quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PREÇO DOS ALIMENTOS É RECORD

Preço global dos alimentos bate recorde em janeiro, diz ONU

Foto: Getty Images
Índice da FAO teve média global de 231 pontos, maior já registrado
Os preços dos alimentos no mundo bateram recorde de alta em janeiro, com um crescimento de 3,4%, segundo informou nesta quinta-feira a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O Índice dos Preços dos Alimentos da FAO teve uma média global de 231 pontos no mês passado, o maior registrado desde 1990, quando o levantamento teve início. 


O recorde anterior foi em dezembro de 2010, quando ficou em 214,7.
Esta foi a sétima alta consecutiva do indicador da FAO, que mede variações mensais de uma cesta composta por laticínios, carne, açúcar, cereais e sementes oleaginosas.
Segundo a entidade, os preços de todos os grupos de produtos pesquisados tiveram altas significativas, exceto a carne, que permaneceu estável.
O economista da FAO Abdolreza Abbassian afirma que a pressão global nos preços dos alimentos não dá sinais de ceder. Ele prevê que os valores devem continuar altos nos próximos meses.
Abbassian diz que a grande preocupação com este quadro recai sobre os países de baixa renda e com deficit de alimentos, que podem ter dificuldade em financiar importações.
"O único fator alentador até o momento vem de um certo número de países nos quais, devido às boas colheitas, os preços domésticos de alguns alimentos básicos permanecem baixos, se comparados com os preços mundiais", afirmou Abbassian.
Brasil
No Brasil, o relatório da FAO destaca o preço da farinha de trigo, que, depois de atingir um pico em outubro, teve um decréscimo com a chegada ao mercado da safra de 2010.
O estudo aponta, no entanto, que o preço do produto continua 16% maior do que no mesmo período do ano passado.
Já o aumento no preço do milho no Brasil em janeiro, na comparação com o ano anterior, representou a quinta maior variação registrada no mês em toda a América Latina.