domingo, 12 de junho de 2011

CINZAS CHEGAM À AUSTRALIA

Cinzas de vulcão chileno chegam à Austrália e provocam cancelamentos

Voos da Qantas
Qantas cancelou todos os voos de Melbourne neste domingo
A empresa aérea australiana Qantas cancelou neste domingo todos os voos partindo de Melbourne ou com destino à cidade, devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno que atravessou o Oceano Pacífico.
A Qantas já havia cancelado todos os voos para a Tasmânia e para partes da Nova Zelândia.

Outras companhias aéreas também interromperam pousos e decolagens na região, deixando milhares de passageiros sem alternativas para viajar.
A Virgin Atlantic cancelou 34 voos domésticos e um internacional que partiria de Melbourne. A Jetstar também cancelou voos da Nova Zelândia e da Tasmânia para a Austrália.
A companhia Air New Zealand disse que não mudou nenhum horário, mas que está ajustando as suas rotas. A empresa prevê que a nuvem de cinzas vulcânicas provoque transtornos ao longo de toda a semana.
Passageiros na Tasmânia disseram à televisão australiana ABC Newsque temem ficar vários dias presos na ilha, já que os serviços de barcas para a Austrália estão lotados nos próximos dois dias.
A Qantas disse que considera arriscado voar com a nuvem de cinzas no ar.
O vulcão Puyehue está em atividade há uma semana. Ventos fortes fizeram com que partículas chegassem a Austrália e Nova Zelândia em uma altitude entre 6 mil e 10 mil metros.
A empresa estima que oito mil passageiros foram afetados pelos cancelamentos.

Ao longo da última semana, o vulcão chileno já provocou atrasos no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.