sexta-feira, 11 de maio de 2012

VITORIA-GASTEIZ - CAPITAL VERDE DA EUROPA


Depois de Estocolmo , em 2010, e Hamburgo , em 2011, chegou a vez de Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Nantes (França) serem recompensadas pelos progressos que têm realizado para criar um espaço urbano mais ecológico.
O centro de Vitoria-Gasteiz, cidade designada "Capital Verde" para 2012, é rodeado por um vasto"cinturão verde", residindo todos os seus habitantes a menos de 300 metros de um espaço verde. A cidade fez também grandes esforços para reduzir o consumo de água e tem por objetivo passar a consumir menos de 100 litros/dia por habitante.
Nantes, a cidade vencedora de 2013, apostou numa ambiciosa política de transportes. Primeira cidade francesa a reintroduzir uma rede de elétricos, Nantes tem hoje uma qualidade do ar invejável e tenciona reduzir em 25% as suas emissões de CO2 até 2020.
O prémio "Capital Verde da Europa" recompensa todos os anos cidades europeias que tenham dado um contributo excepcional em matéria de proteção do ambiente e de desenvolvimento sustentável. O júri baseia-se em onze critérios ambientais, tais como o contributo dos esforços locais para a luta contra as alterações climáticas ou o tratamento das águas residuais.
Quatro em cada cinco europeus vivem hoje em centros urbanos. A sua qualidade de vida depende, em larga medida, dos esforços desenvolvidos pelas cidades para melhorar o ambiente urbano mediante a criação de espaços verdes, a gestão dos resíduos e o desenvolvimento de redes de transportes públicos.
O prémio "Capital Verde da Europa" visa promover as cidades vencedoras como modelos a seguir em matéria de desenvolvimento urbano sustentável.