sexta-feira, 24 de junho de 2011

COPPE DESENVOLVE SISTEMA DE CONTENÇÃO


Sistema bloqueia despejo de poluentes na Baía de Guanabara

Da Agência Coppe

Geotubes

Um sistema aplicado pela Coppe está impedindo que a Baía de Guanabara seja contaminada por metais pesados utilizados nas obras de dragagem para a ampliação do Porto do Rio, próximo ao Cais de São Cristóvão. Os sedimentos resultantes da dragagem estão sendo depositados em seis grandes sacos feitos de material sintético, batizados de geotubes.



 Até o final de julho, a tecnologia evitará que 30 mil metros cúbicos de poluentes – como chumbo, cobre, fósforo e nitratos de amônia – contaminem as águas da baía.

O material com os poluentes está sendo despejado em uma área de 12,5 mil metros quadrados, na Ilha da Pombeba, também na Guanabara. O local foi determinado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pelo monitoramento da água. O projeto está sendo coordenado pelo pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, Aurélio Lamare Soares Murta. O Instituto da Coppe também responde pelo gerenciamento ambiental do projeto.


Geotubes6
Segundo Murta, se estes insumos fossem despejados num aterro usando técnicas convencionais, causariam sérios impactos ao ambiente. “Os sacos retêm o material contaminante. Como a geotube é permeável, o sedimento contaminado fica retido e a água é liberada sob monitoramento constante”, explicou Murta.

Confirmando a tese de que nada se perde, tudo se transforma, os pesquisadores usaram os geotubes cheios de sedimento como base para o plantio de 2.500 mudas de espécies de restinga.


 Os sacos ficarão cobertos pela vegetação e contribuirão para neutralizar carbono.