segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A GRANDE BARREIRA DE CORAIS III

Peixes da Grande Barreira de Corais e outros animais

A localização tropical é ideal não apenas para os 2 milhões de turistas que visitam a Grande Barreira de Corais anualmente [fonte: Governo australiano]. O sol e as águas quentes, rasas e limpas são perfeitas para o crescimento dos corais. E onde há abundância de coral saudável, você pode apostar que há muitas outras vidas marinhas também. Os recifes hospedam mais espécies animais do que qualquer outro ecossistema marinho [fonte:Microsoft Encarta].

Nadibrânquio, ou lesma do mar, é um das muitas espécies de moluscos que habitam os recifes da Grande Barreira
© Olga Khoroshunova / iStockphoto
Nudibrânquio, ou lesma do mar, é um das muitas espécies de moluscos que habitam os recifes da Grande Barreira


O minúsculo polvo-de-anéis-azuis (alto) e a gigante sépia são encontrados nos recifes da Grande Barreira
Jens Petersen - CC (alto) / © Dave Bluck / iStockphoto

O minúsculo polvo-de-anéis-azuis (alto) e a gigante sépia são encontrados nos recifes da Grande Barreira
Junto com as 1.500 espécies de peixes mencionadas antes, os recifes também abrigam mais de 200 espécies de pássaros, 4.000 tipos de moluscos, 30 espécies de baleias e golfinhos, e seis espécies de tartarugas marinhas. Em um só pedaço de coral, pesquisadores encontraram 1.441 vermes do mar de 103 diferentes espécies, e 250 tipos de camarão em um único coral [fonte: Chadwick]. 

A Grande Barreira de Corais é um dos poucos lugares onde você pode ver um caboz-anão menor do que sua unha, um tubarão-baleia maior do que seu carro e uma garoupa gigante excessivamente estufada em apenas um mergulho. As espécies "não peixes" são igualmente impressionantes.  Conchas gigantes, cujas conchas coloridas como o arco-íris são tão únicas quanto impressões digitais, podem atingir até 1,2 m de comprimento e chegar a pesar 200 kg.

Embora queira dar algum espaço a alguns animais da Grande Barreira de Corais, você  certamente vai querer manter distância de outros, como as 20 espécies de cobras do mar, algumas das quais têm um veneno 20 vezes mais forte do que a maioria das cobras terrestres venenosas [fonte:Zell]. Outra criatura a que você tem de ficar atento é o  minúsculo polvo-de-anéis-azuis. Com meros 5cm a 20 cm, esse molusco venenoso surpreende ávidos mergulhadores que tentam esconder conchas em suas roupas de mergulho apenas para serem mordidos pelo polvo venenoso oculto no interior delas. Os corais, também, podem carregar uma má surpresa. Apenas o roçar no coral de fogo pode deixá-lo com uma coceira ardente.


A estrela-do-mar coroa-de-espinhos é uma voraz devoradora de corais e uma das ameaças ao frágil ecossistema da Grande Barreira
© Boris Tarasov / iStockphoto
A estrela-do-mar coroa-de-espinhos é uma voraz devoradora de corais e uma das ameaças ao frágil ecossistema da Grande Barreira
Uma outra criatura marinha é mortal não para as pessoas, mas para o recife em si. A estrela-do-mar coroa-de-espinhos, que se alimenta de corais, devastou os recife em duas ocasiões desde o início dos anos 1960. Durante um surto, milhares dessas estrelas-do-mar atacaram repentinamente os recifes e se banquetearam de seus frágeis pólipos, deixando um caminho de destruição em sua passagem. Algas com frequência colonizam o cemitério de corais resultante, impedindo a rápida recuperação do coral.

Os recifes atacados pela coroa-de-espinhos, uma das maiores estrelas-do-mar no oceano, podem levar mais de dez anos para se regenerar [fonte: Sammon]. Cientistas ainda estão tentando descobrir o que provoca essas explosões repentinas das estrelas-do-mar, sugerindo que pode ser qualquer coisa, das correntes à pesca excessiva.


Outras ameaças


Tartaruga-cabeçuda, cuja nidificação caiu em até 80% devido a ação do homem na Grande Barreira de Corais
© josef volavka / iStockphoto
Tartaruga-cabeçuda, cuja nidificação está ameaçada pela ação do homem
O homem é tão destrutivo para a Grande Barreira de Corais quanto as estrelas-do-mar. Em 2006, cientistas relataram que a nidificação das tartaruga-cabeçuda tinha caído em 50% a 80%, e o dugongo - uma espécie parente do manati - estava a apenas 3% de seus níveis nos anos 1960. A pesca excessiva, o escoamento de água doce e o aquecimento global (aumenta a temperatura da água a ponto de impedir o crescimento de algumas espécies marinhas) são apenas algumas das coisas que ferem os recifes de coral. Você pode ler mais sobre as ameaças a esses frágeis ecossistemas em Como funcionam os recifes de coral.
Não obstante os danos causados pela estrela-do-mar, a Grande Barreira de Corais se deu relativamente bem em comparação com outros recifes de corais; seus recifes estão classificados entre  os menos ameaçados do mundo. Você vai descobrir como o recife consegue se manter fora de perigo na próxima página.