quarta-feira, 3 de março de 2010

AMFLORA A BATATA TRANSGÊNICA DE ALTO RISCO

greenpeace.org

O ano começou mal em solos europeus. Na contramão de avisos da Organização Mundial de Saúde e da Agência Europeia de Medicina, a Comissão Europeia acaba de aprovar o cultivo de uma nova semente transgênica com alto potencial nocivo. Vem aí a Amflora, espécie geneticamente modificada de batata.

A polêmica em torno da batata Amflora é tão grande, que divide a BASF, indústria agro-química

alemã responsável por sua criação e autoridades de saúde e alimentação européias usuais defensoras dos transgênicos. Desenvolver resistência a certos antibióticos, como aqueles usados contra tuberculose, está entre os ônus para a saúde humana que a nova ‘criatura’ promete trazer.

No passado, a maioria dos países da União Europeia se opôs ao cultivo de Amflora em seus territórios, tamanha a preocupação da comunidade científica com os seus potenciais riscos. O Comissário de Saúde, John Dalli, em comum acordo com o Presidente da Comissão Europeia, Barroso, está por trás de uma manobra processual que permitiu que o Amflora entrasse pela porta de trás da Comissão Europeia, sem chance de ser debatida por seus pares.

Está não é a única novidade que a dupla dinâmica planeja. No rastro da batata transgênica, aguardam aprovação três novas variedade de milhos com inseticida produzidos pela Monsanto, Pioneer e Syngenta. Todas já comprovaram seus impactos adversos para o ambiente