quarta-feira, 10 de março de 2010

ANTIGO MÉTODO DE PURIFICAÇÃO DE ÁGUA PODE SALVAR VIDAS


método indiano de utilizar sementes de árvores para purificar a água deve ser usada de forma mais ampla para combater doenças






Sementes da árvore indiana que purifica a água poderia reduzir drasticamente a doença nas regiões menos industrializadas do mundo, dizem os pesquisadores.

A técnica de esmagamento de sementes da árvore moringa oleifera e adicioná-los à água tem sido utilizada na Índia há de milhares de anos.

Agora, pesquisadores do Canadá dizem que é hora de divulgar a técnica mais amplamente, a fim de reduzir as doenças causadas por águas não-tratadas em todo o mundo.

Um bilhão de pessoas na Ásia, África e América Latina contam com água de superfície não-tratada para sobreviver.

A ONG Water Aid estima que 1,4 milhões de crianças morrem anualmente de diarréia causada por água suja e más condições sanitárias.

Os pesquisadores da Clearinghouse, uma organização que promove a baixo custo, tecnologias de tratamento de água, estão apontando para o antigo método de purificação de água como uma possível solução.

Assim como a redução de bactérias em cerca de 90 por cento, a utilização de sementes de Moringa oleifera reduz a "turbidez", tornando a água menos turva.

Além disso, dizem os pesquisadores, a árvore da Moringa é adequada para o plantio em áreas atingidas pela seca e traz outros benefícios além da purificação da água.

. 'Não só é resistente à seca, como também produz óleo de cozinha e iluminação, fertilizante do solo, bem como alimentos altamente nutritivos sob a forma de sua casca, folhas, sementes e flores ", disse Michael Lea da Câmara.

Apesar de seu potencial para salvar vidas, os benefícios da árvore são pouco conhecidas, mesmo em áreas onde ela é encontrada.

Lea espera que ao fazer seu relatório, e disponibilizá-lo gratuitamente, vai permitir que as comunidades mais necessitadas tirem proveito dele.

"Essa técnica não representa uma solução total para a ameaça de doenças transmitidas pela água.” Mas o cultivo e utilização da árvore de Moringa pode trazer benefícios na forma de alimentação e renda, bem como de água muito mais pura, havendo a possibilidade de que milhares de famílias do século 21, possam libertar-se do que era visto universalmente século 19 como causa da morte e da doença ", disse ele.