Brasil e Alemanha estarão presentes na Conferência de Copenhague e esperam avanços em negociações sobre o clima
Na conferência de Copenhague, representantes do Brasil e Alemanha, convocados para chegarem a um acordo de quais serão as medidas necessárias para um novo tratado sobre o clima e elaborar um cronograma para formalizá-lo.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva admitiu não acreditar que conseguirão chegar ao acordo dos sonhos na conferência de Copanhague que será na próxima semana. Porém, após o encontro a chanceler alemã, Angela Merkel, Lula disse que espera progressos importantes.
O objetivo dos líderes é "um acordo sobre tudo o que é necessário para o novo tratado sobre o clima e um cronograma para a concretização", declararam conjuntamente.
Merkel disse aos repórteres que o esperado para o acordo de Copenhague deve ser formalizado "nos próximos meses". E Acrescentou : "Precisamos de contribuições de todos os países – os naturalmente diferentes, dependendo de suas condições ".
A conferência de Copenhague originalmente se destinava a produzir um tratado final contra aquecimento global, mas agora isto parece fora de alcance. A maioria dos líderes agora esperam que pelo menos todos cheguem a um comum acordo, deixando alguns detalhes a serem concluídos posteriormente.
Os dois representantes estarão presentes na conferência.
Presidente Lula diz "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos"
Fonte: http://en.cop15.dk/