Crianças são as principais vítimas de falta de água potável
Dia Mundial da Água é comemorado pela ONU, o tema das comemorações este ano é "água limpa para um mundo saudável".
Espera por água
Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.
A água é uma fonte da vida e o elo que une todos os seres humanos no planeta. Ela está directamente relacionada com todos os objectivos da ONU: melhoria da saúde materna-infantil, prolongamento da esperança de vida, capacitação da mulher, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.
A afirmação consta da mensagem do Secretário-Geral, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira.
Água Insalubre
Este ano, o tema do dia, "água limpa para um mundo saudável", sublinha que tanto a qualidade como a quantidade dos recursos hídricos estão em perigo. Ban afirma que a água insalubre causa mais mortes do que todas as formas de violência, incluindo a guerra.
A especialista independente da ONU sobre água e saneamento, Catarina de Albuquerque, disse que o acesso a água potável é uma questão de direitos humanos com graves implicações para a saúde, educação e mesmo segurança pessoal das crianças.
Ela é uma das signatárias de um comunicado preparado por vários relatores das Nações Unidas para a área de direitos humanos, sobre o Dia Mundial da Água.
Catarina de Albuquerque disse à Rádio ONU, de Coimbra, em Portugal, que sem acesso a água potável, milhões de crianças irão continuar a morrer todos os anos.
Vulneráveis
"O tema das comemorações deste ano do Dia Mundial da Água é a qualidade. E a qualidade tem um efeito negativo sobre a população em geral mas esse efeito é mais exacerbado nas crianças porque elas são mais vulneráveis" afirmou.
Segundo dados da ONU, cerca de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos morre anualmente devido a falta de higiene e acesso a água potável