À Sombra de um Delírio Verde (The Dark Side of Green)
Festival Internacional de Filmes sobre Globalização abre edição 2012 no Cine Joia debatendo desenvolvimento urbano e meio-ambiente.
Nesta segunda-feira, 20 de agosto, às 19 horas, o Cineclube Cine Joia inicia o Festival globale 2012, segunda edição brasileira do festival internacional de filmes sobre globalização. O evento é gratuito e aberto ao público.
Esta edição do Festival globale Rio leva ao Cine Joia o eixo temático "Cidade Global", e o filme inicial é "Distopia 021 - Um Projeto de Cidade Global", produção Brasil-Colômbia da Rio40Caos e Antena Mutante (Colômbia). Diante dos megaeventos esportivos agendados para a cidade do Rio de Janeiro, o documentário questiona o projeto de desenvolvimento urbano, suas políticas de remoção e reformas polêmicas, como a do Porto Maravilha.
Em seguida, o Coletivo Rio+Tóxico, em co-produção com a Rio40Caos, apresenta quatro filmes que revelam as reais consequências ambientais que a cidade do Rio de Janeiro tem sofrido nos últimos anos. O público irá conferir os documentários "Baía de Sepetiba", sobre a importância da preservação da pesca artesanal e da fauna e flora marinhas; "Pescado", sobre as alterações no trabalho dos pescadores de Magé; "Pó de Prata", sobre a poluição do ar causado pela siderúrgica Thyssen Krupp no bairro de Santa Cruz; e "Caxias", sobre o drama dos catadores de lixo após a interdição do aterro de Gramacho.
Após as sessões no Cine Joia, o Festival globale Rio segue, do dia 25 de agosto a 1º de setembro, no Espaço Cinema Nosso (Lapa); na Biblioteca Parque Manguinhos (Benfica); Rocinha Mundo da Arte (Rocinha); Loja da Roça (Timbau/Maré); na Praça XV (Cine Ataque) e no Pré-vestibular para Trabalhadores/SINDPD (Pres. Vargas/Centro).
Serviço:
FESTIVAL GLOBALE RIO NO CINE JOIA
Data: 20 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca (sujeito a lotação)
Classificação livre
www.cinejoiacopa.com.br
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FESTIVAL GLOBALE RIO 2012:
Blog: festivalglobalerio.blogspot.com