quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESALQ - CENTO E DEZ ANOS

100 mil livros

DIBD enriquece acervo em homenagem aos 110 anos da ESALQ

)

João Grandino Rodas (reitor da USP), recebe de Marcia Saad (diretora da DIBD), como empréstimo, o livro 100 mil

Crédito: Roberto Amaral (ESALQ/Acom)

 


No dia 3 de junho, data em que a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) completou100 mil livros

Enviado em 08/06/2011 às 15:06:59

No dia 3 de junho, data em que a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) completou 110 anos, as ações festivas envolveram o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, quando este recebeu alunos do ensino médio público, participantes do "Profissões na ESALQ" para apagar as velinhas no gabinete da diretoria, além do reitor da USP, João Grandino Rodas, que esteve presente para o lançamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade (NAPBS).

Uma terceira atividade contemplou, de forma emblemática, o total de 100 mil livros ao acervo da Divisão de Biblioteca e Documentação (DBID) da instituição. Durante o lançamento do NAPBS, a DIBD fez uma mostra do Projeto 100.000 livros, meta que foi atingida justamente para comemorar os 110 anos da ESALQ. Em tempo recorde foram adquiridos 1.751 livros, número que normalmente é obtido durante um ano de trabalho. O projeto foi realizado em apenas dois meses, tomando como principal foco a política de desenvolvimento da coleção existente na Divisão.

Com investimento de R$ 69.405,00 e com apoio de docentes da ESALQ e de organizações parceiras como FAPESP, FEALQ, EDUSP, vice-reitoria administrativa e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, foram adquiridos livros nacionais e internacionais recentes nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas, exemplares de títulos com alta demanda, livros solicitados por docentes e sugeridos como bibliografia básica.

Durante o evento de lançamento do NAPBS, a diretora técnica da DIBD, Márcia Regina Migliorato Saad, fez um empréstimo simbólico de três livros para registrar esse marco. Junto aos livros, foi entregue um certificado aos primeiros usuários do Projeto 100 mil livros.

O livro número 99.999, Handbook of Photosynthesis.2.ed. Boca Raton, 2005. 928p., adquirido pelo Projeto FAPLIVROS da FAPESP, foi emprestado ao vice-reitor administrativo da USP, Antonio Roque Dechen, como forma de homenagear o cinqüentenário da FAPESP.

O de número 100.000, CORTEZ, L.A.B, Coord. Bioetanol de cana de açucar: P&D para produtividade e sustentabilidade. Sao Paulo: Blucher, 2010. 954p, foi emprestado ao reitor da USP, João Grandino Rodas, numa alusão ao lançamento do NAPBS; o de número 100.001, Manual de Fitopatologia: Princípios e Conceitos, 4.ed. São Paulo, Ed.agronômica Ceres, 2011. 709 p.Editores: Lilian Amorim, J.A.M. Rezende e A. Bergamin Filho (Departamento de Fitopatologia e Nematologia da E.S.A. Luiz de Queiroz), foi emprestado ao diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, em homenagem aos professores da ESALQ.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar