quinta-feira, 31 de maio de 2012

A história do Xingu: Xingu+23


do IBASE
Enquanto o Rio de Janeiro recebe algumas
das mais poderosas figuras da política e 
da economia globais em uma nova 
cúpula sobre sustentabilidade – a Rio+20 – ,
o rio Xingu será palco de um ato contra 
a construção da usina hidrelétrica de
 Belo Monte: o Xingu +23.
Vinte e três anos depois do 
1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu
em 1989, pescadores, ribeirinhos,
pequenos agricultores, indígenas,
moradores urbanos, movimentos 
sociais, acadêmicos, ativistas e 
demais defensores do Xingu se
reunirão para reafirmar a resistência 
ao barramento do rio.

Funed desenvolve gel e enxaguante bucal à base de própolis


Própolis Verde é a base dos novos produtos.
da FUNED
Os produtos apresentam potencial contra a ação de fungos e previne cáries
Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolveram, a partir de diversos experimentos, um gel e enxaguante bucal (anti-séptico) à base de própolis que apresenta potencial contra a ação de fungos, atividade antitumoral, além de prevenir a cárie. O resultado será apresentado no XXI Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo), nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Belo Horizonte.

Filme e Palestra no Cineclube

Dia 2 de junho, o cineclube apresenta Árido Movie (Brasil, 2005), de Lírio Ferreira, seguido da palestra “O clima em nossas histórias e nossas histórias sobre o clima”, com Renzo Taddei, professor e pesquisador da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da ECO-UFRJ. No mês em que se realiza a Rio+20, o convidado do Ciência em Foco usa o filme como uma provocação. Taddei propõe “uma reflexão sobre o que está em jogo - e como está o jogo - quando o clima passa a cumprir o papel de metáfora chave para as mais diversas arenas de embate da contemporaneidade”.

No enredo, um repórter do tempo que mora em São Paulo retorna à sua cidade natal, no interior do nordeste, para o enterro do pai, que foi assassinado. Lá ele encontra uma parte da família que ainda não conhecia, e que lhe cobra vingança pela morte do pai. Com um elenco de primeira, José Dumont, Paulo César Pereio, Selton Mello, Giulia Gam e Renata Sorrah, entre outros, o filme se destacou no Festival de Pernambuco com seis prêmios, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Prêmio da Crítica.

Esperamos por você!



Ciência em Foco exibe o filme As hiper mulheres
do cineclube ciência em foco

PROJETO HUMANIDADES - ACONTECE 11 A 22 DE JUNHO/ FORTE DE COPACABANA

Conheça o espaço Humanidade 2012 que abrigará o Fórum
Humanidade 2012 é uma iniciativa da FIESP, Sistema FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, SESI-Rio, SESI-SP, SENAI-Rio, SENAI-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio e do SEBRAE, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.
Em um espaço inovador, de portas abertas, toda a sociedade está convidada a refletir e aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de desenvolvimento que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente.

VIRADA SUSTENTÁVEL 2012 - PARTICIPE!



Este ano, a Virada Sustentável acontece nos dias 2 e 3 de junho, pouco antes das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Reserve a data e participe!
Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, a Virada Sustentável é um evento que reúne diversas atrações culturais e recreativas que tenham como conteúdo principal os temas ligados à sustentabilidade (meio ambiente, diversidade, consumo consciente, biodiversidade, direitos humanos, clima, energia, mobilidade etc).
São peças de teatro, mostras de cinema, exposições de fotos, shows, instalações, performances, oficinas, jogos universitários e diversas outras atrações e ações, todas de conteúdo diretamente relacionado à proposta central do evento (promover a informação sobre sustentabilidade) e gratuitas ao público.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ONU quer que internautas participem hoje de campanha sobre a Rio+20



Vitor Abdala/Repórter da Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) está incentivando internautas a participar hoje (30) de uma campanha sobre a Rio+20. A ideia é mobilizar os cidadãos acerca das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Rio entre os dias 13 e 22 de junho, a fim de garantir resultados mais concretos para o evento.
A ONU pede que os internautas usem as redes sociais, como o Twitter e o Facebook, para amplificar as mensagens da conferência. No Twitter, os usuários poderão mandar mensagens para a ONU, usando as palavras-chave #RioMais20, #FutureWeWant e #eusounos. As melhores mensagens serão divulgadas pelas Nações Unidas.
No Facebook, espera-se que os internautas compartilhem os vídeos e as fotos da campanha, que podem ser encontrados no endereço eletrônico http://on.fb.me/MUdqsj. A campanha também será veiculada pelo Google+ (http://gplus.to/ONUBrasil) e pelo Youtube (http://www.youtube.com/unicrio).
Edição: Talita Cavalcante

O FUTURO QUE NÓS QUEREMOS

O Futuro Que Nós Queremos é uma iniciativa global que pretende dar a todos a oportunidade de compartilhar suas opiniões, visões e soluções para a construção de um futuro mais sustentável. Porque o futuro será como nós quisermos que ele seja.

Cientec avança na pesquisa de combustão de carvão mineral mais limpa


da AGÊNCIA GESTÃO CT&I

A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) inaugurou na segunda-feira (28), em seu Campus no município de Cachoeirinha (RS), o primeiro combustor brasileiro, em escala piloto, voltado ao desenvolvimento de processos de conversão de carvão mineral em energia térmica. O equipamento deve operar em regime de fluidização rápida.

O equipamento é voltado à pesquisa de processos de conversão de carvões e biomassas em energia térmica. A tecnologia, considerada uma evolução do leito fluidizado, que a Cientec ajudou a difundir no país, promete ser a mais indicada em sistemas que envolvam as variedades de carvão mais comuns no estado, que são os sub-betuminosos e de alto teor de cinzas.


Teste realizado no IPT compara a biodegradação de quatro diferentes tipos de sacolas de supermercado



Sob contratação da Rede Globo de Televisão, para série de matérias publicadas no Jornal SPTV 1º Edição, o Centro Tecnológico de Processos e Produtos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou um estudo para comparar o comportamento biodegradável de quatro diferentes embalagens vendidas ou dadas em supermercados. 

Dentro dos tubos de ensaio são colocadas as amostras de plástico junto com uma solução mineral para que elas sejam consumidas por micro-organismos
 
do IPT
Para serem submetidas aos testes do Laboratório de Biotecnologia Industrial do Instituto, as quatro sacolas, algumas conhecidas como “degradáveis”, foram trazidas pela equipe do jornal. O resultado apresentou a porcentagem que cada material biodegradou – a margem de erro é de 10%: as de papel biodegradaram cerca de 40%; as de plástico comum 30%; as de amido de milho (feita a partir de fontes retornáveis) 15%; e as oxidegradáveis (que recebem aditivos para se degradarem mais rápido) apenas 2%. De modo geral, nas condições do teste empregado, nenhuma das amostras analisadas pode ser considerada como de fácil biodegradação, isto é, não serão degradadas rapidamente na natureza. Porém, existem diversos fabricantes de sacolinhas no mercado e o teste foi realizado em apenas uma amostra de cada material. “A conscientização do consumidor em contribuir com a redução dos lixos, coleta seletiva e reciclagem pode ser tão importante quanto os novos materiais no mercado”, afirmou a pesquisadora Maria Filomena Rodrigues.

SELEÇÃO DE BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR


do MMA.GOV.BR

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o GT Ministerial do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), composto pelas Secretarias do MMA e suas vinculadas, lançam a Chamada Pública para seleção de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar com vistas ao enriquecimento do PEAAF e para colaborar com a construção dessa política pública de Educação Ambiental voltada para a Agricultura Familiar.

O cadastramento de experiências interdisciplinares de Educação Ambiental, realizadas com a Agricultura Familiar, que disponham de comprovação prática e resultados exitosos, nos vários biomas e com distintos públicos da Agricultura Familiar, quer sejam camponeses, agricultores assentados da Reforma Agrária, povos tradicionais, extrativistas, pescadores e outros, identificará diferentes iniciativas existentes no território nacional e permitirá a divulgação das mesmas a partir da formação de um banco de dados dentre outros mecanismos de difusão.

terça-feira, 29 de maio de 2012

VIII FEIRA DA BARGANHA EM PIRACICABA


CRÉDITOS DA IMAGEM: JORNAL DE PIRACICABA
A comunidade está convidada para participar, no dia 03 de junho, da VIII Feira da Barganha que, esse ano, acontece no entorno do Casarão do Turismo da Rua do Porto.
Das 10h às 17h, as pessoas poderão trocar, doar e consertar objetos usados ou reciclados, mostrando assim que nem tudo que foi usado deve ser jogado fora e que para algo ser útil e bonito não precisa ser novo. As pessoas e instituições que queiram participar da Feira podem trazer livros, discos, fitas, roupas, brinquedos e moveis que serão expostos e reaproveitados.
O evento é uma forma lúdica e criativa para instigar os participantes à prática dos 3R´s: Reduzir, Reutilizar e Recicla, enfatizando o sentimento de uso e não da posse e contribuindo para aumentar a vida útil dos materiais.

Contágio por malária prejudica desempenho escolar


Doença interfere no aprendizado (Foto: Ricardo Oliveira)
Agência FAPEAM

O baixo desempenho escolar nas disciplinas de Português e Matemática, em crianças de até 14 anos, pode ser consequência direta da malária. O dado faz parte da pesquisa 'A dinâmica de transmissão da Malária Vivax no município do Careiro' coordenada pelo doutor em Medicina Tropical, Marcus Lacerda.

Segundo Lacerda, compreender a dinâmica de transmissão da malária, causada peloPlasmodium vivax, foi o objetivo principal da pesquisa que já vem sendo desenvolvida há 5 anos por uma equipe de 40 pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Veira Dourado (FMT-HVD).
O estudo foi desenvolvido na comunidade de assentamentos agrícola 'Panelão', no município do Careiro Castanho (distante a 102 quilômetros de Manaus) e fez parte da programação do evento promovido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) em comemoração  aos 112 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O vídeo retrata a situação de sabiás vítimas das crueldades do tráfico de animais silvestres

VÍDEO EDUCATIVO SABIÁ DA MANGUEIRA 






Esse vídeo integra o material do projeto Liberdade & Saúde - animais silvestres livres: pessoas saudáveis. O projeto é executado pelo IBAMA-PI, sendo coordenado pelos Médicos Veterinários Fabiano Pessoa e Sandovaldo Moura.


O projeto busca promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses através da integração entre o IBAMA-PI e o sistema educacional público e privado de ensino. Os educadores, durante os cursos, recebem o material elaborado pela equipe do IBAMA-PI (gibi Liberdade & saúde, cd cantando por liberdade, joguinhos, cartazes, vídeos e cd contendo as palestras e as musicas animadas em powerpoint). Assim, o projeto parte do pressuposto que essa informação chegará aos alunos e, por meio desses, aos seus familiares e amigos, os quais, conscientes dos malefícios do tráfico, não comprarão animais silvesstres ilegais. Consequentemente, não serão cúmplices nas crueldades praticadas durante a sua captura e transporte. Além disso, não se exporão às zoonoses silvestres, resultando em ganhos econômicos e ambientais.

CPFL INICIA PROGRAMA EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS



Visando à educação e orientação da comunidade para o consumo eficiente de energia, a CPFL Energia inicia um programa de capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica.
Intitulado CPFL nas Escolas, o programa tem duração prevista de seis meses, adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da CPFL Energia.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MAIOR LIXÃO DA AMÉRICA LATINA É DESATIVADO APÓS 34 ANOS




Às vésperas da RIO+20, o maior lixão  a céu 

aberto da América Latina será desativado.

O aterro que está no limite de sua

capacidade ameaça contaminar a

Baía da Guanabara.

veja vídeo

SMT e BIKE SAMPA irão disponibilizar 3 mil bicicletas para compartilhamento na Capital Paulista


Parceria entre Itaú, Samba, Serttel e Prefeitura de São Paulo viabiliza programa inovador de mobilidade urbana e transporte sustentável
A cidade de São Paulo terá um dos mais inovadores projetos de mobilidade urbana e incentivo ao transporte sustentável do País por meio do compartilhamento de bicicletas. Este é o propósito do Bike Sampa, parceria público-privada realizada entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), Itaú Unibanco, Samba e Serttel. O acordo prevê o compartilhamento de três mil bicicletas disponibilizadas em 300 estações espalhadas por todas as regiões da capital paulista até 2014. Este ano, serão implantadas 100 estações, permitindo o compartilhamento de mil bikes. Já estão em funcionamento seis estações, localizadas na região da Vila Mariana.

Antonio Banderas pede apoio em debate sobre sustentabilidade


O ator espanhol Antonio Banderas está convidando as pessoas a participarem da conversa global sobre a Rio+20.
Em um vídeo, o embaixador do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, afirma que a sustentabilidade tem a ver com pessoas, criação de empregos e respeito ao meio ambiente.
Oportunidade
Antonio Banderas diz que a Rio+20 oferece uma "oportunidade única" para definir o "futuro que queremos".

São Carlos lança consulta publica de sugestões para a RIO+20


A Prefeitura de São Carlos, via Coordenadoria de Meio Ambiente, lançou quarta-feira (23/05), no Paço Municipal, a consulta pública Sanca.Rio +20 com o tema "Contribuições são-carlenses para a sustentabilidade local e global".
A consulta pública tem como meta recolher sugestões ou propostas da comunidade para fomentar a sustentabilidade socioambiental local, regional, nacional e planetária. A participação pode ser feita através do site da Prefeitura: www.saocarlos.sp.gov.br, clicando no ícone SancaRio+20.

Minas Gerais poderá perder até R$ 450 bilhões com mudanças climáticas em 40 anos


Pesquisadores da Fipe e da Feam calcularam impactos detalhados de eventos climáticos sobre a economia mineira utilizando nova metodologia que pode ser aplicada em outras regiões

Por Fábio de Castro/Agência FAPESP 
Os prejuízos causados pelas mudanças climáticas globais à economia do Estado de Minas Gerais poderão chegar a R$ 450 bilhões até o ano de 2050. Os efeitos serão mais acentuados nas áreas mais pobres do estado, ampliando as desigualdades regionais.
As conclusões são de um estudo feito na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em São Paulo, e na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), de Minas Gerais. Para realizar a análise integrada dos impactos econômicos dos fenômenos climáticos, os pesquisadores criaram uma nova metodologia que articula as projeções de alterações climáticas a modelos socioeconômicos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ACNUR pede mais proteção para deslocados por desastres naturais



© ACNUR/ S.Kritsanavarin/ Maio de 2008
Em Yangon, Myanmar, um telhado atingido pelo ciclone é impermeabilizado com lonas de plástico do ACNUR.

Os desastres naturais e as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global estão deslocando cada vez mais pessoas, e a comunidade internacional precisa se mobilizar para elaborar instrumentos legais efetivos que garantam a proteção dessas populações.
O alerta foi feito nesta quarta-feira pelo representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez, na abertura do VIII Encontro Nacional das Redes de Proteção, em Brasília.  
O encontro, que tem como tema “Deslocamentos Humanos por Motivos Ambientais e Catástrofes Naturais”, se encerra hoje, com a participação de 50 entidades de todo o país envolvidas com a atenção a migrantes e refugiados.

Pesquisa estuda planta com utilidade na indústria de resinas plásticas e fibras


Edição: Ulysses Varela - Agência FAPEAM/Redação: Nefa Costa

Planta Curauá (Foto: Reprodução)
O Curauá (Ananás erectifolius), planta que ocorre naturalmente na Amazônia na cidade de Santarém/Pará, pertencente à família bromeliácea, tem uma facilidade natural para propagação.
 Por conta desta facilidade e aplicação industrial do Curauá, uma pesquisa em andamento pelo Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), utiliza as propriedades da planta, que tem as suas fibras retiradas para a confecção de cordas e mantas.

Rodolitos: riqueza no fundo do mar



Fundo de rodolitos, na plataforma continental de Abrolhos,
tem tamanho equivalente à Grande Barreira de Corais da Austrália

Divulgação / Rodrigo Moura
Num projeto que vem reunindo especialistas de várias instituições nos últimos cinco anos – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) –, os pesquisadores fizeram um amplo mapeamento da plataforma continental na região de Abrolhos e chegaram a duas importantes descobertas: o fundo marinho daquela área é constituído por algas calcárias que ocupam uma área de aproximadamente 21 mil km2. Para se ter uma ideia, é o equivalente a três vezes o Distrito Federal, o que as coloca entre as maiores  áreas marinhas de produção de carbonato de cálcio do mundo, juntamente com os recifes coralíneos da Grande Barreira de Corais da Austrália e do Caribe, como revelou o pesquisador Gilberto M. Amado Filho, do IPJBRJ e Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Esses resultados foram publicados na revista Plos One e receberam destaque em duas edições recentes da revista Science, nas seções "News of the week" e "Editor' s Choice".

BDRJ Meio Ambiente: saiba quais os peixes ameaçados de extinção


Consumo de algumas espécies, como atum e tainha, deve ser evitado.
do G1
Segundo o biológo Marcelo Szpilman, do Instituto Ecológico Aqualung, o chamado período de defeso é o tempo em que as atividades de pesca ficam proibidas. Este período é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de acordo com a época de reprodução da espécie ou a época de recrutamento, passagem para a vida adulta.
De acordo com dados da Fundação Instituto da Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), a sardinha-verdadeira, por exemplo, não pode ser pescada de 1º de novembro a 15 de fevereiro, e de 15 de junho a 31 de julho. Já o camarão rosa, de 1° de março a 31 de maio. Além disso, foi estipulado pelo governo federal um tamanho mínimo, de acordo com a espécie, para evitar a mortalidade de animais nas fases de reprodução e crescimento.
Veja a lista das espécies de peixes marinhos que devem ser evitadas e aquelas que estão livres para o consumo, usando como referência a lista nacional do Ibama e da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza): 

VIII SEMANA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS



Organicos
Promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Este é o objetivo da produção orgânica vegetal e animal. Sua principal característica é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos.
Dois conceitos são fundamentais na produção orgânica: a relação de confiança entre produtor e consumidor e o controle de qualidade. O selo SisOrg é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia. Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores.

100 perguntas e respostas sobre a pesca no Brasil



MPA publica 100 perguntas e respostas sobre a pesca

 no Brasil
Ministro formula perguntas e disponibiliza respostas à

 população


O Ministério da Pesca e Aquicultura disponibiliza, em seu sítio eletrônico, 100 perguntas e respostas relacionadas ao órgão, no sentido de democratizar o acesso à informação. O MPA foi o primeiro a publicar no site a estrutura de acesso às informações dobre a LAI (Lei de Acesso à Informação) e a inaugurar o posto de atendimento do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).
“Assim que fui designado, formulei 100 perguntas aos servidores para conhecer bem o Ministério da Pesca. Minhas perguntas foram todas respondidas prontamente e agora as disponibilizo no sítio para facilitar ao público conhecer melhor o Ministério da Pesca e Aquicultura e sua fascinante missão de oferecer melhor qualidade, mais quantidade e menor preço do mais nobre alimento que é o pescado”, afirmou o ministro Crivella. 
O acesso à informação é um direito garantido pela Constituição brasileira e agora regulamentado pela Lei Federal nº 12.527 - Lei de Acesso à Informação, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta Dilma Rousseff.
A LAI estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas pelos órgãos públicos, de forma espontânea, independente de solicitação. 
com informações do MPA

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ONU FAZ 56 RECOMENDAÇÕES PARA A RIO+20


56 recomendações para colocar em prática o Desenvolvimento Sustentável
O relatório “Povos Resilientes, Planeta Resiliente” faz 56 recomendações concretas para avançar a visão de um planeta sustentável, uma sociedade justa e uma economia em crescimento. A publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, reunidos no Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global (GSP).
“Todos os dias, milhões de escolhas são feitas por indivíduos, empresas e governos. Nosso futuro comum reside em todas essas escolhas. Devido à gama de desafios sobrepostos que o mundo enfrenta, é mais urgente do que nunca que nós tomemos medidas para adotar os princípios da agenda de desenvolvimento sustentável”, afirma o documento.
As recomendações servem de base ainda para a ONU desenvolver e aprimorar seus órgãos e agências e como um guia para as discussões, em junho, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Veja abaixo uma galeria produzida pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) com as 56 recomendações:
Para acessar a íntegra do documento, acesse:
http://www.onu.org.br/docs/gsp-integra.pdf

LET'S DO IT CHEGA A SÃO PAULO


Já está disponível a lista e o mapa dos Pontos de Entrega de material reciclável em São Paulo. No dia 27 de maio, os voluntários devem sair de casa com seus kits, encher o saco de 100 litros com materiais recicláveis e devolver os sacos em um dos 97 Pontos de Entrega. Confira o mapa e a lista!
Nos Pontos de Entrega, os sacos de 100 litros podem ser trocados por um saco de 15 litros, convite simbólico para o show gratuito em agradecimento aos voluntários. O show acontece no mesmo dia (27 de maio), às 16 horas, no Vale do Anhangabaú.

Pesquisa acusa presença de contaminantes emergentes na água fornecida em 16 capitais brasileiras

POTÁVEL, PORÉM CONTAMINADA
COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DA UNICAMP
A água potável fornecida em 16 capitais brasileiras, onde vivem aproximadamente 40 milhões de pessoas, apresenta contaminação por substâncias ainda não legisladas, mas que podem ser potencialmente nocivas à saúde humana. A constatação é de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), que está sediado no Instituto de Química (IQ) da Unicamp, em colaboração com outras instituições.
Os pesquisadores identificaram, por exemplo, a presença de cafeína em todas as 49 amostras coletadas no cavalete (cano de 
entrada) de residências espalhadas pelas cinco regiões do país. “Esse dado é relevante, pois a cafeína funciona como uma espécie de traçador da eficiência das estações de tratamento de água. Ou seja, onde a cafeína está presente, há grande probabilidade da presença de outros contaminantes”, explica o professor Wilson de Figueiredo Jardim, coordenador do estudo e do Laboratório de Química Ambiental (LQA) do IQ.

Idec adere à Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida


Instituições alertam sobre os riscos dos agrotóxicos para

a saúde da população



com informações do IDEC
O Idec aderiu nesta semana à Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e pela Vida. A ação tem como objetivo alertar a população sobre os riscos que os agrotóxicos representam à saúde e, a partir disso, apresentar medidas para impedir seu uso no País. 

A campanha é promovida pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Instituto Kairós, Inca (Instituto Nacional de Câncer), entre outras instituições. Prezando pela saúde e segurança de toda a população, o Idec não poderia deixar de aderir a esaa importante iniciativa.

Dossiê
Esta semana a Abrasco divulgou a primeira parte do dossiê que alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros.

FIRJAN E SESI LANÇAM GAME HERÓIS DO FUTURO


QUER CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR,SE DIVERTIR COM SEUS AMIGOS E AINDA CONCORRER A PRÊMIOS IRADOS?
ENTÃO,PARTICIPE DO GAME HERÓIS DO FUTURO!

O Sistema FIRJAN, por intermédio do SESI, lança Heróis do Futuro, um projeto multiplataforma que visa sensibilizar jovens estudantes do Rio para os temas que serão debatidos na Rio+20.

A iniciativa, que engloba um filme em 3D e um jogo virtual, está aberta ao público do mundo todo. A ideia é atrair os jovens sobre as discussões como desenvolvimento sustentável e economia verde, principais questões que serão tratadas na Conferência das Nações Unidas no Rio, em junho. 

O filme em 3D, o primeiro com essa tecnologia na área de educação no Brasil, conta com quatro personagens, Duda, Sofia, Dedé e Bia, turma de amigos que se une para mudar a rotina de uma vila de moradores do Rio, incentivando a vizinhança a tomar atitudes sustentáveis, como economizar água e reclicar o lixo. 
  

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Paralelo 10, em cartaz até 31/05 no Espaço Itaú de Cinema

Paralelo 10 é um documentário que retrata um trabalho pioneiro e arriscado realizado em uma pequena base Xinane, da FUNAI, próximo ao Paralelo 10º Sul, oeste do Acre, na fronteira com o Peru. Em instalações simples, no meio da selva, o sertanista José Carlos Meirelles leva adiante a difícil missão de proteger os índios isolados da região, contando com o auxílio do antropólogo Terri Aquino. Com poucos recursos, os especialistas desempenham incansavelmente suas tarefas. Além de realizarem uma negociação permanente com as populações ribeirinhas da área, eles também lidam com o enfrentamento com traficantes e posseiros que tentam invadi-la


O filme está em cartaz no cinema Espaço Itáu de Cinema (ex-Unibanco Arteplex), na Praia de Botafogo.
Até quinta, dia 24, a sessão é às 17h40.
De 25 até 31 de maio o horário da sessão será outro, às 16h.

Para garantir o seu lugar e o do seu grupo, é escrever informando o dia que irá e quantas pessoas levará. PROFESSORES, vamos levar suas turmas. Você que integra alguma ONG ou projeto social, também pode levar seu grupo.

Pesquisadores suíços tentam descobrir toalete "do século"


Instalação sanitária à céu aberto em uma favela da África do Sul.                                                                     Instalação sanitária à céu aberto em uma favela da África do Sul. (Keystone)

Por Alexander Thoele, swissinfo.ch

Estima-se que 2,6 bilhões de pessoas no mundo não tenham acesso ao saneamento básico. Instalações sanitárias ajudam a combater doenças comuns como diarreia, cólera ou hepatite. Mas como solucionar o problema em países pobres, onde não há recursos para oferecer canalização, água ou energia?

A Fundação Bill e Melinda Gates criou um concurso para ajudar a encontrar uma solução ao desafio. Uma das ideias vem da Suíça.

Considerado o maior bairro de lata na África subsaariana, Kibera (em Nairóbi, capital do Quênia) é uma favela onde vivem cerca de um milhão de pessoas. "Banheiros voadores" (Flying toilet) é uma expressão típica empregada pelos seus habitantes. Na vida precária que levam, sem acesso a qualquer forma de saneamento básico, os habitantes costumam defecar e urinar em sacos plásticos e depois jogá-los por cima dos tetos dos barracos.

Florestas comunitárias podem ajudar a preservar a Amazônia


Assentamento de Machadinho d’Oeste visto por satélite (Foto: Reprodução)
com informações da FAPEAM
A existência de florestas comunitárias, manejadas por seringueiros, pode ajudar a preservar a cobertura vegetal da Amazônia. Foi o que apontou um estudo conduzido por um grupo de pesquisadores do Programa de Grande Escala da Biosfera – Atmosfera na Amazônia (LBA, sigla em inglês), sob a coordenação científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os estudos foram realizados nos assentamentos de Machadinho d’Oeste e Vale do Anari, ambos em Rondônia, e avaliou as consequências dos tipos de colonização implantados na Amazônia.
Conforme os cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, e da Indiana University (EUA), Emilio F. Moran, os assentamentos foram criados no mesmo ano (1981) e apresentavam características semelhantes, como perfil social dos colonos, tipos de solo e de mata, entre outros.

INPE e Rede CLIMA lançam cartilha educativa para a Rio+20


com informações do INPE

“O Futuro que Queremos – economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza” é o tema da quinta cartilha educativa temática produzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o objetivo de divulgar para o público jovem as atividades e os estudos realizados no Instituto. Produzida em colaboração com aRede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), a publicação apresenta aos jovens leitores os conceitos de economia verde e sustentabilidade e a importância da erradicação da pobreza – temas da Conferência Internacional Rio +20, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

A cartilha também traz um histórico das conferências anteriores relacionadas ao meio ambiente e o conceito de “pegada ecológica” (tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida).

Simpósio Internacional sobre Construção Sustentável



O Sustainable Buildings and Climate Initiative (SBCI), entidade ligada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediará seu simpósio anual de 2012 na cidade de São Paulo. O evento está sendo organizado juntamente com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, Sindicato da Habitação - Secovi-SP, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo – SH, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU e o Ministério das Cidades – Mcidades. 

A programação do evento conta com diferentes atividades para cada dia:

terça-feira, 22 de maio de 2012

Desperdício de leite no Reino Unido equivale às emissões anuais de 20 mil carros


do greensavers.pt
O desperdício de comida é um dos grandes problemas do nosso tempo, é sabido, mas a Universidade de Edimburgo, na Escócia, foi mais longe e analisou todos os aspectos negativos, em termos de emissões de CO2, ligados ao desperdício de um  produto como o leite.
A conclusão do estudo é assustadora: todo o desperdício de leite, no Reino Unido, equivale às emissões anuais de 20 mil veículos automóveis. A forma como os investigadores da universidade escocesa chegaram a este número também é interessante.
Se pensarmos que a ineficiência agrícola e o marketing alimentar agressivo leva ao desperdício de 360 toneladas de leite por ano, no Reino Unido, o que equivale a 100 mil toneladas de CO2 emitido inutilmente. Ou seja, 20 mil carros rodando, por ano, nas estradas britânicas.
Mas a investigação foi mais longe. Segundo a Universidade de Edimburgo, se cortássemos para metade a quantidade de frango consumido no Reino Unido e outros países desenvolvidos, as emissões de CO2 cairiam drasticamente.

Dia Internacional da biodiversidade BIODIVERSIDADE MARINHA\

Dia Internacional da Diversidade Biológica 2012
 IDB2012-logo-esIDB2012-logo-zh


O tema do Dia Internacional para a Diversidade Biológica (BID) deste ano é a Biodiversidade Marinha .O oceano cobre 71 por cento da área da superfície do globo, e constitui mais de 90 por cento do espaço habitável do planeta. Ele contém a baleia azul, o maior animal que já viveu na Terra, e bilhões e bilhões dos menores seres: há mais microorganismos no mar do que há estrelas no Universo.

Embora a humanidade tenha freqüentemente se beneficiado com a generosidade do oceano e dos animais selvagens que ele contém, o mar e a fauna marinha nem sempre se beneficiaram com as atenções da humanidade. Algumas espécies, como as baleias mink, estão extintas, outras, estão sendo caçadas reduzindo sua população original. A superexploração comercial dos estoques de peixes do mundo é tão grave que tem sido estimado que até 13 por cento dos recursos pesqueiros mundiais entrarão em colapso. Entre 30 e 35 por cento da extensão global  de habitats marinhos, como algas marinhas, mangues e recifes de coral estão sendo destruídos. A queima de combustíveis fósseis está tornando o oceano mais quente e mais ácido, e suas consequências ainda estão sendo estudadas.

Pesquisadores edificam estruturas usando sobras de material descartado por usinas


 Itapeva quer popularizar método de construção com madeira
do Portal da UNESP
Para o senso comum, moradias construídas em madeira são sinônimos de residências rudimentares, sem acabamento adequado, em geral erguidas nas periferias. Mas, se depender dos pesquisadores do projeto de extensão “Educação em Madeira”, esse conceito poderá ter um novo sentido.
Em atividade desde 2007, no âmbito do curso Engenharia Industrial Madeireira, no Câmpus de Itapeva, “Educação em Madeira”, sob responsabilidade da professora Juliana Cortez Barbosa, busca desenvolver técnicas para construções em madeira, além de desmistificar o uso dessa matéria prima em edificações residenciais. Nesse sentido, o grupo procura mostrar suas vantagens como agilidade, durabilidade, sustentabilidade, confortos térmico e acústico. “É importante ressaltar que a região de Itapeva é um pólo madeireiro”, destaca.
A primeira iniciativa visando demonstrar esses benefícios foi a construção de duas salas de aula em parceria com a prefeitura local e empresas interessadas no desenvolvimento da técnica Woodframe, também chamada técnica construtiva leve. Segundo Juliana, esse método que ainda está em desenvolvimento no país, já é amplamente utilizado nos Estados Unidos e Japão.
O modelo consiste na utilização de uma estrutura em madeira, preenchida com materiais isolantes. Com relação aos revestimentos, a pesquisadora informa que internamente podem ser utilizados gesso ou acartonado; externamente, lambri ou tijolinho.

IMAGEM - (De cima para baixo) - Salas de aula em woodframe ; maquete do Centro de Informações Turísticas; maquete do Centro Acadêmico; rolo-resto entretravados