sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A GRANDE BARREIRA DE CORAIS

SAIBA TUDO SOBRE A GRANDE BARREIRA DE CORAIS


A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é formada pro 3.000 recifes, 600 ilhas e 400 espécies de corais
© Jason Field / iStockphoto
A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é formada por 3.000 recifes, 600 ilhas e 400 espécies de corais


Os primeiros exploradores viam a Grande Barreira de Corais não como uma maravilha natural, mas como um labirinto. A coleção de mais de 3.000 recifes e 600 ilhas ao longo da costa nordeste da Austrália provocou muitos naufrágios antes de ser mapeada nos anos 1800 [fonte: governo australiano]. 

A primeira descoberta registrada de um recife de coral aconteceu quando o tenente James Cook bateu nele em 1770. Embora a tripulação de Cook tenha sido capaz de reparar o navio prontamente e continuar navegando, o recife provocou muitos naufrágios - hoje pontos de mergulho populares para os milhões de turistas que exploram as águas dos recifes todos os anos.
Se estendendo por 2.000 km de norte a sul, a Grande Barreira de Corais é com frequência chamada de o maior organismo vivo do mundo. Tecnicamente, contudo, ela não é um único organismo vivo. Recifes de corais como a Grande Barreira são feitos de milhares de minúsculos pólipos de coral dispostos uns sobre os outros e mantidos unidos por alga coralina. A Grande Barreira de Corais contém mais de 400 tipos diferentes de espécies de corais - dez vezes a quantidade existente em todo o Oceano Atlântico.

Esse Éden subaquático hospeda muito mais que uma abundância de corais. Você vai encontrar uma maior diversidade de vida em uma só parede de coral do que encontraria em um continente todo. Até agora, 1.500 espécies de peixes já foram localizados no recife, e todos os anos são encontradas novas. 

Embora algumas partes da Grande Barreira de Corais possa ter 2 milhões de anos, a maioria dos cientistas concorda que a maior parte dela tenha meros 500 mil anos. Isso é muito jovem para os padrões dos recifes de coral. Desde então, seu crescimento já foi interrompido várias vezes por mudanças no nível do mar que ocorreram durante a era do gelo. A estrutura do atual recife tem aproximadamente de 6.000 a 8.000 anos, e está crescendo em cima de outros recifes que se formaram durante um período de níveis altos do mar.

Neste artigo, você vai aprender sobre as diferentes ilhas e tipos de recife que formam a Grande Barreira de Corais. Quem mora lá? Que ameaças encontram? E como a Austrália supervisiona cada km2 dela?

CONTINUAREMOS