Projeto Manuelzão lidera reflorestamento da bacia do córrego Engenho Nogueira
da UFMGImagem obtida no google maps Vista aérea do córrego Engenho Nogueira no Colégio Militar, com destaque para a área a ser revegetada |
A partir desta quarta-feira, 27, a bacia do córrego Engenho Nogueira, situado entre a região Noroeste e a região da Pampulha, em Belo Horizonte, será reflorestada. A iniciativa é liderada pelo Núcleo Manuelzão da Bacia do Córrego Engenho Nogueira e será dividida em etapas. A primeira delas será o plantio de 570 a 600 mudas dentro dos limites do Colégio Militar, abrangendo cerca de 230 metros da margem esquerda do córrego.
Segundo Alcione Aguiar Souza, do departamento de gestão ambiental da UFMG e integrante do Núcleo Manuelzão, a intenção do projeto, no entanto, é reflorestar diversas áreas localizadas dentro da bacia, contribuindo para a revitalização do córrego e buscando soluções para problemas de meio ambiente e saúde da região.
Recentes visitas técnicas apontam que os principais problemas da bacia são ocupação indevida, ausência de mata ciliar em muitos trechos – o que causa erosão e assoreamento do rio –, lançamento de esgoto doméstico e industrial, inundações no período chuvoso e aparecimento de vetores, como ratos, baratas e insetos.
Com o reflorestamento, a expectativa é proteger o córrego contra erosão e assoreamento. As mudas, de espécies variadas com porte médio de 1,5 metro, serão fornecidas pela Fundação Zoobotânica, Prefeitura de Contagem e Divisão de Áreas Verdes da UFMG. O transporte das plantas será realizado pelo próprio Colégio Militar.
Após o plantio, serão realizadas ações de manutenção até que se atinja o total recobrimento do solo pela sombra da copa das árvores, como limpeza das coroas, roçado de plantas competidoras, controle periódico de formigas cortadeiras e manutenção dos aceiros para prevenção de incêndios.
As próximas etapas de reflorestamento estão previstas para 2011 e serão realizadas na Estação Ecológica da UFMG e no bairro Caiçara, onde está localizada a nascente do córrego.
A iniciativa conta com apoio da Divisão de Áreas Verdes do Departamento de Gestão Ambiental da UFMG, Coca-Cola FEMSA, Fundação Zoobotânica, Prefeitura de Contagem e Colégio Militar/Ministério do Exército.
(Com Núcleo Manuelzão da Bacia do Córrego Engenho Nogueira)