sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Movimento Limpa Brasil acontece em Campinas em setembro

Maior movimento de mobilização social do mundo pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos em sete das maiores cidades do Brasil.

Campinas será a quarta cidade do país a receber o movimento Limpa Brasil Let´s do it!. No dia 25 de setembro, milhares de voluntários sairão às ruas para retirar os resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. A ação já aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de junho, recolhendo mais de 17 toneladas de lixo reciclável.

O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.


O projeto, que nasceu na Estônia e já aconteceu em outros 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da UNESCO. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração de 10 anos, com ações bienais.
A população da cidade já pode se cadastrar para participar da iniciativa. Basta acessar o site do Limpa Brasil, no qual há duas opções de voluntariado: para divulgação e dia da ação. O voluntário poderá retirar na semana anterior à ação, em uma agência do Banco do Brasil, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo. Ao todo serão distribuídos 40 mil sacos de lixo e 20 mil luvas.
No dia 25 de setembro, Campinas contará com quase 40 pontos de entrega, que foram definidos junto ao D.L.U. – Departamento de Limpeza Urbana. Alguns pontos de coleta de resíduos já definidos são: Aeroporo de Vira Copos, Centro, Jardim São Gabriel, Distrito Industrial, Vila Campos Sales, Bosque dos Jequitibás, Parque Ecológico, Três Marias, Rosália, Lagoa do Taquaral, Vila Brandina, Núcleo Residencial Sapucaí, Distrito de Souzas.
Cada saco de lixo entregue no Ponto de Entrega poderá ser trocado por um ingresso para um show com grandes astros da música brasileira, que acontecerá após a ação, na Praça Arautos da Paz. Esse evento terá uma dinâmica especial, cujo mote será “do meu lixo cuido eu”. A proposta é que haja interrupções nas apresentações para cobrar dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização: o primeiro show limpo do Brasil.


“Muito mais do que limpeza das cidades, o movimento visa contribuir para a mudança de atitude da população com relação ao lixo jogado irregularmente no espaço público. Trata-se de um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.

O movimento ainda será realizado nos próximos meses em São Paulo e Belo Horizonte.


Sobre o movimento Let´s do it!

Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s do it! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas. No Brasil, o projeto organizado pela Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental em parceria com a UNESCO, será realizado a cada dois anos, nos próximos dez anos.

A primeira ação realizada no país, no Rio de Janeiro, dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu 6,5 mil voluntários, que retiraram das ruas da capital carioca 17 toneladas de lixo reciclável.

O projeto conta com o patrocínio da Vale, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Braskem, CPFL e Oi, além do apoio da Rede Globo, Canal Futura, MTV, Rádio CBN, Revista Istoé, Editora Trip, rádio Eldorado, gráfica Stilgraf, agência Leo Burnett e da marca de roupas 1dasul.

O Limpa Brasil Let´s Do It! Campinas, conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria da Cultura, Secretaria de Serviços Públicos, D.L.U. – Departamento de Limpeza Urbana, Ciesp, Emdec, CBN, ITV Mídia Digital, Revista Força, Fitel e Sanasa, entre outras.


Datas das próximas ações

São Paulo – 1° a 22 de outubro

Belo Horizonte – 8 de novembro

Sobre a Atitude Brasil

A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja quarta edição acontece em 2011, entre 26 e 27 de maio - e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!’, programa que visa mobilizar a população para a limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.

fonte-unesco.org