quinta-feira, 23 de junho de 2011

O QUE PREOCUPA

Ninguém parece ficar incomodado


OPINIAODa Polo RS


Fico com vergonha desses episódios de corrupção, assassinatos de ambientalistas e descaso com a saúde, com a educação e tantas outras indecências que ocorrem com uma assustadora e regular frequência em nosso país, em nossas cidades. E fico constrangido também com a nossa apatia. Estamos todos encolhidos. Ninguém parece ficar incomodado. É uma vergonha que ninguém consegue tirar de mim.


Acredito que o Brasil necessita, com urgência, de lideranças nacionais com força e ousadia para conduzir os brasileiros para um País melhor. Precisamos de um rumo claramente moral. Com certeza essas lideranças existem. Precisam, talvez, de união e de mais ousadia. Uma imensa coalizão. E que a educação de todos seja o objetivo da vida nacional.



 Uma obsessão geral. A bandeira de todos. E aqui educação como aperfeiçoamento e processo do desenvolvimento integral de todas as faculdades humanas. Onde a escola fundamental seja excelente, onde o ensino médio modelo e a universidade lugar de pesquisa, inovação e troca de conhecimento, que gera cérebros competitivos.


 Onde os professores são respeitados e valorizados. O movimento Todos Pela Educação é elogiável e é um pouco isso mas ainda tem poucas adesões diante da importância do tema. Também deveria ter um discurso muito mais impactante, decisivo, com a participação de lideranças de todos os setores e de todos os estados brasileiros. A educação está ruim, travada e talvez até piorando ano a ano. 



Precisamos mostrar isso para a opinião pública de forma avassaladora. E que a política seja lugar para pensar o bem comum e não, como dizia o líder socialista alemão Kurt Schumacher, um apelo constante ao suíno que existe dentro dos seres humanos, uma incessante mobilização da estupidez humana. Não consigo enxergar saída a não ser pelo esforço comovente das pessoas de bem do Brasil. Talvez uma formidável e inédita união da mídia com a dedicação de grandes empresários, sindicatos e instituições em torno de um tema comum, que deve ser a educação. Talvez falte isso para o País. O esforço genuíno de todos.


Autor: Inácio Knapp
e-mail: inacio@polors.com.br