sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FIM DE SEMANA NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Fim de semana de boa música e cinema no Jardim
Villa-LobosComeça nesta sexta-feira, 12, o Festival Villa-Lobos, que tem no Jardim Botânico do Rio de Janeiro um de seus pontos de encontro este ano. No Jardim, a programação tem início no sábado, 13, com a abertura da mostra Música e Músicos no Cinema Brasileiro, às 12h, no Cineclube do Centro de Visitantes. O filme apresentado será "Noel, o poeta da Vila". No domingo, no mesmo horário, o filme será "Brasileirinho", um documentário que homenageia o choro e os chorões. Um pouco mais cedo, às 11h, o grupo Os Matutos faz show ao vivo no gramado do Centro de Visitantes, inaugurando a série "Choro no Jardim". Grátis.

Programação do Festival Villa-Lobos, no Jardim Botânico, neste fim de semana:
 
Sábado, 13/11
 
12h - Mostra “Música e Músicos no Cinema Brasileiro”
Filme: Noel, o Poeta da Vila
Direção: Ricardo van Steen (100 min)
Local: Cineclube do Centro de Visitantes
 
Domingo, 14/11
 
11h - Série “Choro no Jardim”
Show: Os Matutos, com Tadeu Santinho, flauta e flautim; Everson Moraes, trombone e bombardino; Aquiles Moraes, trompete e flugelhorn; Maycon Júlio, bandolim; Marlon Júlio, violão de 7 cordas; Pablo Carrilho, violão de 6 cordas; Lucas Oliveira, cavaquinho; Magno Júlio, percussão e Marcus Thadeu dos Santos, percussão.
Local: Gramado do Centro de Visitantes
 
12h - Mostra “Música e Músicos no Cinema Brasileiro” 
Filme: Brasileirinho (90 minutos)
Direção: Mika Kaurismaki
Local: Cineclube do Centro de Visitantes
 
 
Documentários ambientais em exibição no sábado
 
Depois da música, o movimento continua no Cineclube do Jardim, com a apresentação, dia 13, dos documentários ambientais “A verdade do Gato”, às 15h, e “Brasil: mais natureza, menos pobreza”, às 16h. Os filmes fazem parte da mostra Reprise I Cine Gaia, que acontece quinzenalmente.
 
“A verdade do Gato” (2006) é um documentário belga que mostra a rotina no vilarejo Carmo do Rio Verde, em Goiás. Lá, usineiros empregam cerca de 1.200 trabalhadores temporários, contratados por “Gato”, que promete abrigo e bom salário em troca de comissão. Mas a realidade é diferente.
 
O filme “Brasil: mais natureza, menos pobreza” (2006), de Estevão Ciavatta, conta com narração da atriz Fernanda Torres para mostrar como áreas de conservação do território brasileiro unem tradição e novas ideias para preservar a natureza e combater a pobreza.
 
As sessões do Cine Gaia são gratuitas.
 
 
Mais Música no Jardim
 
Depois dos documentários, vale a pena conferir, às 17h, o segundo show do projeto Música no Jardim Botânico, neste sábado, 13. Desta vez, quem ocupa o gramado do Centro de Visitantes com música instrumental de altíssima qualidade são Gilson Peranzzetta & Mauro Senise, tendo como convidado o guitarrista Leonardo Amuedo. Se chover, o show será transferido para o domingo, no mesmo horário. Grátis.
FONTE- JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO