terça-feira, 18 de maio de 2010

BIODIVERSIDADE

A biodiversidade em Áreas Protegidas da África está em rápido declínio




Bartek Kuzia / Flickr Kuzia Bartek Flickr /



A BirdLife, através do seu programa de IBA, desenvolveu um mecanismo de identificação de locais prioritários para conservação da biodiversidade.



A biodiversidade está diminuindo progressivamente em Áreas Protegidas da Africa de acordo com a BirdLife International. Isto foi revelado durante um evento paralelo promovido pela pela BirdLife durante a CBD SBTTA 14 reunião com os delegados de Governo de todo o mundo da UNEP Gigiri no Quênia.

A BirdLife está trabalhando em 22 países na África, e embora todos os países tenham aumentado os esforços para conservar a biodiversidade, muito mais pode ser feito. O evento paralelo, em Nairobi, no Quénia, partilha resultados de um projeto de monitorização de Áreas Protegidas em 117 sites, através de sete países Africanos, que é implementado pela BirdLife e RSPB (BirdLife em theUK) e financiado pela Comissão Européia.
Os resultados do monitoramento mostram claramente que o estado da biodiversidade em áreas protegidas está em declínio. Sítios identificados como estando em mau estado aumentaram de 43% em 2001, para 57% em 2008.
"Os resultados de nosso monitoramento indicam que as pressões sobre a biodiversidade têm aumentado muito aquém do objetivo de reduzir a perda de biodiversidade", disse o Dr. Muhtari Aminu Kano - BirdLife International Global de Política e Advocacy Advisor.
Mais de 1.200 Áreas Importantes Africanas para as Aves (IBA), dos quais cerca de 46% são áreas protegidas são monitoradas para desenvolver indicadores para mostrar tendências da pressão ao longo do tempo dentro de IBAs.
Esses resultados formam componentes importantes do conjunto de indicadores adequados para acompanhar o progresso da biodiversidade para a Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) 2010.
"Os resultados também mostram que se as respostas da boa gestão são postas em prática, é possível melhorar o estado da biodiversidade e reduzir as pressões", disse. "Isso ficou bem demonstrado através dos locais monitorados em Botswana - Central Kalahari Game Reserve, Okavango Delta e Mannyelanong - onde uma abrangente e eficaz utilização de planos de gestão existentes foram instituídos".



birdlife.org

"A Reunião do Órgão Subsidiário de Aconselhamento Científico, Técnico e Tecnológico (SBTTA) acontece em Nairobi até 21 de maio, o encontro irá fornecer dados cientificos, tecnologicos e tecnicos para os debates que acontecerão na décima Conferência das partes da CDB, que será realizada em outubro no Japão. "