terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia Internacional da biodiversidade BIODIVERSIDADE MARINHA\

Dia Internacional da Diversidade Biológica 2012
 IDB2012-logo-esIDB2012-logo-zh


O tema do Dia Internacional para a Diversidade Biológica (BID) deste ano é a Biodiversidade Marinha .O oceano cobre 71 por cento da área da superfície do globo, e constitui mais de 90 por cento do espaço habitável do planeta. Ele contém a baleia azul, o maior animal que já viveu na Terra, e bilhões e bilhões dos menores seres: há mais microorganismos no mar do que há estrelas no Universo.

Embora a humanidade tenha freqüentemente se beneficiado com a generosidade do oceano e dos animais selvagens que ele contém, o mar e a fauna marinha nem sempre se beneficiaram com as atenções da humanidade. Algumas espécies, como as baleias mink, estão extintas, outras, estão sendo caçadas reduzindo sua população original. A superexploração comercial dos estoques de peixes do mundo é tão grave que tem sido estimado que até 13 por cento dos recursos pesqueiros mundiais entrarão em colapso. Entre 30 e 35 por cento da extensão global  de habitats marinhos, como algas marinhas, mangues e recifes de coral estão sendo destruídos. A queima de combustíveis fósseis está tornando o oceano mais quente e mais ácido, e suas consequências ainda estão sendo estudadas.
Mas há esperança. Em todo o mundo, espécies e populações estão se recuperando com esforço e intervenção das comunidades e governos; grandes áreas estão sendo estabelecidas como áreas protegidas, e a Convenção sobre Diversidade Biológica estabeleceu uma série de metas específicas para que as partes interessadas de todos os níveis trabalhem juntas para proteger a biodiversidade que vive no oceano, para seu próprio bem e para os benefícios que ela traz para as pessoas em todo o mundo.