sábado, 10 de setembro de 2011

SEMANA DA MOBILIDADE 2011-DE 16 A 24 DE SETEMBRO



22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARRO

fonte da imagem- HowStuffWorks- por Celso Monteiro


nossasaopaulo.org
A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana - de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) - para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade. 
Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente. 
A Rede Nossa São Paulo está no quinto ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. 


Em 2011, a Semana da Mobilidade começa no próximo dia 16/9, sexta-feira. A primeira atividade será o seminário “Os modais não motorizados: pedestres e ciclistas”, que dá sequência à série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade”. A iniciativa é  do Grupo de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e o coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro/ Semana da Mobilidade.
No dia 21/9, quarta-feira, haverá o lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana, também no Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo.  Esta é a quinta edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.
No dia 22/9, Dia Mundial Sem Carro, a já tradicional Vaga Viva será realizada das 7h às 19h. E, encerrando a Semana da Mobilidade, no dia 24/9, às 15h, a manifestação "A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo", apoiada por diversas organizações, pretende reunir centenas de cidadãos.
Confira detalhes da programação:
- 16/9, das 9h30 às 12h30 - Seminário "A mobilidade urbana e os modais não motorizados - pedestres/ciclistas". Local: Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista. O evento dá continuidade à série sobre “Mobilidade e Transporte Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade” realizados no primeiro semestre deste ano”. O objetivo, agora, é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores. Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Almir Fernandes, diretor executivo do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mailandrea@isps.org.br.

- 21/9, das 10h às 12h30, Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana.Local: Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista. Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br.
- 22/9, das 7h às 19h, Vaga Viva. Local: Rua Padre João Manoel, esquina com a Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional. A “Vaga Viva” é uma intervenção feita em uma vaga de estacionamento de rua para transformá-la temporariamente em um espaço de convivência e de atividades lúdicas.
- 24/9, às 15h, manifestação "A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo". Concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h. Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) - Praça do Ciclista -
Rua da Consolação - Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542). Em todos os países do mundo, milhares de pessoas vão pedir para que seus governantes se movam para além dos combustíveis fósseis mostrando que  o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser as prioridades dos nossos representantes políticos. Em São Paulo, a passeata vai cobrar da Prefeitura a elaboração do Plano Municipal de Transportes. Mais informações em: http://www.moving-planet.org/events/br/s%C3%A3o-paulo/222.
Uma carta assinada pela 350.org, secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e GT Mobilidade Urbana da RNSP começa a circular para que outras organizações se engajem nessa iniciativa. Os interessados em tornar-se parceiros podem enviar um e-mail para andrea@isps.org.br confirmando a adesão. As logomarcas das organizações também serão divulgadas. Acesse aqui a íntegra da carta. 

OUTRAS ATIVIDADES PROMOVIDAS POR PARCEIROS: 

Programação Sesc Santana