terça-feira, 29 de março de 2011

USO ABUSIVO DE AGROTÓXICOS

Sistema Inteligente auxilia no uso de agrotóxicos
Pesquisas acontecem no campo e no laboratório (Foto: Divulgação)
O uso abusivo de agrotóxicos é um fator preocupante no Brasil, ainda mais quando se verifica que o setor de agronegócio já representa 26,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e 39% dos empregos no País.



Atenta à problemática, a doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Andrea Viviana Waichman, por meio do projeto ‘Desenvolvimento de um sistema inteligente de suporte à decisão para avaliação de riscos do uso de agrotóxicos no Estado do Amazonas’, propôs um estudo que orientasse o uso adequado destes produtos.


Com o apoio do Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pipt) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o sistema inteligente consiste na junção de diversos softwares, pelo qual é avaliada uma determinada área agrícola. Assim, segundo a pesquisadora, pode ser realizada uma agricultura ambientalmente mais correta ao avaliar opções de aplicação dos agrotóxicos que sejam menos prejudiciais ao homem e ao ambiente.


O sistema inteligente consegue apresentar soluções relativamente simples extraídas de situações pertinentes à realidade agrícola, além da capacidade de incorporar novas informações e ferramentas. “Em geral esses sistemas são utilizados por gestores das agências de controle ambiental e de apoio à produção, além auxiliarem no registro de agrotóxicos em diversos países, mas ainda não tinham sido utilizados em regiões tropicais”, afirma Waichman.

Agrotóxicos prejudiciais

Em Manaus os resíduos de agrotóxicos foram encontrados no solo, na água superficial, na subterrânea, em verduras comercializadas nas feiras e supermercados. Porém, Andréa Waichman ressalta que “a presença dos agrotóxicos no ambiente não significa necessariamente que existam riscos à saúde humana e ao ambiente, a menos que estejam em níveis acima do aceitável, ou dos padrões de qualidade vigente”.


De acordo a doutora os riscos nas regiões tropicais são decorrentes das formas de uso dos agrotóxicos na produção agrícola. “Vários fatores contribuem para estes riscos, como a falta de treinamento e de conhecimento dos perigos dos agrotóxicos que contribuem para uma manipulação descuidada durante a preparação, a aplicação e a disposição das embalagens vazias, que muitas vezes são descartadas nos corpos d’água próximos às áreas de plantio ou na floresta”, disse.


O que é um agrotóxico

Os agrotóxicos são produtos de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao combate de pragas ou doenças que afetem as culturas agrícolas. Eles podem ser classificados como pesticidas ou praguicidas, que combatem insetos em geral, fungicidas, que atingem os fungos, e herbicidas, que matam as plantas invasoras ou daninhas.

Dicas para uso adequado de agrotóxicos

* Respeite os prazos de carência na aplicação dos agrotóxicos;
* Não borrife as frutas e verduras até o momento de serem comercializadas;
* Agrotóxicos matam não somente as pragas, mas também outros organismos que são necessários à manutenção da própria produtividade das áreas agrícolas, como os polinizadores e os organismos que vivem no solo e são de fundamental importância para fazer a decomposição da matéria orgânica e manter a fertilidade do solo;
* Excesso de agrotóxicos coloca em risco o fornecimento de alguns serviços ecossistêmicos;

Sobre o Pipt

O Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica da FAPEAM consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.


Redação: Margarete Rocha
Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM