminas e minerais presentes no salmão qualificam o peixe como um superalimento; além disso, eles recomendam consumir duas ou três porções de salmão ou outro peixe por semana.
Múltiplos estudos ligaram a depressão a desequilíbrios nos ácidos graxos ômega-3, encontrados abundantemente no peixe. Os cientistas acreditam que os ômega-3 são responsáveis pelo gerenciamento dos sinais do cérebro que regulam o humor. Na verdade, estudos revelaram que pessoas em culturas que consomem mais peixe gorduroso rico em ômega-3 sofrem de depressão com menos frequência do que as populações que comem menos porções de peixe. Como o ômega-3 não pode ser produzido pelo corpo, é importante incorporar peixe, ovos ou óleo de fígado de bacalhau na dieta. Arroz integral é um acompanhamento ideal para o salmão, porque ele contém quantidades elevadas de selênio, cujos baixos níveis têm sido ligados ao mau humor.

Ovos mexidos e aveia

Ovos mexidos fazem parte do tradicional café da manhã americano, mas as mesas brasileiras também têm sua versão do prato; adicione um pouco de aveia e você tem uma refeição muito nutritiva
© Barbro Bergfeldt / iStockphoto.com
Ovos mexidos fazem parte do tradicional café da manhã americano, mas as mesas brasileiras também têm sua versão do prato; adicione um pouco de aveia e você tem uma refeição recheada e nutritiva
Por um bom motivo, o café da manhã é amplamente alardeado como a refeição mais importante do dia. Estudos mostraram repetidamente que um café da manhã balanceado e saudável resulta em bom humor, energia aumentada e capacidade de memória aumentada. Você se lembra daquelas vitaminas B úteis encontradas nos laticínios? Os ovos também são abundantes em substâncias essenciais. Sirva dois ovos com a aveia rica em ácido fólico para ter um café da manhã recheado e nutritivo. O ácido fólico encontrado na aveia é poderoso porque produz um neurotransmissor chamado dopamina, que muitos estudos ligaram ao prazer aumentado. Uma torrada de farinha integral ou panquecas de farinha integral são outras opções de grãos com quantidades elevadas de ácido fólico.

Espagueti com almôndegas

O macarrão de trigo é rico em ácido fólico, mas quando acompanhado de molho ou almôndega de carne magra se transforma numa fonte rica em proteína, selênio e vitamina B6, facilitando a produção de serotonina
© Robyn Mackenzie / iStockphoto.com
O macarrão integral é rico em ácido fólico, mas quando acompanhado de molho de almôndega de carne magra se transforma numa fonte rica em proteína, selênio e vitamina B6, facilitando a produção de serotonina, o hormônio da satisfação
Nós já falamos dos benefícios do macarrão integral: é rico em ácido fólico e ajuda a aumentar os níveis de serotonina. Chefs ambiciosos não deixam os ganhos nutricionais terminarem por aí. As almôndegas, ou o molho feito com carne bovina magra, são uma ótima fonte de proteína, selênio e B6, a vitamina que facilita a produção de serotonina. Tente servir massa com molho de almôndegas acompanhada de uma salada de espinafre, brócolis ou de folhas verdes rica em vitamina. Acredita-se que todos esses alimentos são poderosos promotores do humor. Quando feito da maneira correta, o espagueti com almôndegas pode ser transformado de um prazer recheado de culpa em uma refeição saudável. (Nenhuma palavra ainda sobre quaisquer efeitos benéficos daquela clássica sobremesa italiana, o tiramisu.)

Banana split

A combinação de sorvete e banana pode não ser lá muito boa para o nosso fígado, mas ela é rica em vitamina B, que é um agente anti-depressivo eficaz
© Steve Manson / iStockphoto.com
A combinação de sorvete e banana pode não ser lá muito boa para o nosso fígado, mas ela é rica em vitamina B, que é um agente anti-depressivo eficaz
Este sorvete campeão de bilheteria pode facilmente ser modificado para uma versão menos engordativa e mais nutritiva. Os dois principais componentes - banana e sorvete - são ricos em vitaminas B, que são inibidores eficazes da depressão. As bananas também contêm altos níveis de triptofano. Este aminoácido ajuda o corpo na produção de niacina, que em troca produz serotonina.
Obviamente, a porção de sorvete da banana split é a grande culpada quando se trata do conteúdo açúcar e gordura, mas os entusiastas do sorvete não precisam privar-se totalmente dessa popular guloseima reconfortante. Modificar sua escolha torna fácil incluir sorvete no menu ocasional. Existem numerosos sorvetes light ou com gordura reduzida e baixo teor de açúcar à venda. E graças aos avanços da indústria de sorvete nos últimos anos, os sorvetes com baixo teor de gordura têm sabor cada vez mais parecido com o dos seus congêneres gordurosos.