sexta-feira, 4 de março de 2011

FORUM DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fórum Regional reúne autoridades de C&T da região Norte em Manaus
Secretários e presidentes das FAPs se reúnem em Manaus (Foto: Dalva Berquet/Ag.Fapeam)
Aconteceu dia 03/03, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em Manaus, o Fórum Regional Norte de Ciência e Tecnologia. O evento conta com a participação de secretários de estado e presidentes de fundações de amparo à pesquisa dos estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.


O Fórum, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas, discute a aplicação do Plano Nacional de C&T na região Norte, bem como a definição de metas e estratégias específicas para essa área do país.

Odenildo Sena, secretário de C&T do Amazonas, ressalta que é preciso haver ummaior união entre os estados do Norte para que haja de fato desenvolvimento. “Há uma dispersão em nossa região. Dessa maneira, não partilhamos as dificuldades e dispersamos forças e recursos que poderiam ser utilizados. Imagine quantas ações poderíamos realizar para a Amazônia somando competências?”. Ele exemplifica a importância dessa união com a região Nordeste que vem se destacando em relação ao Sul e Sudeste que dominam a área de C&T. “O Nordeste, nos últimos anos, deu um salto extraordinário na formação de recursos humanos e no implemento de recursos para pesquisa, isso tudo resultado de uma grande articulação”.

Uma das mais relevantes propostas, durante a manhã, foi a implantação de um fórum permanente e atento de secretários e dirigentes de fundações de amparo à pesquisa da região Norte, aprovada por unanimidade. “Precisamos inserir um representante do Norte em comitês importantes que definem para onde vão os recursos, como, por exemplo, no Conselho de Administração do CNPq”, ressalta Odenildo, autor da sugestão. Ele destaca ainda que é preciso ocupar espaços já criados, como as parcerias com o CNPq, a Capes, o INCT. “Mas, para isso, precisamos nos fortalecer, nos unir e cuidar constantemente de nossos interesses”.

Ele destaca, ainda, a necessidade de efetivar os interesses especificamente da região amazônica. “Precisamos lutar por nossa região. Vivemos de falácia, de muita promessa. Todo o mundo se encanta com a Amazônia, mas efetivamente pouca coisa tem sido efetivada e o que tem sido feito é por esforços locais”.

Será aprovado também um documento a ser apresentado ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, no final de março, durante Reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T (Consecti), em Tocantins. A reunião contará também com a presença do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação (CCT) do Senado Federal, Senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Na ocasião, será inaugurada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Tocantins.

Autoridades

Estão presentes no evento o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amapá, Antônio de Carvalho; o diretor da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Roraima, Luis Emi; o secretário Adjunto de Planejamento de Rondônia, Avenilson da Trindade; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SECT do Tocantins, Alan Araújo; o assessor do Deputado Estadual José Ricardo, presidente da Comissão de C&T da Assembleia Legislativa do Amazonas, Eric Moura; a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão; e o diretor técnico- científico da FAPEAM, Jorge Porto.
Fonte: Ascom Sect