Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios do Semiárido serão beneficiados no primeiro momento. Araripina, Arcoverde e Cabrobó estão na lista.
da ANA
A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria da Criança e da Juventude do Estado de Pernambuco (SCJ) assinaram um acordo de cooperação técnica para melhorar as condições das escolas pernambucanas no que diz respeito à segurança do abastecimento de água em quantidade e qualidade, oferecendo condições sanitárias para manutenção da saúde e bem-estar dos alunos e professores. Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios serão beneficiados, entre eles: Araripina, Arcoverde, Cabrobó e Manari (município com menor IDH do Brasil). O acordo foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de agosto.
Com duração até 31 de dezembro de 2015, que pode ser prorrogada, a parceria vai propor alternativas para a implantação ou recuperação de sistemas de abastecimento de água nas escolas que necessitarem de obras em todo o Estado. Outro objetivo do acordo é proporcionar a Pernambuco condições técnicas para instalação de banheiros integrados às demais instalações e com cozinhas dentro dos padrões adequados de higiene e funcionalidade. Além disso, serão estudadas alternativas para coleta adequada e afastamento do esgoto das instituições públicas de ensino.
As escolas selecionadas têm mais de 100 alunos matriculados, estão localizadas em zonas urbanas e rurais do Semiárido de Pernambuco e têm uma situação passível de intervenção quanto ao abastecimento de água, cozinha e banheiro. Entre as intervenções previstas estão: a reforma e adequação de banheiros, cozinhas, refeitórios; a instalação de reservatórios de abastecimento de água; sistema de interligação e abastecimento interno de água; a instalação de dessalinizadores, adutoras, entre outras formas de intervenções dependendo de cada caso.
À ANA cabe apontar opções técnicas que possibilitem o abastecimento satisfatório de água em quantidade e qualidade das escolas públicas pernambucanas com base no relatório consolidado do georreferenciamento e das informações levantadas “in loco”. Por parte da SCJ, cabe garantir a implementação dos serviços de infraestrutura que dizem respeito à cozinha e banheiros integrados às instalações escolares para universalização do abastecimento de água nas escolas da rede de ensino público pernambucana.
O acordo faz parte da Estratégia Qualidade de Vida, estabelecida pelo Estado de Pernambuco, da qual faz parte a ação Toda Escola com Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha. O objetivo da iniciativa é promover a melhora das condições físicas de instalação de funcionamento de banheiro, cozinha e de abastecimento de água das escolas públicas estaduais e municipais situadas no Semiárido, que abrange parte de todos os estados do Nordeste (exceto o Maranhão) e o norte de Minas Gerais. Em Pernambuco, a ação engloba prioritariamente os 145 municípios que formam o Semiárido expandido do Estado.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Eraldo Peres/Banco de Imagens ANA