quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Instituto Geológico expande suas instalações

Nova área vai abrigar a Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo

Para modernizar e ampliar as instalações de pesquisa científica e laboratorial, o Instituto Geológico– IG expandiu sua sede administrativa em 6.350 m2, como parte das ações de fortalecimento e consolidação do Instituto como órgão de geologia do Estado de São Paulo. Com a publicação do Decreto nº 56.365 de 01 de novembro de 2010, foi transferida para a administração do IG uma área de 13.450 m2 de imóvel localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI. O novo espaço destinado à instituição permitirá adequar melhor as instalações administrativas e de pesquisa, além de viabilizar a instalação de novos laboratórios e ambientes destinados a divulgação e visitação pública.

Uma das novidades previstas para a nova área é o Laboratório Litoteca, que deverá ocupar uma área de 3.350 m2. A Litoteca abrigará a “Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo”, composta principalmente por amostras provenientes de pesquisas realizadas no Instituto Geológico nos últimos 30 anos: rochas, sedimentos e testemunhos de sondagem geológica do Estado de São Paulo. O Laboratório Litoteca vai viabilizar a manutenção de amostras geológicas oriundas de outras instituições, além de gerenciar o Banco de Dados Geológicos do Estado de São Paulo e estabelecer uma política pública de uso científico da coleção e suas instalações laboratoriais. A “Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo” também poderá ser a fiel depositária das amostras geológicas coletadas no estado, garantindo o acesso de estudos futuros para pesquisadores científicos de diversos órgãos e entidades.
Além da Litoteca são previstas instalações especificas para a organização e divulgação de acervo histórico e atividades de divulgação de geociências, para receber o público em geral. Essas e outras ações permitirão consolidar e ampliar as atividades técnicas e de pesquisa do IG, além de permitir sintonia com as diretrizes e atividades relativas ao PEFI, onde a área está inserida.
O decreto assinado pelo governador atende antiga reivindicação dos funcionários do IG, que foi encampada pela Secretaria do Meio Ambiente e articulada com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que também está situada na área.
da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo