terça-feira, 3 de julho de 2012

Fapeam e FAS assinam acordo para programa de pesquisa em reservas de desenvolvimento sustentável do Amazonas

Rio Negro/Amazonas

Alunos e professores das escolas públicas estaduais localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, do Rio Negro, do Uatumã, de Mamirauá, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e de outras localidades terão a oportunidade de participar do Programa Ciência na Escola Edição Especial (PCE/FAS). O edital dessa edição deverá ser publicado nos próximos dias.
A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, e o diretor-presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, já assinaram acordo de cooperação para a implantação da próxima edição do PCE/FAS. No acordo, ficou previsto que o edital contará com recursos no valor total de R$ 198,4 mil para financiamento das pesquisas.
A edição especial do PCE/FAS é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Fapeam e FAZ, para apoiar a participação de professores e estudantes do 6º ao 3º ano do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas do Amazonas localizadas em RDS e APA.

Compromisso – Para Maria Olívia Simão, essa ação é mais um compromisso da Fapeam em parceria com a FAS para dar oportunidade aos alunos e professores das comunidades rurais situadas em Unidades de Conservação a terem acesso à informação científica e tecnológica por meio do PCE. O Programa vai contribuir para despertar a vocação de futuros pesquisadores nessas regiões de difícil acesso.
“Nós temos vários estudantes motivados e interessados em participar de programas como esse. O aluno pode ingressar numa carreira importante para a vida profissional ou ganhar habilidades para melhorar a sua qualidade de vida, no local em que ele está inserido”, afirmou Maria Olívia Simão.
Ainda segundo a titular da Fapeam, é importante a participação da FAS nessa iniciativa, pois a fundação não mede esforços para interiorizar as ações de ciência no Estado. “Essa parceria tem sido frutífera, principalmente por atingir localidades que muitas vezes não são de fácil acesso. O fato de a FAS ter um trabalho nessas escolas nos facilita a levar a educação científica para dentro desse espaço escolar”, afirmou.
De acordo com Virgílio Viana, a parceria com a Fapeam é de extrema importância por fortalecer a educação voltada para a sustentabilidade, com apoio em forma de bolsa de estudos para professores e jovens das comunidades ribeirinhas.
“Nós estamos fazendo esse trabalho nas unidades de conservação e com a Fapeam nos apoiando na inovação tecnológica e na extensão universitária, vamos também envolver universidades e instituto de pesquisa”, afirmou.
Sobre o PCE/FAS – O Programa Ciência na Escola Edição Especial (PCE/FAS) está inserido na política do Governo do Estado do Amazonas para difundir a ciência e promover o interesse dos jovens pelo mundo científico. Para isso, o programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. Desenvolvido pela Fapeam, o programa conta com o apoio da Seduc, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã (AM).
com informações do governo do Estado do Amazonas