segunda-feira, 21 de maio de 2012

Exposição fotográfica “Oceanos”

Image

A Aliança Francesa e a Fondation Total apresentam, de 17/05 a 01/07, no Centro Cultural Correios, a exposição fotográfica "Oceanos", que exibe imagens inéditas do fundo do mar.
A mostra, que traz fotos captadas durante a realização do filme "Oceanos" (Océans), de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, ganhador do César 2011 de melhor documentário (prêmio considerado o “Oscar” francês), pretende contribuir com a conscientização ambiental, por ocasião da Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que acontece entre 13 e 22/06 no Rio de Janeiro.
O objetivo do filme foi criar uma proximidade entre as câmeras e os animais marinhos, permitindo participar do espetáculo e não apenas observar. Foram quatro anos de aventura para imergir-se no mundo animal. Uma aventura humana nos oceanos, através das tempestades e tormentas; sem poder distinguir o céu do mar, por causa da espuma que tornava tudo similar. Os realizadores contaram o tempo todo com a ajuda de cientistas e de centros oceanográficos do mundo inteiro, fazendo dessa obra um trabalho internacional, sem fronteiras, ultrapassando as técnicas clássicas dos filmes documentários. 

A exposição pretende ser uma fonte de informação sobre os animais, suas curiosidades e a maneira como se comportam. É o caso do elefante marinho da ilha de Guadalupe, no qual a equipe conseguiu tal aproximação do animal, que é possível notar um olhar quase “incrédulo” diante da câmera especial, além de situações praticamente inéditas ou esquecidas, como o empilhamento de milhares de caranguejos reunidos para mudança de pele no sul da Austrália. Baseada na ideia de “ser peixe entre os peixes”, a equipe de Perrin e Cluzaud chegou a construir três tipos de câmeras inéditas, a fim de poder circular naturalmente entre os habitantes dos cinco oceanos da Terra.
Entrada franca.
Não perca!
Data: 17/05 a 01/07
Horário: 3ª a Domingo, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Av. Visconde de Itaboraí, 20 - Centro