terça-feira, 29 de maio de 2012

CPFL INICIA PROGRAMA EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS



Visando à educação e orientação da comunidade para o consumo eficiente de energia, a CPFL Energia inicia um programa de capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica.
Intitulado CPFL nas Escolas, o programa tem duração prevista de seis meses, adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da CPFL Energia.
O CPFL nas Escolas será realizado em 200 escolas municipais de 26 cidades localizadas na área de atuação da distribuidora CPFL Piratininga, e 293 instituições de ensino municipal de 35 cidades da área de concessão da CPFL Paulista, beneficiando um total de 85 mil alunos, aproximadamente. O número de municípios e escolas está de acordo com proposta aprovada junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
As escolas serão definidas em conjunto com as prefeituras, visando à melhor adequação do programa às atividades e ao calendário escolar. A equipe docente será capacitada por monitores do programa, especializados em treinamentos com a metodologia do PROCEL.

“Os professores serão nossos multiplicadores e utilizarão materiais de apoio e kit PROCEL para disseminação do conhecimento que receberam”, conta Antunes.
Como etapa final do programa, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica, utilização racional dos recursos, além de atividades de lazer e entretenimento. “Para finalizar o ciclo de aprendizagem, a vivência dos conceitos aprendidos é fundamental. Por isso, vamos levar a unidade móvel para locais públicos das cidades contempladas a fim de atingir maior número de pessoas”, finaliza Marney.
Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes vão participar de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) a cerca do tema “energia”.
Premiação

Todas as instituições de ensino municipal que integrarem o programa CPFL nas Escolas vão receber uma certificação de participação e terão a oportunidade de concorrer a prêmios nas categorias Escola, Aluno e Professor, pelo destaque e desempenho do projeto em sua cidade.

Durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula, os alunos serão incentivados a elaborar um gibi com os conteúdos aprendidos, para participação no concurso cultural entre as instituições de ensino inscritas no programa. O melhor gibi de cada cidade confere medalha para a equipe de alunos (cinco crianças por equipe), troféu para escola e para o professor responsável. 
Os trabalhos serão avaliados ao longo do desenvolvimento das atividades, por meio de reuniões de avaliação e acompanhamento com os educadores, para verificar a implementação da metodologia junto aos alunos, e instrumentos, como fichas e formulários que compõe o material do Procel, que permitem verificar o consumo das escolas e residência dos alunos envolvidos.